A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temas Transversais em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temas Transversais em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Temas Transversais em Administração
Apresentação do Curso Prof. Marcelo Musci, M.Sc.

2 Sobre o Professor Doutorando em Engenharia Elétrica, PUC
Mestre em Engenharia de Computação, UERJ(2008) Pós em Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ (1996) Engenheiro Eletrônico, UERJ (1993) Atividades acadêmicas: ensino e pesquisa Áreas de interesse: processamento de imagens, inteligência computacional, controle de processos

3 Comunição Pessoal Impecável
Escolha as palavras certas; Fale de maneira direta e convincente; Saiba administrar conversas difíceis; Reforce seus argumentos com a linguagem corporal;

4 Importância da comunicação face a face
Para decolar a carreira gerencial; Melhorar os resultados da empresa; Evitar retrabalho, mal-entendidos e delegar de responsabilidades; Entender as perspectivas de cada um; Influenciar pessoas; Novas tecnologias de comunicação ( , pager, videoconferência, teleconferência) não substituem o face a face. Tendência de trabalho em equipes multidisciplinares.

5 Emoção na comunição A emoção na comunição é fundamental;
Usuários de correio eletrônico criaram os “emoticons” :-) sorriso :O surpresa ;-I piscadadinha :-))) gargalhada :-( triste

6 Como as decisões são tomadas?
Uma decisão é um resultado de: “razão + intuição (emoção) ” Somos animais. Quando conhecemos uma pessoa nova procuramos aspectos de interação humana na sociedade, como: esta pessoa é confiável? é poderosa? é um parceiro? temos amigos ou interesses comuns?

7 Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz
Persuadir alguém com o poder de decisão necessário a aceitar e apoiar uma nova idéia nossa. Inspirar a equipe a seguir nossa liderança na implantação de uma iniciativa de mudança. Coletar informações com as quais avaliar como está transcorrendo um projeto particularmente difícil. Ajudar a gerar idéias criativas e inovadoras entre os funcionários envolvidos em um programa complexo.

8 Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz
Convencer as pessoas dos méritos de abraçar uma nova e desafiadora visão ou missão. Fazer uma crítica construtiva a um subordinado direto ou parceiro de negócios sem colocá-lo na defensiva. Aplacar um cliente furioso, impedindo que a tensão atinja níveis perigosos. Detectar desonestidade no representante de um fornecedor empenhado em nos vender um novo contrato.

9 Natureza da Comunição Pessoal
Palavra falada: indagação, asserção, modulação de tom e volume. Sinais não verbais: expressões faciais, gestos e postura corporal. Tudo que se encontra no campo visual do ouvinte (se o falante está olhando-o nos olhos ou desviando o olhar, sorrindo ou não). São informações cruciais acerca das emoções e pensamentos dos interlocutores.

10 A Comunição face a face é complexa
As “regras” podem se mostrar contraditórias. Ex: Em uma reunião, unir a ponta dos dedos formando um “telhadinho” é sinal de inteligência? Se alguém não é capaz de nos olhar nos olhos durante uma conversa podemos concluir que ele está mentindo? Uma pessoa que balança a perna é impaciente?

11 Cultivando o Poder Social: Persuasão
Estabeleça vínculos emocionais. Identifique interesses comuns. Utilize linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). Estabeleça sua credibilidade. Torne-se um bom construtor de equipes. Aprenda a negociar e administrar conflitos. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes. Identificar elementos comuns com os ouvintes. Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez Estabelecer nossa credibilidade firmando e cumprindo compromissos e cultivando relacionamentos de confiança.

12 Viva um Drama “Pense em toda conversa como uma apresentação dramática. Ninguém fica empolgado com respostas meramente factuais.” (Richard Boyatzis, 2002)


Carregar ppt "Temas Transversais em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google