A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Administração: competência para atuar no presente, construindo o futuro.

2 1-AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR:
HABILIDADES CONCEITUAIS: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com essas habilidades está apto a compreender as várias funções da organização e complementá-las entre si. As habilidades conceituais estão relacionadas com, o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e solução de problemas. HABILIDADES HUMANAS: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais e grupais (interação das pessoas).

3 HABILIDADES TÉCNICAS: envolvem o uso do conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização, está relacionada com o fazer O Administrador desenvolvendo suas habilidades conceituais não limita a sua empregabilidade, dentro da organização. Conhecimento: todo acervo de informações, experiência, idéias e aprendizado. Perspectiva: transformar teoria em prática - colocar o conhecimento em ação. Atitude: é o estilo pessoal de fazer as cosias acontecerem.

4 Fig. I1.1. As três Habilidades do Administrador

5 Fig. I.2. As Competências Duráveis do Administrador

6 + = Figura I.3. As Competências Pessoais do Administrador Habilidades
Conceituais Humanas Técnicas Conhecimento (Saber) Sucesso Profissional + = Perspectiva (Saber Fazer) Atitude (Saber Fazer Acontecer)

7 Figura I.4. Os Dez Papéis do Administrador:

8

9 PARTE DOIS OS PRIMÓRDIOS
Capítulo 1 A Administração e suas Perspectivas (Delineando o Papel da Administração) Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Perspectivas Futuras da Administração PARTE DOIS OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

10 Capítulo 2 Antecedentes Históricos da Administração
(Preparando as Condições para a Moderna Empresa) A influência dos filósofos. A influência da organização da Igreja Católica. A influência da organização militar. A influência da Revolução Industrial. A influência dos economistas liberais. A influência dos pioneiros e empreendedores.

11 3- OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISRTRAÇÃO
A História da Administração é recente – Ela é um produto típico do século XX. Na verdade, a Administração tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de vários precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias.

12 Apesar dos progressos no conhecimento humano, a chamada Ciência da Administração somente surgiu no despontar do início do século XX. A TGA é uma área nova e recente do conhecimento humano. Para que ela surgisse foram necessários séculos de preparação e antecedentes históricos capazes de permitir e viabilizar as condições indispensáveis ao seu aparecimento. Uma das razões para tanto é que nos dias de hoje a sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais ( como a produção de bens e serviços em geral) é confiada a organizações (como industrias, universidades e escolas, hospitais, comércios, comunicações, serviços públicos, etc.) que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes.

13 3.3 Organização Militar 3.4 Revolução Industrial
Pouco antes, em meados do século XIX, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos- como médicos, advogados e artistas que trabalhavam por conta própria – o lavrador, o armazém da esquina etc. Apesar do trabalho sempre ter existido na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capitulo que teve seu início há pouco tempo. 3.1- Influência dos Filósofos: Sócrates Platão Aristóteles: livro- Política – três formas de administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia René Descartes: livro – O Discurso do Método – (método cartesiano) 3.2 Influência da Organização da igreja Católica 3.3 Organização Militar 3.4 Revolução Industrial

14 Mecanização da indústria e da agricultura.
Características da Primeira Revolução Industrial: Mecanização da indústria e da agricultura. Aplicação da força motriz à indústria. Desenvolvimento do sistema fabril. Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações.

15 Substituição do ferro pelo aço.
Características da Segunda Revolução Industrial: Substituição do ferro pelo aço. Substituição do vapor pela eletricidade. Desenvolvimento de máquinas automáticas. Especialização do operário. Crescente domínio da indústria pela ciência. Transformações nos transportes e nas comunicações. Novas formas de organização capitalista. Expansão da industrialização.

16 Características do início do século 20:
Desenvolvimento tecnológico. Livre-comércio. Mudança dos mercados vendedores para mercados compradores. 4. Aumento da capacidade de investimento industrial. 5. Rapidez do ritmo de mudança tecnológica e redução de custos de produção 6. Crescimento dos negócios e das empresas.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google