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Projeto de Educação a Distância da Anhangüera Educacional

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Apresentação em tema: "Projeto de Educação a Distância da Anhangüera Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Educação a Distância da Anhangüera Educacional
Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP

2 Metas da Nova Educação Reduzir drasticamente o ensino expositivo em classe Reservar o ensino expositivo para atividades de alto impacto motivador e inspirador Tirar o aluno da classe, induzir, treinar e tornar possível e frutífero o aprendizado autônomo, mas supervisionado Promover e fomentar a socialização e o aprendizado colaborativo Formar o “life-long learner” e o profissional empreendedor

3 Oportunidades de Uso da EAD nas Instituições de Ensino Superior
Substituição de 20% da carga horária a distância Regime de dependência a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais Oferta de cursos a distância Cursos fechados para empresas Universidade corporativa, capacitação interna dos professores E muitas outras...

4 Tecnologias de EAD Papel e correio Videocassete, DVD
Rádio ou TV, terrestre ou satelital Computador e meio digital fisico Computador e redes Internet e Web Combinações de várias mídias

5 Modelos de Organização do Ensino
Coletivo (class) x Individual (desktop) Presencial x a distância Misto (blended) Semi-individual Semi-presencial

6 Tecnologias Principais de Delivery
WWW e Internet Videoconferência dedicada Satélite uni- e bidirecional

7 UNOPAR – 360 salas

8 Educon – 1275 salas

9 COC Interativa – 108 salas

10 EDSAT salas

11 DTCOM – 4000 salas

12 Outras universidades com ensino telepresencial
Universidade de Tocantins Universidade Cruzeiro do Sul Universidade Metropolitana de Santos Universidade Metodista de São Paulo Universidade Metodista de Piracicaba Fundação Getúlio Vargas do RJ Universidade do Estado de São Paulo Universidade Bandeirante de São Paulo Universidade Paulista PUC do Rio Grande do Sul

13 “Campus Virtual” Todos os docentes e discentes são cadastrados e têm uma senha de acesso Carregamento semestral automático da árvore de cursos e disciplinas no ambiente virtual, juntamente com ementas, docentes e alunos matriculados em cada uma Docentes são treinados presencialmente para usar o ambiente virtual, inclusive carregamento de materiais, interatividade e gestão Discentes são treinados semi-presencialmente para usar o ambiente virtual adequadamente Docentes carregam slides, apostilas, artigos, questionários, exercícios e provas, links na Internet, etc. para servir de apoio a distância e podem interagir com os alunos fora de classe Tutores especialmente contratados e treinados, com menor custo, auxiliam o grosso das atividades no site

14 A Nova Sala de Aula Conectada Interativa Multimídia 2006

15 Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas
Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos

16 Informatização do campus
Todos os campus interligados por VPN e TV satélite Grande número de computadores para os alunos Rede sem fio Bibliotecas digitais Classes informatizadas

17 Informatização pessoal
Empréstimo de notebooks Treinamento para todos Uso de PDAs e celulares Computadores para professores

18 Formas de acesso ao conteúdo
Computação móvel Estudo individual pela Web Ensino telepresencial

19 Suporte On-Line às Disciplinas
Slides das aulas Ambiente Virtual de Aprendizagem

20 Ambiente Virtual de Aprendizagem
Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, ) Aprendizado independente e colaborativo

21 Ambiente Virtual de Aprendizagem
Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line

22

23 Classe Virtual em Tempo Real
Video stream Chat audio texto

24 Questionário On-Line

25 Controle Acadêmico

26 Colaboração Visual a Distância
Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou )

27 Videoconferência Alta qualidade de imagem e som
Transmissão assimétrica Aproveitamento de aulas reais Aulas expositivas Demonstrações Seminários e oficinas Dinâmica de grupo Tutoria/coaching

28 Estratégia gradativa rumo à EAD
Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância

29 Novas Formas Didático-Pedagógicas
ABL - Aprendizado baseado em atividades PBL – Aprendizado baseado em problemas CML – Aprendizado mediado p/ computador ALN – Redes assíncronas de aprendizado Construcionismo, aprendizado autônomo Aprendizado colaborativo Aprendizado em serviço Simulações e jogos

30 Bases Legais da EAD Contemplada pela LDBE Equiparação com presencial
Regulamentação e credenciamento dos cursos pelo MEC 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância Cursos de graduação e pós-graduação dvem ter 20% de carga didática presencial Telepresencial pode ser considerado presencial

