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Elaboração de Plano de Negócios

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Apresentação em tema: "Elaboração de Plano de Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Plano de Negócios
Sessão 5 e 6 Paulo Sobral 11Janeiro 2012 Página de Rosto / Capa

2 Agenda 1. Plano de Actividades em EPN 2. Plano de Negócios
Título + Texto + Bullets list

3 1: Plano de Actividades em EPN
Sessão: Conteúdos – Actividades: Sessão I 20 Outubro Plano de actividades em EPN Conceitos gerais Sessão II 18 Novembro Apresentação da Proposta de Valor Conceitos sobre Segmentação Estratégica Sessão III 13 Dezembro Apresentação da Proposta de Valor e da Segmentação Estratégica Sessão IV Conceitos sobre Planos de Actividade: Marketing, Operações, Competências Sessão V 11 Janeiro Apresentação dos Planos de Actividade Sessão VI Conceitos sobre Calendarização, Objectivos BSC, Gestão de Riscos Sessão VII 9 Fevereiro Apresentação de Calendário, Objectivos BSC e Gestão e Riscos Título + Texto + Bullets list

4 1: Plano de Actividades em EPN Apresentações das Equipas
SESSÃO II 18 Novembro Slide 1: Proposta de Valor SESSÃO III 13 Dezembro Slide 2: Mercado e Concorrência Slide 3: Segmentação Estratégica SESSÃO V 11 Janeiro Slide 4: Plano de Marketing Slide 5: Plano de Operações Slide 6: Competências e Parcerias Slide 7: Modelo Financeiro SESSÃO VII 9 Fevereiro Slide 8: Calendarização Slide 9: Objectivos de Resultado (BSC) Slide 10: Gestão de Riscos Cada grupo deve trazer a sua apresentação numa pen em formato ppt. As apresentações serão efectuadas seguindo a numeração dos grupos. Título + Texto + Bullets list

5 1: Plano de Actividades em EPN S8: Calendarização
Áreas Objetivos Atividades: Calendário: 1Q12 2Q12 3Q12 4Q12 1Q13 2Q13 Estratégia Marketing Operações Competências e Parcerias Título + Texto + Bullets list

6 1: Plano de Actividades em EPN Referência para um plano… Divisão, actividade,…
Missão e Atividades Chave: Quem é o nosso cliente e o que lhe oferecemos Quais as nossas atividades e competências chave Oportunidades / Forças: Riscos / Fraquezas: Prioridades: Nossas oportunidades e pontos fortes Nossos riscos e pontos fracos Nossas prioridades Objetivos: Atividades: Calendário: 1Q12 2Q12 3Q12 4Q12 1Q13 2Q13 Título + Texto + Bullets list

7 1: Plano de Actividades em EPN S9: Objectivos de Resultado (BSC)
Áreas Objectivos Críticos (Factores Chave Sucesso) Indicadores: Metas: 1Q12 2Q12 3Q12 4Q12 1Q13 2Q13 Finanças Marketing Operações Competências e Parcerias Título + Texto + Bullets list

8 1: Plano de Actividades em EPN S10: Gestão de Riscos
Caracterização e causas: Acções preventivas ou mitigadoras: RISCOS COMPETITIVOS Gestão de IPRs Controlo de Activos Críticos Domínio de segmentos de mercado RISCOS OPERACIONAIS Título + Texto + Bullets list

9 1: Plano de Actividades em EPN Mercado e Concorrência
Oportunidades / Forças: Riscos / Fraquezas: Prioridades: CONTEXTO: Politico Económico Social Tecnológico Nossas oportunidades Nossos riscos Nossas prioridade INDUSTRIA: Clientes Concorrentes Fornecedores Substitutos Novas entradas Título + Texto + Bullets list 9

