A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP."— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP

2 Crise da Educação Superior Crescimento exponencial do conhecimento, tempo fica cada vez mais limitado para ensino Ênfase excessiva na informação e não na formação Nível cognitivo baixo do ingressante, sem preparo intelectual para o aprendizado na faculdade Formas de ensino obsoletas, baseados em aulas expositivas, centradas nos professores Professores muito conservadores, pouco criativos e pouco motivados Altos níveis de evasão e inadimplência dos alunos Custos altos, aliados a taxas escolares cada vez mais baixas

3 Metas da Nova Educação Reduzir drasticamente o ensino expositivo em classe Reservar o ensino expositivo para atividades de alto impacto motivador e inspirador Tirar o aluno da classe, induzir, treinar e tornar possível e frutífero o aprendizado autônomo, mas supervisionado Promover e fomentar a socialização e o aprendizado colaborativo Formar o “life-long learner” e o profissional empreendedor

4 Oportunidades de Uso da EAD nas Instituições de Ensino Superior Substituição de 20% da carga horária a distância Regime de dependência a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais Oferta de cursos a distância Cursos fechados para empresas E muitas outras...

5 Vantagens da EAD para a Instituição Grandes ganhos de escala: Alta escalabilidade das soluções baseadas na Web e em satélite Um professor dá aulas para várias salas simultâneas Transmissão de cursos que não existem em outros campus Reutilização de conteúdos em vários formatos (satélite, Internet, impressos, DVD e CD- ROMs) Expansão do número de campus e de alunos com investimentos menores Compartilhamento e redução de custos

6 Vantagens da EAD para a Instituição Criação de campus fora de sede com maior rapidez e sem burocracia do MEC Permite campus menores, que não teriam viabilidade econômica no modelo presencial Expansão em nível nacional e internacional Solução do problema de saturação de mercados onde atua Criação de novos cursos no modelo a distância

7 “Campus Virtual” Todos os docentes e discentes são cadastrados e têm uma senha de acesso Carregamento semestral automático da árvore de cursos e disciplinas no ambiente virtual, juntamente com ementas, docentes e alunos matriculados em cada uma Docentes são treinados presencialmente para usar o ambiente virtual, inclusive carregamento de materiais, interatividade e gestão Discentes são treinados semi-presencialmente para usar o ambiente virtual adequadamente Docentes carregam slides, apostilas, artigos, questionários, exercícios e provas, links na Internet, etc. para servir de apoio a distância e podem interagir com os alunos fora de classe Tutores especialmente contratados e treinados, com menor custo, auxiliam o grosso das atividades no site

8 A Nova Sala de Aula Conectada Interativa Multimídia 2006

9 Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos

10 Informatização do campus Todos os campus interligados por VPN e TV satélite Grande número de computadores para os alunos Classes informatizadas Bibliotecas digitais Rede sem fio

11 Informatização pessoal Empréstimo de notebooksTreinamento para todos Computadores para professores Uso de PDAs e celulares

12 Estratégia gradativa rumo à EAD Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância

13 Ambiente Virtual de Aprendizagem Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, email) Aprendizado independente e colaborativo

14 Ambiente Virtual de Aprendizagem Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via email Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line

15 Plataformas de EAD Comerciais Lotus Learning Space Docent WebCT Blackboard WebAula Software livre Moodle Teleduc

16

17 Classe Virtual em Tempo Real Chat audio texto Video stream

18 Problemas da EAD via Web Exigem muita disciplina por parte do aluno Paradigma muito diferente do que está habituado Altos índices de evasão Não funciona para cursos longos Alto custo de desenvolvimento

19 Qual é a solução? Ensino telepresencial (ou presencial conectado, ou presencial via rede) Atividades sincrônicas (teleconferência de vídeo, satélite, video-streaming) aliadas a atividades assincrônicas (WWW, email) Farto material de apoio, intensa interatividade

20 Colaboração Visual a Distância Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou email)

21 Videoconferência Alta qualidade de imagem e som Transmissão assimétrica Aproveitamento de aulas reais Aulas expositivas Demonstrações Seminários e oficinas Dinâmica de grupo Tutoria/coaching

22 Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite

23 Plataforma Integrada EPCIS Plataforma Web/Internet para suporte on- line ao ensino e aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Integração total entre as plataformas Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

24 Plataforma Integrada EPCIS Pacote completo de estudo de viabilidade, planejamento, consultoria, implantação e treinamento Montagem do Núcleo de Apoio ao Ensino à Distância na instituição Elaboração do projeto para credenciamento da EAD no MEC e Plano Diretor Institucional de EAD Baixo custo e rápida implementação, com os maiores diferenciais do mercado

25 Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares: Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância

