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CEFAI/Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão

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Apresentação em tema: "CEFAI/Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão"— Transcrição da apresentação:

1 CEFAI/Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão
Diretoria Regional de Educação de Guaianases Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica CEFAI/Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão

2 CEFAI Público Alvo da Educação Especial:
Crianças, adolescentes, jovens e adultos c/ deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (autismo e espectro do autismo) e altas habilidades e superdotação.

3 TÍTULO III DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO DEVER DE EDUCAR
Lei nº 9.394/1996, de 20/12/96. "Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. TÍTULO III DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO DEVER DE EDUCAR Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: Inciso III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

4 307 Unidades educacionais diretas/indiretas/conveniadas
Unidade Educacional Total de Unidades Educacionais Total de Unidades com estudantes da Ed. Esp. Número de estudantes da Ed. Especial CEI Direto 28 11 23 CEI Conveniado 189 35 36 CEI Indireto 19 10 17 EMEI 33 32 117 EMEF 879 EMEFM 1 12 CIEJA 90 EJA 15 --- TOTAL 325 140 1173

5 CEFAI Um setor da Diretoria de Orientação Técnica voltado para a área da Educação Especial, responsável por: Formação Permanente; Acompanhamento às Unidades Educacionais com estudantes da Educação Especial. Acompanhamento aos estudantes público da Educação Especial, promovendo, ampliando e qualificando as ações para equiparação de oportunidades, na acessibilidade física, de comunicação, pedagógica, entre outras.

6 EQUIPE CEFAI Coordenação: Ana Marcia Ferreira Gianezi
PAAIs: Nazaré Neri Lima/ Claudia Pires S. Freitas Elisangela F. de Oliveira Chagas/ Elizabete da Silva Sales/ Marilia Gabriela do Nascimento/ Gislaine Batista da S. Rodrigues/Simone Santos Catarina Mendes/Ana Paula Ignacio Masella Secretaria: Maria de Fatima dos Santos/Cassia Sirlene Correia/ Zilda Barbosa dos S. Nunes/Washington Omir G. Martins/Eliseu Gonzaga Oficina: Maria Cecilia G. Oliveira Roupeiro: Fernando de Oliveira Martins

7 CEFAI Coordenação – que acompanha todas as ações.
Secretaria- responsável pelas demandas burocráticas. Pedagógico –responsável pela formação e acompanhamento às escolas. Oficina – produção de materiais. Roupeiro – empréstimo de fantasias.

8 Estimulação Precoce AEE - Atendimento Educacional Especializado no CEI AEE na Educação Infantil A organização curricular da Educação Infantil contempla a intervenção precoce quando favorece experiências diversificadas nas diferentes áreas: motora, expressão artística, linguística, cognitiva, etc. Reconhecimento e valorização das diferenças.

9 INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ajudam as Unidades de Educação Infantil a refletirem sobre um “atendimento de qualidade para todos.”

10 Acompanhamento da saúde
Atendimento clínico é fundamental para o desenvolvimento de crianças com deficiência e autismo. Articulação do CEI com a instituição de atendimento clínico colabora com as ações educativas.

11 AEE - Deficiência Visual
Orientação e mobilidade - Conhecer o espaço através do tato.

12 Rede de proteção social
Serviços Públicos de Saúde: Posto de Saúde, NIR e NISA. Conselho Tutelar. Instituições de Educação Especial: AACD, APAE, Laramara e AHIMSA.

13 lista AACD - ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA DEFICIENTE
Av. Prof. Ascendino Reis, 724- Vila Clementino. APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SÃO PAULO. Rua: Angelino Regolin Cardoso de Mendonça, 51- Cidade Dutra. AHIMSA - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PARA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA Rua: Baltazar Lisboa, 212- Vila Mariana. NIR - NÚCLEO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO Rua: Feliciano de Mendonça, 496- Guaianases NISA - NÚCLEO INTEGRADO DE SAÚDE AUDITIVA Rua: Macabú, 35- Jardim São Carlos/Guaianases

14 MATERIAIS DIVERSIFICADOS

15 Oficina CEFAI

16 Família Acolhimento Escuta Parceria

17 AFETIVIDADE

18 IDADE/AGRUPAMENTO Convívio com as crianças da mesma idade
Interação, socialização com o adulto e com as crianças.

19 Prioridade de vaga Portaria N.º 6.542/2013
Art O atendimento à demanda será definido por setor educacional, considerando o conjunto das características e necessidades da população local e a garantia da inclusão de crianças com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. § 1º - Compete à Unidade Educacional responsável pelo cadastro, a orientação aos pais/mães ou responsáveis pela criança, público alvo da Educação Especial, quanto à solicitação expressa de atendimento prioritário ou à apresentação de solicitação da instituição responsável pelo acompanhamento/tratamento da criança, acompanhada de documento comprobatório da situação. § 2º - A documentação referida no parágrafo anterior deverá ser recebida pela Unidade Educacional e encaminhada, de imediato, à Diretoria Regional de Educação para fins de cadastramento no Sistema Informatizado - EOL, após manifestação da equipe do CEFAI e autorização expressa do Diretor Regional de Educação.

20 AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
“No contexto da Educação Especial, a avaliação para a aprendizagem deverá considerar o respeito e o direito à diferença, e ser utilizada para a reorientação das práticas pedagógicas e promoção do desenvolvimento, considerando as condições próprias de cada estudante. Partindo deste pressuposto, a avaliação para a aprendizagem e o acompanhamento dos estudantes com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação devem estar direcionados ao seu progresso e avanço, dentro de seu contexto. A avaliação deve ser contínua, qualitativa, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem, considerando as diversas formas e os diferentes níveis de desenvolvimento.” Nota Técnica nº9 – Programa Mais Educação São Paulo/Educação Especial 1/AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (RME) DE SÃO PAULO.

21 CEFAI Atuação EM CEI CONVENIADO
Formação à equipe escolar em Reunião Pedagógica organizada em pólo aos CEIs com crianças com deficiência ou autismo. Agendar com a PAAI Gislaine no CEFAI. Formação aos Coordenadores Pedagógicos com DOT – P. Oferta de vagas em curso realizado pelo CEFAI, aos Coordenadores Pedagógicos de CEIs com crianças deficientes e autistas. Formação básica em Educação Especial Datas: 11/04 – 23/05 – 25/ /08 – 26/09 – 24/ /11 – Horário 7h30 às 11h30 – 10 vagas Inscrições: entregar memorando no CEFAI, aos cuidados da Gislaine, informando nome, telefone, endereço e do CEI e da interessada, até o dia 19/03/2014. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

22 Para saber mais: Arquivo digital do livro: BRINCAR PARA TODOS/ Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial

23 Rua Comandante Carlos Ruhl, 134
cefai Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 Guaianases

24 Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente, ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas, da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância”. José Saramago


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