10 Agenda 1. Plano de Actividades em EPN 2. Plano de Negócios
Título + Texto + Bullets list

11 2: Plano de Negócios Definições Centrais Business Model Canvas
8: KEY PARTNERSHIPS The network of suppliers and partners that make the business model work 6: KEY ACTIVITIES The most important things a company must do to make its business model work 2: VALUE PROPOSITIONS The bundle of products and services that create value for a specific Customer Segment 3: CUSTOMER RELATIONSHIPS The types of relationships a company establishes with specific Customer Segments 1: CUSTOMER SEGMENTS The different groups of people or organizations an enterprise aims to reach and serve 7: KEY RESOURCES The most important assets required to make a business model work 4: CHANNELS How a company communicates with and reaches its Customer Segments to deliver a Value Proposition 9: COST STRUCTURE All cost incurred to operate a business model 5: REVENUE STREAM The cash a company generates from each Customer Segment Título + Texto + Bullets list

12 2: Plano de Negócios Definições Centrais The Marketing process
Marketing Analysis (The 5C’s) Customers Company Competitors Collaborators Context Market Segmentation Target Market Selection Product/Service Positioning Marketing Mix (The 4P’s) Product/Service Place/Channels Pricing Promotion Título + Texto + Bullets list Customer Acquisition Customer Retention Profits 12

13 3: Plano de Negócios Definições Centrais Customer Development
Product Development Concept/ Seed Round Product Develop. Alpha/Beta Test Launch/ 1st Ship Customer Development Título + Texto + Bullets list Company Building Customer Discovery Customer Validation Customer Creation

14 2: Plano de Negócios Definições Centrais Actividades da firma (Porter)
Activities, “narrower than traditional functions such as marketing or R&D, are what generate value for buyers; they are the basic units of competitive advantage” Porter 1998 VALUE CHAIN Título + Texto + Bullets list SUPPLIER VALUE CHAINS FIRM’S CHANNEL END-USER VALUE SYSTEM

15 2: Plano de Negócios Elaboração do Plano Objectos da Gestão

16 2: Plano de Negócios Elaboração do Plano Uma proposta de estrutura (HBS)

17 2: Plano de Negócios Elaboração do Plano Abordagem de Serviços Profissionais (EY)
I. Executive Summary The Purpose of the Plan; Market Analysis; The Company; Marketing and Sales Activities; Product or Service Research and Development; Organization and Personnel, Financial Data. II. Market Analysis Industry Description and Outlook; Target Markets; Market Test Results; Lead Times; Competition; Regulatory Restrictions. III. Company Description Nature of Your Business; Your Distinctive Competencies. IV. Marketing and Sales Overall Marketing Strategy; Sales Strategies. V. Products and Services Detailed Product/Service Description; Product Life Cycle; Copyrights, Patents, and Trade Secrets; Research and Development Activities. VI. Operations Productions and Service Delivery Procedures; Production and Service Delivery Capability; Operating Competitive Advantages; Suppliers. VII. Management and Ownership Management Staff Structure; Key Managers; Planned Additions to the Current Management Team; Legal Structure of the Business; Owners; Board of Directors. VIII. Funds Required and Their Uses Current Funding Requirements; Funding Requirements over the Next Five Years; Use of Funds; Long-Range Financial Strategies. IX. Financial Data Historical Financial Data; Prospective Financial Data; Ratio Analysis. X. Appendices or Exhibits Resumes of Key Managers; Pictures of Products; Professional References; Market Studies; Pertinent Published Information; Patents; Significant Contracts. Outline for a Business Plan, Ernst & Young LLP, 1997

18 2: Plano de Negócios Elaboração do Plano Do plano ao … pitch …
Mission Statement 1 paragraph Elevator Speech 30 seconds Executive Summary 2-5 pages PowerPoint Presentation 10-15 minutes Full Business Plan 20-30 pages Financial Projections Technology Intellectual Property Market Analysis Competitive Analysis Sales and Distribution Team Detailed Support/Foundation Joe Hadzima - MIT 18

19 Muito obrigado pela vossa atenção. psobral@egp-upbs.up.pt 937064430
Título + Texto + Bullets list


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