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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA – MEAU Homologação: CNE, portaria No 2.878, 24/08/2005 Nível: Mestrado - Conceito: 3 Coordenador: Roberto Jorge de Câmara Cardoso – PhD Período (junho/2005 – junho/2007) Vice - Coordenador: Artur Caldas Brandão - Dr. Ago/2006

2 APRESENTAÇÃO DO CURSO O Mestrado de Engenharia Ambiental Urbana – MEAU da UFBA, teve início em 1997, aprovado pela CAPES em 2000 e homologado pelo CNE (portaria n ) em 24/08/2005. Funciona na Escola Politécnica da UFBA, instituição criada em 1897, marcada por uma histórica vocação para o ensino de graduação de engenharia na Bahia. O curso é voltado para a solução de problemas ambientais urbanos e é suportado por 04 Departamentos da Escola Politécnica: Engenharia Ambiental – DEA Ciência e Tecnologia dos Materiais – DCTM Construção e Estruturas - DCE Transportes - DT

3 Objetivos Principais Contribuir para elevação do nível da qualidade de vida da população através da formação de pessoal qualificado no trato da engenharia, com visão sistêmica nos aspectos ambientais e urbanos, bem como utilizando os resultados das pesquisas desenvolvidas no programa. Capacitar profissionais para atuar no controle ambiental / urbano, seja re-estudando e re-elaborando tecnologias já conhecidas, ou adequando novas tecnologias, compatíveis com a realidade local. Promover o ensino e a pesquisa na área ambiental / urbana, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável do entorno regional.

4 Corpo Docente e Colaboradores – Atual.
Total: 24 docentes 17 permanentes : 15 Doutores e 02 Mestres 07 colaboradores Doutores Área de concentração: 01 Engenharia Ambiental Urbana. Linhas de pesquisa: 04 1. Geotecnia do Ambiente Urbano - 4 docentes 2. Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos – 9 docentes 3. Produção e Gestão do Ambiente Construído – 7 docentes 4. Transporte Urbano e Meio Ambiente – 4 docentes

5 Vagas por Linha de Pesquisa
As 25 vagas anuais são distribuídas pelas quatro linhas de pesquisas de acordo com a disponibilidade de professores orientadores: Geotecnia do ambiente urbano – 6 vagas; Gestão e produção do ambiente construído – 7 vagas; Saneamento ambiental e recursos hídricos – 9 vagas; Transportes e meio ambiente – 3 vagas.

6 CORPO DISCENTE 70 alunos matriculados em 2006
Distribuídos nas linhas de pesquisa: Geotecnia do ambiente urbano – 9 alunos Gestão e produção do ambiente construído – 20 alunos Saneamento ambiental e recursos hídricos – 28 alunos Transportes e meio ambiente – 13 alunos

7 LABORATÓRIOS DISPONÍVEIS
Análise Fisico-Quimica e Bacteriológica da Água Concreto Degradação e Conservação Geomensura / Geoprocessamento Geotecnia Ambiental Madeira Materiais: Ensaios Mecânicos e Metalografia Transporte e Meio Ambiente – CETRAMA Química Analítica Ambiental

8 PROJETOS / ATIVIDADES Curso Internacional de Lideres – Secretaria Estadual de Saúde - Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS . Gestão de riscos e desastres naturais e químicos – 2003. Projeto Casadinho: consolidação do MEAU: Edital MCT/CNPq/PADCT Região Nordeste. Envolve todas as linhas de pesquisa do MEAU. Em cooperação com a COPPE – RJ. Valor aprovado R$ ,00 – 2004. Curso de estabilização de taludes – em colaboração com a COPPE, 2005 Desenvolvimento do Programa de trabalho de Prevenção e Redução de Riscos de Desastres no Estado da Bahia – 2005. PROCAD Em colaboração com a COPPE- RJ. Início : 2006.

9 O Programa comporta pesquisas em diversas áreas:
PROJETOS / ATIVIDADES O Programa comporta pesquisas em diversas áreas: qualidade do ambiente urbano, aterros sanitários, estudos de encosta e estabilidade, reciclagem de materiais, resíduos perigosos, mineração em perímetro urbano, gestão habitacional e recuperação de assentamentos degradados, gestão de mutirão habitacional para população de baixa renda, rede baiana de qualidade e produtividade na construção civil (QUALCON), rede cooperativa de pesquisa para o aproveitamento de resíduos para material de construção (RECICLAR), sistemas de geoprocessamento e de cadastro territorial georreferenciado, gestão de resíduos sólidos urbanos, implantação de bacias experimentais do semi-árido, gerenciamento dos recursos hídricos do semi-árido da Bahia, sistema de apoio a decisões para o gerenciamento dos recursos hídricos, qualidade da água e saúde, qualidade ambiental urbana de Salvador, mobilidade e motorização nas cidades, gestão e monitoração das relações entre transporte e uso do solo urbano, gerenciamento de pólos geradores de tráfego.

10 Total até a presente data:
Dissertações Total até a presente data: 57 dissertações.

11 Avaliação CAPES 2001-2003 Quesitos Avaliação da Comissão
Síntese Evolutiva Aspecto I – Proposta do Programa Adequado Melhor Forte II – Corpo Docente Bom III – Atividade de Pesquisa IV – Atividade de Formação V – Corpo Discente Inespecífico VI – Teses e Dissertações VII – Produção Intelectual Regular Fraco Tendência Dominante Conceito 3

12 Pontos Fortes do Programa
Maturidade técnico cientifica do corpo docente. Infra estrutural laboratorial Multidisciplinaridade do assuntos envolvidos Tema de abrangência Número de projetos envolvidos em execução. Integração com a graduação. Desenvolvimento das atividades no interior do Estado.

13 Pontos Fracos do Programa
Produção intelectual do corpo docente e discente. Tempo de titulação dos discentes. Distribuição entre as áreas, maior concentração em Saneamento e Recursos Hídricos. Concentração de atividades em poucos docentes.

14 Ações para Melhoraria do Desempenho do Programa.
Desenvolver colaboração e intercâmbio com outras instituições de pesquisa mais qualificadas, nacional e internacional no sentido de aumentar sua produção intelectual. Intensificar a mobilidade de pesquisadores entre as instituições envolvidas, através dos projetos “casadinho” ora em andamento e o PROCAD/2005, recentemente aprovado. Estes dois projetos prevêem ações cooperativas com a COPPE – RJ no sentido de desenvolver pesquisa e aumentar a produção científica em volume e qualidade em periódicos indexados de referência “Qualis”

15 RESUMO PRODUÇÃO / RECURSOS HUMANOS do MEAU 2005
Trabalhos completos em periódicos: 12 Anais completos: 70 Produção Técnica: 38 Projetos de pesquisa: 60 Qtd dissertações: 12 Tempo médio de titulação: 36 Docentes: Discentes: 70 Qtd. Participante externo: 154 (fonte: Coleta CAPES 2005)


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