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Redação jornalística na RCC Elaborado pelo Ministério de Comunicação Social da RCC de Santa Catarina.

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Apresentação em tema: "Redação jornalística na RCC Elaborado pelo Ministério de Comunicação Social da RCC de Santa Catarina."— Transcrição da apresentação:

1 Redação jornalística na RCC Elaborado pelo Ministério de Comunicação Social da RCC de Santa Catarina

2 PARA QUE ESCREVER? Estudando um pouco mais a função da escrita, vemos que foi importante ao longo dos séculos para a preservação do conhecimento da nossa religião, doutrina e cultura, juntamente com a linguagem oral. A própria Bíblia é o maior exemplo disso, já que seus escritos inspiram bilhões de pessoas em todo o mundo.

3 PARA QUE ESCREVER? Portanto, os textos que você escreve registram momentos específicos do seu Grupo de Oração ou Diocese. Escrever estes momentos vão permitir, no futuro, construir a história deles. Além disso, através das palavras é possível comunicar melhor o que devemos anunciar e explicar a importância daquilo para a vida do Movimento e para nossa vida espiritual.

4 EVANGELIZAÇÃO É COMUNICAÇÃO! A Missão da Igreja, hoje e diante deste mundo cada vez mais globalizado e interligado, é comunicação, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e das pessoas entre si. Um meio privilegiado é a transmissão da fé pela palavra oral e escrita, juntamente com o testemunho de vida. O mundo necessita de conceitos valiosos, princípios e padrões bíblico-cristãos.

5 O JORNALISMO O jornalismo apresenta desafios que a imprensa católica não deve esquecer, como a acessibilidade à informação, a responsabilidade e a especialização (formação). Um jornalista católico deve produzir, processar e transmitir informação, escrita e diária, de forma a promover as bem- aventuranças: a justiça e a paz, a humildade e a misericórdia.

6 COMUNICAR INFORMAÇÔES A informação é o objeto do trabalho comunicacional e a matéria prima da sua vocação. E informação é muita coisa: São os dados que transformamos em sinais através de códigos e de testes de veracidade. São decisões que repercutimos em atos moldados racionalmente pelos nossos objetivos e pelos poderes ao nosso alcance. São também os efeitos que sentimos, frutos da nossa interação com os meios de comunicação e as pessoas que nos circundam. E muito mais... Organiza-se em conhecimento, operacionaliza-se em saberes e redime-se em Graça.

7 APRENDENDO A FAZER UMA MATÉRIA Primeiro deve-se determinar a pauta. A pauta é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta não necessariamente é escrita e nem sempre é premeditada.

8 APRENDENDO A FAZER UMA MATÉRIA O repórter pode modificar abordagens, sugerir outros entrevistados e até mudar completamente a natureza da reportagem que irá produzir levando em conta os acontecimentos que presenciar depois de sair em busca da notícia.

9 O QUE É O NOTÌCIA? Existem quatro fatores principais que influenciam na qualidade da notícia e no interesse que pode atrair Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa.

10 O QUE É O NOTÌCIA? De maneira geral, as matérias são de ações e eventos dos ministérios, coordenação e da RCC que influenciem ou formem de alguma maneira o público que você deseja apresentar a matéria.

11 O QUE É O NOTÌCIA? Aquilo que as pessoas tem necessidade de saber é o que, de maneira geral, devemos informar. Mas o jornalista, por lidar com matérias recorrentes no dia-a-dia, deve buscar diferentes ângulos para uma matéria, pois pode-se descobrir muitas pautas na simples observação do "óbvio", lançando um olhar diferente e criativo sobre algo aparentemente simples que esteja acontecendo.

12 O QUE É O NOTÌCIA? A necessidade da informação produz a necessidade do jornalismo" - Victor Gentilli

13 APRENDENDO A FAZER UMA MATÉRIA Apuração das informações: A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes.

14 APRENDENDO A FAZER UMA MATÉRIA A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem. Toda reportagem deve conter as seguintes informações: "O quê" - o fato ocorrido "Quem" - o personagem envolvido "Onde" - o local do fato "Quando" - o momento do fato "Por quê" - a causa do fato "Como" - o modo como o fato ocorreu

15 APRENDENDO A FAZER UMA MATÉRIA Geralmente segue-se uma técnica para hierarquizar as informações, apresentando-as no texto em ordem decrescente de importância. Esta técnica tem o nome de pirâmide invertida, pois a "base" (lado mais largo, mais importante) fica para cima (início do texto) e o "vértice" (lado mais fino, menos relevante) fica para baixo (fim do texto). O primeiro parágrafo, que deve conter as principais informações da matéria, chama-se "lide" (do inglês lead, ou "principal").

16 ENTREVISTAS A entrevista é uma ferramenta importantíssima no trabalho de comunicação. Ela serve para você ter acesso às informações que vão dar embasamento à sua matéria. Mas não se esqueça que, muitas vezes, é necessário planejar, agendar, organizar ou até acompanhar, se for o caso, o encontro.

17 ENTREVISTAS Ao cobrir um evento da RCC ou entrevistar alguém para redigir uma matéria sobre determinado assunto tente contextualizar suas perguntas à realidade do entrevistado e a partir do grupo que representa. Verifique também a impressão que o entrevistado teve sobre o encontro, evento, etc. O ministro da comunicação deve ter bom senso e nunca deixar seu entrevistado intimidado.

18 ENTREVISTAS Se entrevistar o público em geral, deve-se procurar pessoas com algum diferencial. Exemplo: pessoas que vieram pela primeira vez no encontro, sacerdotes e religiosos (as), etc. Procure também valorizar os servos nas entrevistas.

19 APRENDENDO A FAZER UMA MATÉRIA Ao terminar o texto, leia e releia. Utilize o poder de melhorar o seu próprio texto, não tenha medo de mexer nele. É importante que outra pessoa leia o seu texto. De liberdade para essa pessoa dar sugestões.

20 ONDE PUBLICAR? O meio em que o texto será publicado influencia muito a maneira que as pessoas vão percebê-lo. Qual é o objetivo? O que você quer que as pessoas sintam ao ler o texto Exemplos: site ou blog, revista ou informativo, textos para mural de recados, etc.

21 PALAVRAS QUE CHEGAM AO CORAÇÃO Apesar de escrevermos as maravilhas, sinais, prodígios e profecias do Senhor, através dos meios de comunicação atuais, é Ele quem deixa marcas profundas em nosso coração, e esta é a principal diferença e também aquilo que vai ser determinante na mensagem final de nossos textos.

22 Testemunhos de milagres, curas e libertações têm chegado até nós frequentemente, e o jornalismo é um dos meios de legitimar e anunciar esses prodígios em todos os lugares! Precisamos com toda a nossa vida, como Semeadores da Cultura de Pentecostes, Apóstolos e Apóstolas do Espírito proclamar que Jesus Cristo é o Senhor de nossa vida, de nossa religião e toda a nação.

23 Se a essência do jornalismo é a informação, será que transmitimos a informação fundamental e a nossa verdade de que Jesus é o Senhor de tudo? Será que vivemos a obediência diante aquilo que Nosso Senhor nos pede?

24 Formação elaborada por Fabíola Goulart. Mais informações no e-mail: fabiolalgoulart@hotmail.com


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