Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Inteligência Emocional
2009
2
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Etimologia: Inter (entre) + legere (eleger ou escolher) Inteligência é a melhor escolha entre duas ou mais situações
3
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Componente que diferencia o ser humano dos outros animais Capacidade de solucionar problemas, elaborar e compreender idéias, transformando-as em conhecimento
4
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligência – Conceito tradicional “Nascia-se com determinada quantidade de inteligência” Sentença! “-Tenho QI 130, nada posso fazer para mudar”
5
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das inteligências múltiplas O ser humano seria possuidor de nove áreas de inteligência Howard Gardner
6
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1. Verbal-linguística 2. Lógico-matemática 3. Visual-espacial 4. Sinestésica-corporal 5. Musical 6. Naturalista 7. Interpessoal 8. Intrapessoal 9. Espiritual-existencial
7
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Exercício 1: Inteligências Múltiplas
8
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
9
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Habilidade para perceber, entender e influenciar emoções A inteligência pode ser desenvolvida Podemos construir/adquirir determinada inteligência
10
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Competências Básicas: CHA Conhecimento Habilidade Atitude
11
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Conhecimento Empresa Seguimento Produto / Serviço Clientes Concorrentes Recursos
12
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Habilidade Planejamento Abordagem Necessidades Negociação
13
Inteligência Emocional
Atitude Criatividade Ética Persistência Foco Comprometimento Iniciativa Autodesenvolvimento Motivação Inteligência Emocional
14
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Gardner ampliou e formulou uma definição pragmática do conceito de inteligência: Resolver problemas encontrados na vida real Gerar novos problemas a serem resolvidos Realizar e oferecer um serviço valorizado
15
Exercício 2: Focar e Mudar o Foco
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Exercício 2: Focar e Mudar o Foco
16
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
17
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Definição Habilidade de monitorar e discriminar entre emoções e sentimentos próprios e alheios, e utilizar esta informação para gerir os próprios sentimentos e ações.
18
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
A inteligência emocional como o maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas Daniel Goleman
19
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
As emoções devem passar pelo crivo de um processo natural de controle. As reações acontecem no corpo. Raiva Medo Amor Alegria
20
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Resultados positivos para o profissional e para a organização Pessoas com maior qualidade de relacionamento humano, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso
21
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Profissional com habilidade para liderar e ser liderado Criativo Comprometido Cidadão atuante Equilíbrio emocional
22
Como desenvolver a Inteligência Emocional
Motivar a si próprio Fazer autocrítica construtiva Escolher um mentor emocional Manter um bom ambiente Controle emocional Automotivação Empatia Aptidão social Autoconsciência Manter corpo e mente sãos Ser um interlocutor confiável Arriscar-se a parecer imperfeito
23
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Exercício 3: Teste Desafio Emocional
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.