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Temas Transversais em Administração
Apresentação do Curso Prof. Marcelo Musci, M.Sc.
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Sobre o Professor Doutorando em Engenharia Elétrica, PUC
Mestre em Engenharia de Computação, UERJ(2008) Pós em Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ (1996) Engenheiro Eletrônico, UERJ (1993) Atividades acadêmicas: ensino e pesquisa Áreas de interesse: processamento de imagens, inteligência computacional, controle de processos
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Comunição Pessoal Impecável
Escolha as palavras certas; Fale de maneira direta e convincente; Saiba administrar conversas difíceis; Reforce seus argumentos com a linguagem corporal;
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Importância da comunicação face a face
Para decolar a carreira gerencial; Melhorar os resultados da empresa; Evitar retrabalho, mal-entendidos e delegar de responsabilidades; Entender as perspectivas de cada um; Influenciar pessoas; Novas tecnologias de comunicação ( , pager, videoconferência, teleconferência) não substituem o face a face. Tendência de trabalho em equipes multidisciplinares.
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Emoção na comunição A emoção na comunição é fundamental;
Usuários de correio eletrônico criaram os “emoticons” :-) sorriso :O surpresa ;-I piscadadinha :-))) gargalhada :-( triste
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Como as decisões são tomadas?
Uma decisão é um resultado de: “razão + intuição (emoção) ” Somos animais. Quando conhecemos uma pessoa nova procuramos aspectos de interação humana na sociedade, como: esta pessoa é confiável? é poderosa? é um parceiro? temos amigos ou interesses comuns?
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Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz
Persuadir alguém com o poder de decisão necessário a aceitar e apoiar uma nova idéia nossa. Inspirar a equipe a seguir nossa liderança na implantação de uma iniciativa de mudança. Coletar informações com as quais avaliar como está transcorrendo um projeto particularmente difícil. Ajudar a gerar idéias criativas e inovadoras entre os funcionários envolvidos em um programa complexo.
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Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz
Convencer as pessoas dos méritos de abraçar uma nova e desafiadora visão ou missão. Fazer uma crítica construtiva a um subordinado direto ou parceiro de negócios sem colocá-lo na defensiva. Aplacar um cliente furioso, impedindo que a tensão atinja níveis perigosos. Detectar desonestidade no representante de um fornecedor empenhado em nos vender um novo contrato.
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Natureza da Comunição Pessoal
Palavra falada: indagação, asserção, modulação de tom e volume. Sinais não verbais: expressões faciais, gestos e postura corporal. Tudo que se encontra no campo visual do ouvinte (se o falante está olhando-o nos olhos ou desviando o olhar, sorrindo ou não). São informações cruciais acerca das emoções e pensamentos dos interlocutores.
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A Comunição face a face é complexa
As “regras” podem se mostrar contraditórias. Ex: Em uma reunião, unir a ponta dos dedos formando um “telhadinho” é sinal de inteligência? Se alguém não é capaz de nos olhar nos olhos durante uma conversa podemos concluir que ele está mentindo? Uma pessoa que balança a perna é impaciente?
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Cultivando o Poder Social: Persuasão
Estabeleça vínculos emocionais. Identifique interesses comuns. Utilize linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). Estabeleça sua credibilidade. Torne-se um bom construtor de equipes. Aprenda a negociar e administrar conflitos. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes. Identificar elementos comuns com os ouvintes. Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez Estabelecer nossa credibilidade firmando e cumprindo compromissos e cultivando relacionamentos de confiança.
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Viva um Drama “Pense em toda conversa como uma apresentação dramática. Ninguém fica empolgado com respostas meramente factuais.” (Richard Boyatzis, 2002)
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