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TEORIAS DO CURRÍCULO.

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Apresentação em tema: "TEORIAS DO CURRÍCULO."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS DO CURRÍCULO

2 “O currículo é lugar, espaço, território.
O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, currículum vitae: no currículo se forja a nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade ” (Tomaz Tadeu da Silva, 2004)

3 CURRÍCULO CURRICULUM = LATIM
ORIGEM E ABRANGÊNCIA CURSO, PERCURSO, ATO DE CORRER

4 INCLUÍ NO SIGNIFICADO: O MODO E A FORMA DE FAZÊ-LO
O ATO DE CORRER, O MODO E A FORMA DE FAZÊ-LO (A PÉ, DE CARRO, A CAVALO...) E O LOCAL ( CANCHA, PISTA, HIPÓDROMO...)

5 “(...) percurso efetuado até o término da execução do ato – há um todo complexo, que se compreende no ATO e TUDO o que ocorre durante a sua execução até o seu completar” (TRALDI, Lady Lina. CURRÍCULO: conceituação e implicações. São Paulo:Atlas, p.22)

6 CURRÍCULO ESCOLAR ORIGEM
QUANDO SE INICIAM AS PRESCRIÇÕES SOBRE O ENSINO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DA SOCIEDADE INDUSTRIAL (TERIGI, Flávia. Notas para uma genealogia do curriculum escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.21, n.1, 1996)

7 CONTEXTO SOCIAL – ECONÔMICO
FORMA E ORGANIZAÇÃO SOCIAL BASEADA NA PROPRIEDADE PRIVADA E NOS MEIOS DE PRODUÇÃO. INDUSTRIALIZAÇÃO +URBANIZAÇÃO+ IMIGRAÇÃO= ABALAM O TIPO DE VIDA E HOMOGENEIDADE DA COMUNIDADE RURAL

8 MANUTENÇÃO DO STATUS QUO
NECESSIDADE MANUTENÇÃO DO STATUS QUO CONSOLIDAR UM PROJETO NACIONAL COMUM PARA RESTAURAR A HOMOGENEIDADE EM VIAS DE DESAPARECIMENTO

9 ENSINAR ÀS CRIANÇAS, FILHOS/FILHAS DOS IMIGRANTES, AS CRENÇAS E VALORES DIGNOS DE SEREM ADOTADOS
ESCOLA= PROPORCIONAR E FACILITAR A ADAPTAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES ÀS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE OCORRIAM

10 URGENTE EXPANSÃO DA ESCOLA, MASSIFICAÇÃO DA ESCOLARIDADE,NORMALIZAÇÃO,
UNIFORMIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES

11 CABERIA À ESCOLA ( VIA CURRÍCULO) INCULCAR, FORJAR, NOVOS VALORES, CONDUTAS, HÁBITOS, CAPACIDADES “ADEQUADOS” ÀS NOVAS NECESSIDADES DA ECONOMIA

12 NECESSÁRIO ORGANIZAR UM CURRÍCULO QUE:
BUSQUE A ORDEM RACIONALIDADE E EFICIÊNCIA. JUSTIFIQUE O SISTEMA CAPITALISTA ENFATIZE A DEFESA DA LIBERDADE E DOS DIREITOS E INTERESSES INDIVIDUALISTAS NA SOCIEDADE

13 O CURRÍCULO INTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL POR EXCELÊNCIA

14 FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX- (EUA)
CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO= GUERRA CIVIL ( 1861 – 1865) ECONOMIA: CAPITAL INDUSTRIAL + PROCESSO DE PRODUÇÃO COMPLEXO

15 CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE
VALORES E PRÁTICAS DERIVADAS DO MUNDO INDUSTRIAL: COOPERAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO; MERITOCRACIA NA TRAJETÓRIA ESCOLAR FOCO RACIONALIZAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E CONTROLE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

16 PLANEJAR CIENTIFICAMENTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E CONTROLÁ-LAS
FINALIDADE PLANEJAR CIENTIFICAMENTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E CONTROLÁ-LAS VISANDO METAS, PADRÕES PRÉ-DEFINIDOS

17 TEORIAS TRADICIONAIS DO CURRÍCULO

18 BOBBIT – 1918 THE CURRÍCULUM:ESCOLARIZAÇÃO DA MASSAS
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: TAYLORISMO APLICADO À ESCOLA PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO, DA RACIONALIDADE TÉCNICA. CIENTIFICISMO E PADRONIZAÇÃO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS

19 TYLER (1949) PREOCUPAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO OBJETIVOS EDUCACIONAIS TECNOCRATISMO - ESCOLA COMO VIA DE ADAPTAÇÃO AOS PRECEITOS MERCADOLÓGICOS – BASE NO CONTROLE DE RESULTADOS E NA EXPLICITAÇÃO DE OBJETIVOS COM BASE NA FORMAÇÃO PARA A BASE MERCANTIL.