31 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal
Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores para a instituição e para os docentes Independência geográfica - Estudantes podem estudar em qualquer lugar. Isto significa que as atividades instrucionais sejam dadas obrigatoriamente na mesma área física. Independência temporal - A combinação de possibilidades de distribuição de informação, comunicação assíncrona e pedagogia apropriada não depende do tempo. Por exemplo, um estudante pode assistir a uma aula gravada na Web ou em videocassete na hora em que quiser, e não quando o professor determinar uma data e horário. Plataforma independente - Muitas aplicações existentes como CD Roms, treinamento baseado em computador, etc. são específicas a uma plataforma particular (Windows ou Mac, marcas de computador, etc.). A natureza plataforma-independente da web remove este problema, exceto alguns sistemas multimídia como shockwave (não-Unix) Comunicação aumentada - falam um com o outro, individualmente ou em grupo, enviam questões. É comumente reportado que que pessoas falam mais eletronicamente por , chat do que face-a-face. Educação não é mais privilégio de poucos.Qualquer um se beneficia e ganha conhecimento e experiência Dirige o seu aprendizado. Ele necessita de um guia, um conselheiro, mas ele deve ter a responsabilidade para participar em programas, fazer avaliações, desenvolver habilidades Alta relação de custo-benefício, pois pode treinar um maior número de pessoas e com maior freqüência, reduz custos de deslocamentos de pessoal, e Novos alunos podem ser incluídos no sistema sem custo adicional;

32 Oportunidades para Uso de EAD Substituição de 20% da carga horária
Aumento da eficiência do aprendizado Liberação de salas e horários para novas turmas presenciais Aumento global do faturamento Diminuição de custos dos cursos presenciais

33 Oportunidades para Uso da EAD Regime de dependência a distância
Maior eficácia e melhores resultados na recuperação do aprendizado Melhor prestação de serviço, maior satisfação do alunado, melhor imagem, mais seriedade Aumento do faturamento, diminuição dos custos em relação às modalidades de DP presencial Diminuição das dependências voluntárias

34 Oportunidades para Uso da EAD Atividades complementares a distância
Palestras e seminários transmitidos por vídeo por satélite e Internet para todos os campus, classes, etc. Auditório virtual, com vídeo pela Internet pode ter participação do aluno a partir de seu micro individual (laboratório, casa ou escritório) Permite ao aluno atingir facilmente e com custo mínimo, com bom aproveitamento, as metas mínimas de carga horária

35 Oportunidades para Uso da EAD Inserção de disciplinas telepresenciais
Determinadas disciplinas podem ser oferecidas a todos os campus, substituindo presenciais sem bons professores,pouco procuradas, que dão prejuizo na modalidade presencial, etc. Aulas, conferências e disciplinas adquiridas de outras universidades via videoconferência Venda de disciplinas para inserção curricular ou extracurricular para outras faculdades

36 Oportunidades para Uso da EAD Oferta de cursos a distância
Cursos de graduação e pós-graduação completamente a distância como novos produtos da instituição Ampliação do número de cursos e de vagas, aumento da cobertura e escopo Grande leque de cursos de extensão universitária Colocação de antenas em empresas, venda de cursos e locação de infraestrutura para universidade corporativa

37 Oportunidades para uso de EAD Universidade corporativa
Formação permanente e educação continuada para corpo docente e auxiliar Titulação do corpo docente (mestrado e doutorado a distância) Cursos de capacitação e recapacitação para os funcionários Supletivo de segundo grau

38 Vantagens da EAD para a Instituição
Grandes ganhos de escala: Alta escalabilidade das soluções baseadas na Web e em satélite Um professor dá aulas para várias salas simultâneas Transmissão de cursos que não existem em outros campus Reutilização de conteúdos em vários formatos (satélite, Internet, impressos, DVD e CD-ROMs) Expansão do número de campus e de alunos com investimentos menores Compartilhamento e redução de custos

39 Vantagens da EAD para a Instituição
Criação de campus fora de sede com maior rapidez e sem burocracia do MEC Permite campus menores, que não teriam viabilidade econômica no modelo presencial Expansão em nível nacional e internacional Solução do problema de saturação de mercados onde atua Criação de novos cursos no modelo a distância

40 Problemas da EAD via Web
Exigem muita disciplina por parte do aluno Paradigma muito diferente do que está habituado Altos índices de evasão Não funciona para cursos longos Alto custo de desenvolvimento

41 Qual é a solução? Ensino telepresencial (ou presencial conectado, ou presencial via rede) Atividades sincrônicas (teleconferência de vídeo, satélite, video-streaming) aliadas a atividades assincrônicas (WWW, ) Farto material de apoio, intensa interatividade

42 Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite
Vamos ver agora como funciona essa modalidade de ensino a distância, considerada uma das melhores. Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite

43 Plataforma Integrada EPCIS
Plataforma Web/Internet para suporte on-line ao ensino e aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Integração total entre as plataformas Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

44 Plataforma Integrada EPCIS
Pacote completo de estudo de viabilidade, planejamento, consultoria, implantação e treinamento Montagem do Núcleo de Apoio ao Ensino à Distância na instituição Elaboração do projeto para credenciamento da EAD no MEC e Plano Diretor Institucional de EAD Baixo custo e rápida implementação, com os maiores diferenciais do mercado