26 Classificação do formato Atividades sincrônicas e assincrônicas Atividades centradas no aluno e atividades centradas no professor Vários tipos de interatividade, sincrônicas e assincrônicas, por áudio, vídeo ou texto Atividades presenciais e à distância Grande flexibilidade para composição dos vários componentes

27 Fundamentos do EPCIS Baseado em cinco competências: Capacitação do discentes Capacitação dos docentes e tutores Intensa imbricação entre tecnologias e pedagogias Trabalho docente em equipe multidisciplinar Avaliação múltipla e permanente

28 Cursos por Videoconferência Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

29 Exemplo: Graduação Carga didática total: 3.200 h em 4 anos Atividades telepresenciais: 1.000 h em classe Atividades à distância: 600 horas em classe e 1.000 h pela rede Atividades presenciais: 600 horas

30 IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2

31 Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a 2.000 alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários

32 Centro de Geração de Conteúdo O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

33 Área atingida pelo satélite

34 Estúdio de geração de aulas por TV Câmara de documentos Computador para slides Computador Para perguntas Teleprompter TV

35 Recursos audiovisuais Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

36 Unidade de Recepção Internet TV Sala multiusoSala de computadores Videoconferência

37 Computador de videoconferência TV Webcam Monitor de vídeo Microfone PC Mouse

38 Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância Defesas de teses

39 UniAnhangüera Projeto de Implantação de Educação a Distância

40 Estratégia de implantação Implantação de um Núcleo de Educação a Distância, com profissionais especializados Implantação de um sistema de TV digital interativa via satélite (Anhangüera Sat) para ensino telepresencial Implantação de um ambiente virtual de aprendizado (UniAnhangüera Virtual) para ensino via Internet

41 Campus da UniAnhangüera

42 Estratégia de implantação Análise, desenvolvimento, planejamento e implantação completa e integrada ao longo do segundo semestre de 2006 Salas de recepção em todos os campus atuais e futuros Consultoria especializada e transferência de know-how do Instituto Edumed (Sistema EPCIS) de Campinas por 12 meses. Prof. Renato M.E. Sabbatini Aproveitamento dos materiais impressos e eletrônicos atuais

43 Projetos iniciais Implantação das disciplinas comuns a todos os cursos pela Web, com aulas em vídeo streaming (Classe Virtual) e palestras por satélite Desenvolvimento dos cursos de capacitação de docentes e de tutores Substituição de 20% da carga didática atual pela modalidade a distância em todos os cursos Oferta de um curso lato sensu a distância para credenciamento no MEC

44 Núcleo Comum Passarão a ser dadas a distância Desenvolvimento Pessoal e Profissional Direito e Legislação Economia Responsabilidade Social e Meio Ambiente Comportamento Organizacional Direitos Humanos e Relações Internacionais

45 Novas Disciplinas do Núcleo Comum Informática para usuários (presencial) Técnicas de estudo e aprendizado Internet e Web para apoio ao ensino Pesquisa e organização bibliográfica Técnicas de redação e comunicação Inglês instrumental Metodologia de pesquisa Desenvolvimento do pensamento crítico Empreendedorismo Liderança e trabalho em equipe

46 Materiais Didáticos Serão usados os livros já existentes Novos livros serão criados Aquisição de objetos educacionais e e-books Materiais na Internet CD-ROMs e DVDs

47 Outras oportunidades futuras Regime de dependência a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais curriculares e extracurriculares Cursos fechados para empresas

48 Investimentos primeiro ano Consultoria e implantação completa do ambiente virtual de aprendizado e satelital, treinamento, etc. R$ 67K one-time mais R$ 23K por mês Implantação física da rede satelital bidirecional em 20 pontos: R$ 32K one-time Implantação do estúdio: R$ 70K one-time Despesas com conectividade satelital: R$ 28K por mês Despesas com salários NEAD: ~ R$ 50K por mês Bottom line em 12 meses: R$ 1,385 milhão

49 Retorno do investimento Corte imediato de 20% da carga didática presencial Criação de mais 2 cursos de graduação por unidade, ou aumento no número de turmas, devido à liberação de espaço Ganhos de escala nas disciplinas telepresenciais: 1 professor para 20 salas Oferta de cursos que não existem em outras unidade, pelo telepresencial Novos cursos telepresenciais Crescimento geral do sistema

50 Próximos passos Assinatura do contrato: agosto 2006 Constituição do NEAD Contratação do satélite Montagem tecnológica: servidores, AVA, estúdio, rede satelital, instalação de remotas, etc. Capacitação do NEAD e docentes Elaboração do PDI/EAD e projeto para MEC Desenvolvimento dos cursos de capacitação dos tutores locais e remotos Desenvolvimento dos primeiros cursos Homologação e testes da rede Curso piloto Entrada em operação: março de 2007

51 Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed http://www.edumed.net sabbatini@edumed.net Tel. (019) 3295-8191 Fax (081) 9601-7854


Carregar ppt "Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google