20 CARACTERÍSTICAS ENSINO HUMANÍSTICO DE CULTURA GERAL
CONCEPÇÃO HUMANISTA TRADICIONAL, CENTRA-SE NA ESSÊNCIA DO INTELECTO, NO CONHECIMENTO; HOMEM CONSTITUÍDO POR UMA ESSÊNCIA IMUTÁVEL ( INATISMO) ENSINO DE CARÁTER VERBALISTA, AUTORITÁRIO E INIBIDOR DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO

21 CONTEÚDOS ENCICLOPÉDICOS, DESCONTEXTUALIZADOS
VALORIZAÇÃO DO CONTEÚDO, DO ASPECTO INTELECTUAL, DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO CENTRADA NO PROFESSOR, QUE DEVE DOMINAR OS CONTEÚDOS ENSINAR É REPASSAR CONHECIMENTOS

22 APRENDIZAGEM É MODIFICAÇÃO DE DESEMPENHO
ENSINO É PROCESSO DE CONDICIONAMENTO / REFORÇO DA RESPOSTA QUE SE QUER OBTER, ATRAVÉS DA MECANIZAÇÃO DO PROCESSO BEHAVIORISMO,COMPORTAMENTALISMO, AMBIENTALISMO

23 NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MAS COM O RESULTADO E PRODUTO DESEJADO
CRIANÇA / ALUNO; CAPACIDADE DE ASSIMILAÇÃO IGUAL A DE ADULTO, PORÉM MENOS DESENVOLVIDA A APRENDIZAGEM É RECEPTIVA, MECÂNICA, SEM CONSIDERAR AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE CADA IDADE

24 O ALUNO/A É EDUCADO/A ATINGIR PELO PRÓPRIO ESFORÇO SUA PLENA REALIZAÇÃO PESSOAL (COMPETITIVIDADE)
BUSCA-SE A EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, QUALIDADE, RACIONALIDADE, PRODUTIVIDADE NA ESCOLA, QUE DEVE FUNCIONAR COMO UMA EMPRESA

25 PAPEL DA ESCOLA TRANSMITIR CONHECIMENTOS ACUMULADOS PELA HUMANIDADE
REALIZAR A PREPARAÇÃO MORAL E INTELECTUAL DOS INDIVÍDUOS PARA ASSUMIREM SEU LUGAR NA SOCIEDADE OFERTAR A TODOS OS MESMOS CAMINHOS, PRIVILEGIANDO ASSIM, AS CAMADAS MAIS FAVORECIDAS

26 ARTICULA-SE COM O SISTEMA PRODUTIVO PARA O APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA CAPITALISTA: PROVÊ A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS PARA O MERCADO DE TRABALHO, DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE INDUSTRIAL E TÉCNOLÓGICA PREOCUPA-SE COM OS ASPECTOS MENSURÁVEIS E OBSERVÁVEIS DA APRENDIZAGEM ( NOTAS, GRÁFICOS, TABELAS...)

27 ESCOLA FUNCIONA COMO MODELADORA DO COMPORTAMENTO HUMANO

28 CONTEÚDOS SÃO OS CONHECIMENTOS E VALORES SOCIAIS ACUMILADOS ATRAVÉS DOS TEMPOS E REPASSADOS AOS ALUNOS COMO VERDADES ABSOLUTAS E INDISCUTÍVEIS SÃO INFORMAÇÕES ORDENADAS NUMA SEQUÊNCIA LÓGICA E PSICOLÓGICA

29 AVALIAÇÃO VALORIZAÇÃO DOS ASPECTOS COGNITIVOS, QUANTITATIVOS COM ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO ÊNFASE NA PRODUTIVIDADE DO/DA ALUNO/A VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS ATRAVÉS DE TESTES ORAIS E ESCRITOS, PROVAS, TRABALHOS DE CASA, TESTES OBJETIVOS

