A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO"— Transcrição da apresentação:

1 TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
Forma a camada mais interna da pele, a hipoderme. Podendo ainda ser encon- trado ao redor de outros órgãos, como o coração e rins, Protegendo-os contra impactos. HIPODERME FUNÇÃO: RESERVA ENERGÉTICA ISOLANTE TÉRMICO PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE MECÂNICO

2 TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
Células adipócitos Adipósitos: São células que armazenam as gorduras neutras ou triglicerídeos, cuja finalidade é reserva energética do organismo. Os triglicerídeos: são a principal gordura originada pela nossa alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo

3 TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO

4 TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
Panículo adiposo: O panículo adiposo é uma camada mais interna que, nas pessoas gordas, se encontra mais desenvolvida. Forma um coxim gorduroso que protege órgãos e o corpo contra impactos, fornece isolamento térmico e modela o corpo de acordo com o padrão hormonal masculino ou feminino.

5 COXIM CALCÂNEO localizado na parte central do calcanhar que faz um papel de “amortecedor” natural de impactos ao pisarmos. Com a idade, esse coxim tende a diminuir pelo desgaste e peso exercido sobre ele assim o nosso corpo passa então a ser sustentado pelo calcâneo não almofadado que resulta em dor na região calcânea. Se não houver tratamento imediato, poderá ocorrer calcificação do calcâneo com surgimento de esporão plantar.

6 TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
Os ursos polares possuem um panículo adiposo tão grossso e confortável que podem dormir sobre o gelo.

7 ACÚMULO DE GORDURA SANGUE Triglicerídeos e carboidratos aumento
de volume Triglicerídeos e carboidratos SANGUE

8 PERDA DE GORDURA SANGUE ATP Ácidos graxos perda de volume
Os ácidos graxos são as moléculas que formam os triglicérides, uma forma de lipídeos (gordura) Ácidos graxos SANGUE ATP Mitocôndrias usam os ácidos graxos

9 OBESIDADE Definição:Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. As pessoas ficam obesas por várias razões. Freqüentemente, vários destes fatores estão envolvidos. Algumas das razões mais comuns para obesidade são: Influências genéticas — Apesar de representar um papel importante na determinação da obesidade, este é ainda um fator que a maioria da população não consegue mudar. Fatores emocionais: - Perda de um ente querido, - Ruptura amorosa, - Mudança de cidade, - Perda do emprego, - Deixar de fumar, - Abandono da prática de esportes, - Devido a um “stress” pós-cirúrgico, - Após o casamento.

10 TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
Influências fisiológicas — Este aspecto representa todas as diferenças individuais relacionadas aos hormônios determinando taxas metabólicas diferentes, o que significa que os corpos de diferentes pessoas queimam a comida de forma diferente. Pessoas com uma taxa metabólica alta podem exigir mais calorias para manter o mesmo peso corporal em relação a alguém cuja taxa metabólica é baixa.

11 TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
LIPOASPIRAÇÃO A gordura do organismo está depositada nas células gordurosas as quais têm a capacidade de aumentar ou diminuir de volume de acordo com a maior ou menor quantidade de gordura absorvida no seu interior.

12 LIPOASPIRAÇÃO


Carregar ppt "TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google