A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus de Dom Pedrito Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio 1º semestre de 2015 Disciplina: Projetos Aplicados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus de Dom Pedrito Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio 1º semestre de 2015 Disciplina: Projetos Aplicados."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus de Dom Pedrito Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio 1º semestre de 2015 Disciplina: Projetos Aplicados ao Agronegócio I Professores: Cleiton Stigger Perleberg Alícia Ruiz Olalde Claudio Marques Ribeiro

2 Dados de Identificação Campus: DOM PEDRITOCurso: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Componente Curricular: Projetos Aplicados ao Agronegócio I Código: Pré-requisito(s): não tem Docente:Turma(s): Ano Letivo / Semestre: 2015-1Turno: noturno Carga Horária: 60 h Créditos Teóricos: 04 Créditos Práticos: 00

3 Ementa Projetos, funções de projetos, estrutura um projeto; Projeto como ferramenta de gestão; Análise de projetos. Objetivos Proporcionar aos alunos estudos verticais de problemáticas relacionadas à vida do profissional tecnólogo em agronegócio.

4 Conteúdo Programático e Cronograma Data Número Aula Assunto 12/0301Apresentação da disciplina. Projetos: conceito, evolução e definições. 19/0302 Etapas, funções e estrutura de projetos. Formação de grupos de trabalho e definição do escopo do projeto a ser desenvolvido em grupo. Discussões sobre as ideias preliminares de projetos (grupos). 26/0303 O anteprojeto: Analisando o contexto. Análise e Diagnostico de Projetos de Desenvolvimento Agrícola. 02/0404 Trabalho em Grupo para organizar o um esboço inicial dos projetos a serem desenvolvidos pelos grupos 09/0405 Projeto de Desenvolvimento Agrícola. Projetos de desenvolvimento local e/ou regional. Projetos de Desenvolvimento da UPA. 16/0406Trabalho em grupos supervisionado. 23/0407 PRIMEIRA AVALIAÇÃO: Apresentação preliminar dos projetos pelos grupos de alunos.

5 Conteúdo Programático e Cronograma 30/04 08 PRIMEIRA AVALIAÇÃO: Apresentação preliminar dos projetos pelos grupos de alunos. 07/05 09 Projeto como ferramenta de Gestão e gerenciamento de projetos. 14/05 10 Investimentos, custos e receitas. Elaboração de fluxo de caixa. Financiamento. 21/05 11 Indicadores de viabilidade. Análise de riscos. 28/05 12 Trabalho em grupos supervisionado. 11/06 13 Trabalho em grupos supervisionado. 18/06 14 SEGUNDA AVALIAÇÃO: Apresentação final dos projetos pelos grupos de alunos. 25/06 15 SEGUNDA AVALIAÇÃO: Apresentação final dos projetos pelos grupos de alunos. 02/07 16 Atividades de recuperação.

6 Metodologia de Ensino O desenvolvimento do conteúdo programático será através de aulas expositivas dialogadas, com a utilização de quadro branco e apresentações de slides com projetor multimídia (datashow), e trabalhos supervisionados em grupos de alunos. Serão utilizadas outras formas de ensino como trabalhos dirigidos desenvolvidos não presencialmente, computando no máximo 20 % da carga horária total da disciplina.

7 Avaliação A avaliação do aprendizado será feita através em três etapas: Primeira: Trabalho escrito (projeto) a ser elaborado durante disciplina. O trabalho terá peso 3. Segundo: Apresentação I (dados preliminares) a ser realizada em grupo. A tarefa terá peso 3. Terceira: Apresentação II (apresentação final do projeto) a ser realizada em grupo. A tarefa terá peso 4. Média final = soma das três notas. ________________________________________________________________________ OBS: para ser aprovado o aluno terá que ter uma frequência de no mínimo 75% da carga horária.