30 O ALUNO DEVE REPRODUZIR NA ÍNTEGRA O QUE FOI ENSINADO
DIRETAMENTE LIGADA AOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS OCORRE NO FINAL DO PROCESSO COM O OBJETIVO DE CONSTATAR SE AO/AS ALUNOS/AS ATINGIRAM OS COMPORTAMENTOS DESEJADOS PRÁTICA POUCO FUNDAMENTADA, APEGO EXAGERADO AOS LIVROS DIDÁTICOS

31 PROFESSOR E ALUNO/A PROFESSOR É O CENTRO DO PROCESSO
PROFESSOR É O TÉCNICO RESPONSÁVEL PELA EFICIÊNCIA NO ENSINO E QUM ADMINISTRA AS CONDIÇÕES DE TRANSMISSÃO DAS MATÉRIAS RELAÇÃO BASEADA EM REGRAS E DISCIPLINA RÍGIDA

32 ALUNO É UM SER PASSIVO, SUBMISSO, RECEPTIVO E SUJEITO AOS CASTIGOS
O/A ALUNO/A É UM SER FRAGMENTADO, ESPECTADOR QUE ESTÁ SENDO PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO, PARA “APRENDER A FAZER”

33 MANIFESTAÇÕES HERBART SKINNER GAGNÉ COSETE RAMOS LDB 5.540/68 LDB 5.692/71

34 MODELO DE CONHECIMENTO
OBJETIVISTA S O

35 TEORIAS CRÍTICAS DO CURRÍCULO

36 CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE
A SOCIEDADE É DIVIDIDA EM CLASSES ANTAGÔNICAS QUE SOB A FORMA DE LUTA DE CLASSES OPÕE BURGUESIA AO PROLETARIADO É UMA LUTA QUE SE TRAVA NAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, QUE SÃO RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO

37 ESCOLA CUMPRE SEU PAPEL NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DO CAPITALISMO
FOCO DISCUTE QUE A EDUCAÇÃO É UM INTRUMENTO DE DISCRIMINAÇÃO SOCIAL, NA MEDIDA QUE REFORÇA E LEGITIMA A MARGINALIZAÇÃO CULTURAL ESCOLAR ESCOLA CUMPRE SEU PAPEL NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DO CAPITALISMO

38 CONCEITOS 1)VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
OS GRUPOS E CLASSES DOMINANTES CONTROLAM OS SIGNIFICADOS CULTURALMENTE LEGÍTIMOS E SOCIALMENTE MAIS VALORIZADOS AQUELES QUE TÊM MAIS CAPITAL CULTURAL SÃO MAIS BEM SUCEDIDOS NA ESCOLA

39 (POLÍCIA, TRIBUNAIS, PRISÕES..) 3)APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO
2) APARELHOS REPRESSIVOS DO ESTADO (POLÍCIA, TRIBUNAIS, PRISÕES..) 3)APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO ( IGREJA, ESCOLA, MÍDIA...)

40 4) A ESCOLA É DIVIDIDA EM DUAS GRANDES REDES
REDE PP= PRIMÁRIO =PROFISSIONAL, DESTINADA AOS TRABALHADORES; REDE SS = SECUNDÁRIO SUPERIOR, DESTINADA À BURGUESIA CORRESPONDE À DIVISÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

41 FINALIDADE EXPLICITA OS MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA CAPITALISTA E COMO ESTA SE CONSTITUI PÕE EM EVIDÊNCIA O COMPROMETIMENTO DA EDUCAÇÃO COM OS INTERESSES DA CLASSE DOMINANTE

42 DEFENDE QUE QUANTO MAIS OS PROFESSORES IGNORAM QUE ESTÃO REPRODUZINDO A SOCIEDADE CAPITALISTA, MAIS EFICAZMENTE A REPRODUZEM A ESCOLA É CONDICIONADA PELOS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E CULTURAIS, MAS CONTRADITORIAMENTE EXISTE NELA UM ESPAÇO QUE APONTA A POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

43 SUSTENTA A FINALIDADE SÓCIO-POLÍTICA DA EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO POSSIBILITA A COMPREENSÃO DA REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL-SOCIAL E EXPLICITA O PAPEL DO SUJEITO CONSTRUTOR / TRANSFORMADOR ESSA MESMA REALIDADE SUSTENTA A FINALIDADE SÓCIO-POLÍTICA DA EDUCAÇÃO SE COLOCA COMO INSTRUMENTO DE LUTA DOS PROFESSORES AO LADO DE OUTRAS PRÁTICAS SOCIAIS