45 Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares:
Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância

46 Classificação do formato
Atividades sincrônicas e assincrônicas Atividades centradas no aluno e atividades centradas no professor Vários tipos de interatividade, sincrônicas e assincrônicas, por áudio, vídeo ou texto Atividades presenciais e à distância Grande flexibilidade para composição dos vários componentes

47 Fundamentos do EPCIS Baseado em cinco competências:
Capacitação do discentes Capacitação dos docentes e tutores Intensa imbricação entre tecnologias e pedagogias Trabalho docente em equipe multidisciplinar Avaliação múltipla e permanente

48 Cursos por Videoconferência
Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

49 Exemplo: Graduação Carga didática total: 3.200 h em 4 anos
Atividades telepresenciais: h em classe Atividades à distância: 600 horas em classe e h pela rede Atividades presenciais: 600 horas

50 Sinergia Teleconferência-Web
Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

51 Componentes do Sistema
Sala Salas Remotas CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto

52 Solução de Educação Via Satélite
Solução de conectividade via satélite digital bidirecional Conexão assimétrica em banda larga TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps VoIP e videoconferência de até 256 Kbps Acesso total à Internet ( , Web, FTP, etc.) Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo Investimento inicial e operação de baixo custo Disponibilidade e instalação rápidas

53 Satélite Bidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite

54 Estúdio de Geração de Aulas
Camara video Videocassete Camara de documentos MPEG Encoder Microfone lapela Monitor TV Computador professor Computador assistente Satélite

55 Grupo Fechado de Usuários
Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários

56 Centro de Geração de Conteúdo
O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

57 Área atingida pelo satélite

58 Estúdio de geração de aulas por TV
Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

59 Recursos audiovisuais
Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

60 Unidade de Recepção TV Internet Sala multiuso Sala de computadores
Videoconferência Sala multiuso Sala de computadores

61 Sala de Recepção de Aulas
Antena parabólica Webcam Modem satélite Impressora Computador Sistema de som TV Gravador VHS Microfone

62 Computador de videoconferência
Microfone TV Webcam Monitor de vídeo PC Mouse

63 EPCIS: Transmissão da aula
Estúdio Salas remotas

64 EPCIS: Solicitação de interação
Estúdio Salas remotas

65 EPCIS: Cessão da interação
Estúdio Salas remotas

66 EPCIS: Retomada da aula
Estúdio Salas remotas

67 Protagonistas do EPCIS
Coordenador educacional Coordenador do curso Educador Assistente Monitor local Tutor on-line

68 O Educador Ministra a aula, faz demonstrações, passa tarefas, interage com o tutor local e alunos, etc. Especialmente treinado para dar aulas por videoconferência

69 O Assistente do Educador
Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala Especialista na matéria sendo ministrada

70 O Tutor Local Auxilia o professor nas tarefas de classe, manutenção da ordem, envio de perguntas, etc Opera o equipamento Professor generalista

71 O Tutor On-Line Treina e orienta os tutores locais e os assistentes
Responde a perguntas dos alunos pelo e webfórum

72 Tipos de interação Por texto: chat próprio fechado, com moderador e grande capacidade Por voz: audioconferência full-duplex multiponto Por imagem e voz: por videoconferência Pelo webfórum: fora de classe

73 Diferenciais Uso de satélite bidirecional
Alta confiabilidade, funciona sempre do mesmo jeito, não depende de provedores heterogêneos de Internet Alta qualidade, garantia de banda de 98%, estabilidade, qualidade de imagem e de conectividade Alta disponibilidade: 99,7% Pode ser instalado em qualquer lugar do hemisfério ocidental, mesmo em cidades pequenas e outros paises, com o mesmo custo e qualidade Videoconferência via satélite com baixo retardo (< 2 seg.) o que viabiliza interação em tempo real

74 Diferenciais Perfeita integração entre tecnologias e pedagogias
Treinamento fácil e rápido Plataformas LMS (Learning Management System) totalmente em software livre, mas com alta robustez, suporte total e grande flexibilidade Implementação muito rápida (< 6 meses) e de baixo custo Transferência de know-how, internalização na instituição e não mera prestação de serviços

75 Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento
Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância Defesas de teses

76 Outras aplicações Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos projetos e serviços Grupos de foco

77 Desafios e Reflexões Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? Onde achar os recursos financeiros? Como evitar a desumanização do ensino? Como continuar evoluindo? Como gerar um modelo auto-sustentável?

