A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008
Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza

2 Agenda: Inteligência Howard Gardner – Projeto Zero Tipos de inteligências As inteligências na educação

3 Inteligência Antes século XIX -> patologia clinica
Sociologia e psicologia Classificação dos indivíduos (QI) - Binet

4 Poderes mentais Inteligência (Gardner, 1997) Potencial humano
Psicologia Poderes mentais Racionalidade, inteligência, habilidade, desenvolvimento da mente, capacidade intelectual

5 Inteligência “um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura” (Gardner, 2000)

6 Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros. “ As inteligências vêm da combinação da herança genética do indivíduo com as condições de vida numa cultura e numa era dada.” (Gardner, 2000)

7 História: Pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituição holandesa - em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o potencial humano: deu-se início ao Projeto Zero. Howard Gardner, um dos responsáveis pelo projeto, utilizou seu conhecimento como psicólogo e estudou o desenvolvimento e as habilidades simbólicas dos indivíduos. Foi a primeira divulgação científica sobre a pluralização das inteligências.

8 Cinestésica-corporal
Lingüística Musical Matemática-Lógica Cinestésica-corporal Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencial

9 Bases da teoria: Pluralidade (mais de 02 inteligências); A inteligência não pode ser medida. - Comprovação da teoria: Trabalho com pessoas portadoras de síndromes e lesões cerebrais. Autistas-> Comunicação - Lidar com números. S. Down -> Lidar com números - Comunicação.

10 Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque
Inteligência verbal-lingüística: É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência.

11 Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical.
Inteligência musical: Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Inteligência percebida em crianças; Estudo com pessoas surdas.

12 Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização.
Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Inteligência lógico-matemática:

13 Atletas, atores, mímicos.
Inteligência corporal-cinestésica: Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos. “A persistência é o caminho do êxito” Charles Spencer Chaplin.

14 Inteligência espacial:
É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.

15 Inteligência interpessoal:
Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades.

16 Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento.
Inteligência intrapessoal: É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle).

17 espiritualistas, artistas.
Inteligência naturalista: Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

18 A mais nova inteligência adicionada
Inteligência espiritual: A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

19 19

20 Inteligência Lingüística
Vocabulário Linguagem 20

21 Lógico-Matemática Espacial - HD Musical 21

22 Naturalista – HD (presumi-se)
Cinestésica corporal HE Pictórica - HD Intra e Interpessoal 22

23 Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)

24 Seven – escola de inglês
Exemplos: Seven – escola de inglês 24

25 Ensino Superior: Preparar o profissional para um mercado de atuação em constante mutação. Mais do que uma boa formação técnica é necessário aprimoramento pessoal e profissional de uma forma diferenciada.

26 Engenharia – ênfase à inteligência lógico- matemática ???
Publicidade e Propaganda – ênfase à inteligência espacial ???

27

28 Esta vaga anunciada precisa de candidatos com urgência!
· Benefícios: Tíquete Refeição · Regime de contratação: CLT (Efetivo) ou Prestador de serviços (PJ) · Horário: Sem horários definido. Esta vaga anunciada precisa de candidatos com urgência!

29 Competências X Inteligências
Para Gardner competências são especificações da inteligência. Operacionalizações – inteligência em ação Inteligência: potencial biopsicológico – resolver problemas Competência – atributo adquirido – capacidade de usar as inteligências Celso Antunes 29

30 Competências X Inteligências Exemplo carro
Habilidade – produto do treino e aprimoramento de nossa destreza Exemplo carro Celso Antunes 30

31 Inteligências Múltiplas no Adulto
Até os 70/80 anos existe a possibilidade de desenvolver as inteligências salvo em pessoas com doenças degenerativas. Celso Antunes 31

32 Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional .
A inteligência emocional nada mais é do que combinação das inteligências interpessoal e intrapessoal, expostas por Gardner.

33 “o teórico do desenvolvimento cognitivo”
Piaget “o teórico do desenvolvimento cognitivo” O individuo está constantemente construindo hipóteses e por meio disso tentando gerar conhecimento

34 Conhece-te a ti mesmo“ (Sócrates)
Todos os homens por natureza desejam o saber” (Aristóteles) “Penso , logo existo” (Descartes) “O primordial autor e motor do universo é a inteligência. Portanto, a causa final do universo deve ser o bem da inteligência e isto é verdade... De todas as buscas humanas, a busca da sabedoria é a mais perfeita, a mais sublime, a mais útil e a mais agradável.” (Gardner,1994 p.4)


Carregar ppt "Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google