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Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3

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Apresentação em tema: "Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3"— Transcrição da apresentação:

1 Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Enfoque globalizador e Pensamento Complexo: Uma proposta para o currículo Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3 **Para Antoni Zabala Aprender significa: - Elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem. Fazê-lo seu, interiorizá-lo, integrá-los nos próprios esquemas de conhecimento. **Questão 2007 – FCC.

2 Segundo Zabala as principais variáveis, à reflexão das quais ele todo o iivro, são: As seqüências didáticas; relações interativas e situações comunicativas (professor-aluno); organização social da aula; utilização dos espaços e dos tempos; maneira de organizar os conteúdos;uso de materiais curriculares e outros recursos didáticos; o sentido e o papel da avaliação. Referenciais importantes para a reflexão sobre a prática educativa: Função Social do ensino e Conhecimento sobre como se dá a aprendizagem. Tais conhecimentos são fundamentais para lidar com as variáveis que configuram a prática educativa A prática docente deve se pautar no pensamento prático, sem deixar de lado a capacidade reflexiva, conseguida a partir de recursos teóricos que potencializem a atuação. Um professor consciente (na intervenção pedagógica) faz uma análise sociológica (Cidadão, sociedade) e uma tomada de posição (formação dos alunos) que é ideológica

3 Conteúdos: Não apenas os conceituais, que abrangem apenas as capacidades cognitivas, deve se englobar também as capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social Conteúdos de Diferentes naturezas: Os conceituais, os procedimentais e os atitudinais. Diferentes tipologias promovem uma aprendizagem significativa. As diferentes disciplinas se integram. Levar em conta a singularidade do aluno, as experiências vividas desde o nascimento, a forma como se aprende e o ritmo da aprendizagem. O enfoque pedagógico deve ter como eixo estruturador a observação à atenção, a diversidade dos alunos. Concepção Construtivista: A estrutura cognitiva do estudante configurada por uma rede de esquemas de conhecimento deve ser atualizada através de comparações com o que é novo e da identificação de semelhanças e diferenças. Intervenção pedagógica: Adaptada ao processo de construção do conhecimento pelo aluno. Intervenção que vai criando ZDP’s e que ajuda os alunos a percorrê-las

4 Potencializar a Ação do ensino: Conhecer as características de todos esse conteúdos: Conceituais, procedimentais e atitudinais) Características : Conceituais: 1) Conhecimento de fatos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. É preciso que esses fatos, dados ... Disponham de conceitos associados e que permitam interpretá-lo. 2) conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns. Relação de causa e efeito. Deve se dar num contexto complexo de resolução de problemas. Procedimentais: O conteúdo procedimental é um conjunto de ações organizadas dirigidas para a realização de um objetivo . Reflexão sobre a própria atividade e a aplicação em contextos diferenciados. Atitudinais: Conteúdos que podem ser agrupados em valores, atitudes e normas. Relacionados e configurados por componentes cognitivos, afetivos e condutuais. Sequência didática: A identificação das fases de uma sequência didática, as atividades que a conformam e as relações que se estabelecem devem nos servir para compreender o valor educacionalç que tem as razões que as justificam e a necessidade de introduzir mudanças ou atitudes novas Em uma sequência didática devem existir atividades (Roteiro de análise):1) que possibilitem determinar os conhecimentos prévios; 2) conteúdos significativos e funcionais; 3) Desafio alcançável para o aluno, que levem em conta as competências atuais e as façam avançar com ajuda necessária(ZDP); 4) Estimulam a auto-estima e o auto-conceito em relação as aprendizagens que se propõem

5 Sequência de Conteúdos: Após identificadas, o passo seguinte é relacioná-las com o conhecimento que temos sobre os processos de aprendizagem dos diferentes conteúdos. Atividades básicas, de conteúdos factuais: “Exercícios de Repetição” - é preciso utilizar estratégias que reforcem as repetições mediante organizações significativas ou associações. O próprio aluno precisa realizar os exercícios por sua conta até que seja capaz de assimilar o conteúdo. No ensino de conteúdos procedimentais, de técnicas ou estratégias, existe a necessidade de realizar exercícios suficientes e progressivos das diferentes ações que os formam.Condições: Devem apartir de situações significativas e funcionais; a sequência deve contemplar atividades que apresentem os modelos de desenvolvimento do conteúdo de aprendizagem; as atividades devem se ajustar a uma sequência clara com uma ordem de atividades que siga um processo gradual, atividades com ajudas de diferente grau e prática guiada; atividades de trabalho independente. Conteúdos Atitudinais: Tem que abarcar, junto com os campos cognitivos, os afetivos e condutuais. É preciso sensibilizar o aluno sobre as normas existentes na escola e na aula através da participação ativa do aluno. Será preciso levar em conta também algumas medidas: 1) adaptar o caráter dos conteúdos atitudinais às necessidades e situações reais dos alunos; 2) partir da realidade e apresentar os conflitos que nela se apresentam; 3) introduzir processos de reflexão crítica para que as normas sociais de convivência integrem as próprias normas; 4) favorecer modelos de atitudes que se queiram desenvolver 3) fomentar a autonomia de cada aluno


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