78 “O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler

79 Projeto de Implantação de Educação a Distância
UniAnhangüera Projeto de Implantação de Educação a Distância

80 Estratégia de implantação
Implantação de um Núcleo de Educação a Distância, com profissionais especializados Implantação de um sistema de TV digital interativa via satélite (Anhangüera Sat) para ensino telepresencial Implantação de um ambiente virtual de aprendizado (UniAnhangüera Virtual) para ensino via Internet

81 Campus da UniAnhangüera

82 Estratégia de implantação
Análise, desenvolvimento, planejamento e implantação completa e integrada ao longo do segundo semestre de 2006 Salas de recepção em todos os campus atuais e futuros Consultoria especializada e transferência de know-how do Instituto Edumed (Sistema EPCIS) de Campinas por 12 meses. Prof. Renato M.E. Sabbatini Aproveitamento dos materiais impressos e eletrônicos atuais

83 Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional Coordena um consórcio de 27 universidades e associações científicas e 14 empresas, para desenvolver uma rede de educação a distância 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas

84 Pesquisadores e Diretores do Instituto Edumed
Renato Sabbatini, PhD Silvia Cardoso, MSc, PhD Alexandre Sabbatini                                                           Betania Maciel, MSc, PhD Marcelo Sabbatini, MSc, PhD

85 Consórcio Edumed Universidade Federal do Amazonas
Escola de Saúde da Família de Sobral Escola de Saúde Pública do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade Federal de Santa Catarina Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas ...

86 Realizações Rede Edumed de Educação a Distância em Medicina e Saúde
Biblioteca Digital Multimídia Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos em 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas (Microlins, UNIBAN entre outras) Centro corporativo em Campinas

87 Serviços da EduCorp Prospecção e consultoria tecnológica e pedagógica, e estruturação operacional de redes próprias de EaD Treinamento e capacitação de recursos humanos Desenvolvimento/adaptação, oferta e certificação de cursos Terceirização de operações de EaD, geração e conversão de conteúdos Locação da infraestrutura logística, estúdios, etc.

88 Projetos iniciais Implantação das disciplinas comuns a todos os cursos pela Web, com aulas em vídeo streaming (Classe Virtual) e palestras por satélite Desenvolvimento dos cursos de capacitação de docentes e de tutores Substituição de 20% da carga didática atual pela modalidade a distância em todos os cursos Oferta de um curso lato sensu a distância para credenciamento no MEC

89 Organograma do Projeto
Coordenação Geral Assessoria Coordenação Educacional Coordenação Técnica Administração Design Instrucional Operações de Informática Secretaria Criação Gráfica Operações de TV Gestão do Projeto Treinamento e Suporte Operações de Satélite Divulgação Operações LMS Centro de Contato Análise e Relatório Operações Docentes

90 Núcleo Comum Passarão a ser dadas a distância
Desenvolvimento Pessoal e Profissional Direito e Legislação Economia Responsabilidade Social e Meio Ambiente Comportamento Organizacional Direitos Humanos e Relações Internacionais

91 Novas Disciplinas do Núcleo Comum
Informática para usuários (presencial) Técnicas de estudo e aprendizado Internet e Web para apoio ao ensino Pesquisa e organização bibliográfica Técnicas de redação e comunicação Inglês instrumental Metodologia de pesquisa Desenvolvimento do pensamento crítico Empreendedorismo Liderança e trabalho em equipe

92 Materiais Didáticos Serão usados os livros já existentes
Novos livros serão criados Aquisição de objetos educacionais e e-books Materiais na Internet CD-ROMs e DVDs

93 Outras oportunidades futuras
Regime de dependência a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais curriculares e extracurriculares Cursos fechados para empresas

94 Investimentos primeiro ano
Consultoria e implantação completa do ambiente virtual de aprendizado e satelital, treinamento, etc. R$ 67K one-time mais R$ 23K por mês Implantação física da rede satelital bidirecional em 20 pontos: R$ 32K one-time Implantação do estúdio: R$ 70K one-time Despesas com conectividade satelital: R$ 28K por mês Despesas com salários NEAD: ~ R$ 50K por mês Bottom line em 12 meses: R$ 1,385 milhão

95 Retorno do investimento
Corte imediato de 20% da carga didática presencial Criação de mais 2 cursos de graduação por unidade, ou aumento no número de turmas, devido à liberação de espaço Ganhos de escala nas disciplinas telepresenciais: 1 professor para 20 salas Oferta de cursos que não existem em outras unidade, pelo telepresencial Novos cursos telepresenciais Crescimento geral do sistema

96 Próximos passos Assinatura do contrato: agosto 2006
Constituição do NEAD Contratação do satélite Montagem tecnológica: servidores, AVA, estúdio, rede satelital, instalação de remotas, etc. Capacitação do NEAD e docentes Elaboração do PDI/EAD e projeto para MEC Desenvolvimento dos cursos de capacitação dos tutores locais e remotos Desenvolvimento dos primeiros cursos Homologação e testes da rede Curso piloto Entrada em operação: março de 2007

97 Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed
Tel. (019) Fax (081)


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