A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que."— Transcrição da apresentação:

1 1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que foi preciso cunhar uma expressão chamada Teodicéia, a qual analisa e justifica a aparente discrepância entre bondade de Deus e a maldade presente na existência humana. Segundo define Champlin, a palavra Teodicéia vem do grego theos (Deus) + dike (justiça). No uso comum a palavra designa a controvérsia sobre como podemos reconciliar a existência do mal com a bondade e a onipotência de Deus. Leibniz é citado pelo mesmo Champlin como aquele que usou o termo pela primeira vez em Assim, a Teodicéia é a “Teoria para justificar a bondade de Deus em vista da existência de maldade no mundo”. Na Teodicéia examinamos e exploramos argumentos que justificam a conduta de Deus no mundo

2 1.1- O PROBLEMA DO MAL: O mais sério obstáculo à fé cristã
No que consiste o problema do mal? Pode-se apresentar o problema do mal a partir da enorme dificuldade de se sustentar concomitantemente as quatro proposições seguintes: Deus existe; Deus é totalmente bondoso; Deus é todo-poderoso; O mal existe. O problema do mal se baseia basicamente na impossibilidade de sustentar as três primeiras afirmativas sem ter que negar ao mesmo tempo a quarta afirmativa. Caso contrário conclui-se que: Se Deus existe, deseja todo o bem e é poderoso o suficiente para conseguir tudo o que deseja; então não deveria haver mal. Se Deus existe e deseja apenas o bem, mas o mal existe então Deus não consegue tudo o que deseja. Portanto ele não é Todo-poderoso. Se Deus existe e é Todo-poderoso, se o mal também existe; então, Deus deseja que o mal exista. Portanto, ele não é totalmente bondoso. Finalmente, se Deus significa um Ser que ao mesmo tempo é totalmente bondoso e Todo-poderoso, e ainda assim o mal existe; então Deus não existe.

3 1.2-A DIFÍCIL TAREFA DE COMPREENDER O MAL E O SOFRIMENTO
Um Sumário de Três Concepções Teológicas e de Diferentes Cosmovisões Sobre o Tema Primeira Concepção: Deus Determina e Controla Todas as Fatalidades; Segunda Concepção: O mal e sofrimento são produzidos pela pessoa humana; Terceira Concepção: Teísmo aberto e Teologia do Processo.

4 1.3-DEUS E A RELAÇÃO COM O MAL
Se o mal não é algo separado de Deus e ao mesmo tempo não pode proceder de Deus, então o que é? O problema pode ser exposto da seguinte forma: Deus é o autor de tudo que existe; O mal é algo que existe; Portanto, Deus é o autor do mal. Rejeitar a primeira premissa leva indubitavelmente ao dualismo. Negar a segunda premissa leva a uma forma de panteísmo e ambas as concepções não são aceitas pelo teísmo clássico. Por outro lado, negar que Deus não criou todas as coisas é minar a sua soberania, porém afirmar que é o criador de tudo pode levar à conclusão que Deus é o autor do mal.

5 1.4- CAUSAS DO SOFRIMENTO Nossa própria culpa; Calamidades naturais;
Forças demoníacas; Desejos maus ; O próprio Deus?

6 2. O PROPÓSITO DIVINO ACERCA DO SOFRIMENTO
Segundo LEWIS CHAFER o sofrimento pode ser: PREVENTIVO ( 2Cor 12:1-10); cf. Rm 8:34; CORRETIVO (Hb 12:3-15), pois tem como resultados possíveis tanto a santidade quanto o fruto pacífico da justiça (cf. também Jo 15:2; 1 Co 11:29-32; 1 Jo 5:16). EDUCATIVO. Os cristãos podem ser ampliados em sua vida espiritual pelo sofrimento. Ainda que Filho, Cristo aprendeu a obediência pelas coisas que Ele sofreu (Hb 5:8). Contudo a Bíblia avança em alguns outros propósitos: Para pôr à prova o caráter, Jo 42:1-6; Rm 5:3-5; Para ajudar os outros em situações assemelhadas, II Cor 1:3-7; Para ensinar acerca da obediência, Hb 2:10,17,18; 5:8,9; Para provar o valor da fé, I Pedro 1.6-7; Para conduzir à dependência de Deus, II Co 12:7-10. ; Para a glória de Deus, Jo 9:1-3.

7 2.1- UMA CONCLUSÃO QUASE CONCLUSIVA
O maior sofredor que existiu: Jesus; Em plena tragédia da Segunda Guerra Mundial, dizia Dietrich Bonhoeffer: “somente um Deus que sofre pode nos ajudar” O céu como parte da resposta; A cabana em chamas e a borboleta.


Carregar ppt "1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google