8 Referências Básicas (Leituras Obrigatórias) Casarotto, N. Elaboração de projetos empresariais. Análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo, Atlas, 2011. Nogueira, E. Análise de Investimentos. Em: Batalha, M. Gestão agroindustrial, vol. 2, Cap. 4. São Paulo, Atlas, 2009. Valeriano, D. Gerência em projetos. Pesquisa, desenvolvimento e engenharia. São Paulo, Pearson, 1998. Referências Complementares Barry, P.; Hopkin, J.; Baker, C. Financial Management in Agriculture. Danville, IPP, 1988. Beierlein, J.; Schneeberger, K.; Osburn, D. Principles of Agribusiness Management. Long Grove, Waveland, 2008. Casarotto, N.; Kopittke, B. Análise de Investimentos. São Paulo, Atas, 2006. Gitman, L. Princípios de administração financeira. São Paulo, Pearson, 2010. Hirschfeld, H. Engenharia econômica e análise de custos: aplicações práticas para economistas, engenheiros, analistas de investimentos e administradores. São Paulo, Atlas, 2009. Project Management Institute, Inc. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos Guia PMBOK, quarta edição. PMI, 2008.

9 O que é um PROJETO? Menezes (2009)

10 O que é um PROJETO?  É um conjunto de elementos que permite avaliar, qualitativa e quantitativamente, as vantagens ou desvantagens de aplicação de recursos, de qualquer natureza, para a produção de bens e serviços. CEPAL – Comissão Econômica para América Latina

11 O que é um PROJETO? “É um conjunto de informação sistemáticas e racionalmente ordinandas, que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento.” Holanda (1975, p. 95) “ É um conjunto ordenando de antecedentes, pesquisas, suposições e conclusões que permitem avaliar a conveniência (ou não) de destinar fatores e recursos para o estabelecimento de uma unidade de produção determinada.” Buarque (1994, p. 25) “É um empreendimento temporário ou uma sequencia de atividades, com começo, meio e fim...” Fonte: Maximiano (2002, p. 26)

12 “ESFORÇO TEMPORÁRIO, PROGRESSIVAMENTE ELABORADO COM O OBJETIVO DE CRIAR UM PRODUTO OU SERVIÇO ÚNICO” (PMI, 2004). PMI = Project Management Institute “EMPREENDIMENTO PLANEJADO QUE CONSISTE NUM CONJUNTO DE ATIVIDADES INTER-RELACIONADAS E COORDENADAS, COM O FIM DE ALCANÇAR OBJETIVOS ESPECÍFICOS DENTRO DOS LIMITES DE TEMPO E DE ORÇAMENTO DADOS”. (KISIL, 2002). O que é um PROJETO?

13 Castelo, 2013 O que é um PROJETO?

14 Castelo, 2013

15 O QUE CARACTERIZA UM PROJETO? - É TEMPORÁRIO: COM INÍCIO E FINAL DEFINIDOS, MAS COM RESULTADOS DURADOUROS - POSSUI RESULTADOS EXCLUSIVOS: GERA PRODUTOS E SERVIÇOS ÚNICOS - TEM UMA ELABORAÇÃO PROGRESSIVA: É DESENVOLVIDO EM ETAPAS - DIFERENCIA-SE DAS OPERAÇÕES: NÃO PODE SER CONTÍNUO E EXIGE UM CERTO GRAU DE INOVAÇÃO E MUDANÇA - É UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO: POSSUI UMA RELAÇÃO COM AS ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DA ENTIDADE Andion, 2010; PMI, 2004

16 Tipos de Projetos  Projeto de Pesquisa  Projeto de Financiamento  Projeto de Investimento

17 Projeto de Pesquisa Tema Delimitação Tema Formulação Problema Construção Das Hipóteses Revisão Seleção Metodologia Levantamento Dados Teste instr procedimentos Interpretação dados Conclusão

18 Projeto de Financiamento  Atender as exigências de instituições financiadoras ex. BNDES

19 Projeto de Investimento  Empresários e instituições, quando decidem investir, esperam que os resultados estimados sejam atraentes  Para uso próprio  Solicitar Empréstimo  Promover Investimentos  Satisfazer necessidades  Gerar Divisas

20 Menezes (2009)

21

22

23

24

25 Castelo, 2013

26 Menezes (2009)

27 Castelo, 2013

28


Carregar ppt "Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus de Dom Pedrito Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio 1º semestre de 2015 Disciplina: Projetos Aplicados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google