44 CARACTERÍSTICAS CRÍTICA AOS PROCESSOS DE CONVENCIMENTO, ADAPTAÇÃO E REPRESSÃO DA HEGEMONIA DOMINANTE CONTRAPOSIÇÃO AO EMPIRICISMO E AO PRAGMATISMO DAS TEORIAS TRADICIONAIS CRÍTICA À RAZÃO ILUMINISTA E RACIONALIDADE TÉCNICA

45 BUSCA DA RUPTURA DO STATUS QUO
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO - ( MOVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO) CRÍTICA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL PAUTADA NA PROPRIEDADE PRIVADA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO. (FUNDAMENTOS EM MARX E GRAMSCI) CRÍTICA À ESCOLA COMO REPRODUTORA DA HEGEMONIA DOMINANTE E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. (MICHAEL APPLE)

46 ESCOLA FRANCESA: TEORIA DA REPRODUÇÃO CULTURAL - “CAPITAL CULTURAL”
ESCOLA FRANCESA: TEORIA DA REPRODUÇÃO CULTURAL - “CAPITAL CULTURAL”. O CURRÍCULO DA ESCOLA ESTÁ BASEADO NA CULTURA E NA LINGUAGEM DOMINANTE, TRANSMITIDO ATRAVÉS DO CÓDIGO CULTURAL (BOURDIEU E PASSERON) ESCOLA DE FRANKFURT : CRÍTICA À RACIONALIDADE TÉCNICA DA ESCOLA “PEDAGOGIA DA POSSIBILIDADE”- DA RESISTÊNCIA: CURRÍCULO COMO EMANCIPAÇÃO E LIBERTAÇÃO (GIROUX E FREIRE)

47 CURRÍCULO OCULTO = CRÍTICA À REPRODUÇÃO NÃO EXPRESSA NO CURRÍCULO OFICIAL, MAS MANIFESTADA PELAS RELAÇÕES SOCIAIS NA E DA ESCOLA BOWLES E GINTIS : AS RELAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA MAIS QUE O CONTEÚDO ERAM RESPONSÁVEIS PELA SOCIALIZAÇÃO NECESSÁRIAS PARA BOA ADAPTAÇÃO ÀS EXIGÊNCIAS DO TRABAHO CAPITALISTA

48 TEORIAS CRÍTICAS NA FORMULAÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
CONCEPÇÃO DIALÉTICA DE EDUCAÇÃO SISTEMATIZADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM 1980. EDUCAÇÃO COMO VIA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA E TRANSFORMAÇÃO DAS BASES SOCIAIS.

49 CURRÍCULO COMO CONJUNTO DAS ATIVIDADES NUCLEARES DA ESCOLA – RECUPERAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E DO PAPEL DO CONTEÚDO HISTORICAMENTE SISTEMATIZADO E CONSTRUÍDO PELO CONJUNTO DA HUMANIDADE. SUPERAÇÃO DAS VISÕES NÃO-CRÍTICAS E CRÍTICO – REPRODUTIVISTAS DA EDUCAÇÃO

50 A PRÁTICA PEDAGÓGICA PROPÕE UMA INTERAÇÃO ENTRE CONTEÚDO E REALIDADE CONCRETA, VISANDO A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE = AÇÃO – COMPREENSÃO – AÇÃO

51 PAPEL DA ESCOLA VALORIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIALIZADOR DOS CONHECIMENTOS E SABERES UNIVERSAIS A AÇÃO EDUCATIVA PRESSUPÕE UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O ATO POLÍTICO E O ATO PEDAGÓGICO

52 CONTEÚDOS ENFOQUE NO CONTEÚDO COMO PRODUÇÃO HISTORICO-SOCIAL DE TODOS OS HOMENS CONTEÚDOS CULTURAIS UNIVERSAIS QUE SÃO INCORPORADOS PELA HUMANIDADE FRENTE À REALIDADE SOCIAL

53 AVALIAÇÃO PRÁTICA EMANCIPADORA
FUNÇÃO DIAGNÓSTICA, PERMANENTE E CONTÍNUA MEIO DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, PARA A REFORMULAÇÃO /INTERVENÇÃO DESSA PRÁTICA E DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

54 PRESSUPÕE TOMADA DE DECISÃO
O ALUNO TOMA CONHECIMENTO DOS RESULTADOS DE SUA APRENDIZAGEM E ORGANIZA-SE PARA AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS

55 PROFESSOR E ALUNO RELAÇÃO INTERATIVA, AMBOS SÃO SUJEITOS ATIVOS NA CAMINHADA DA APRENDIZAGEM PROFESSOR E ALUNO SÃO SERES CONCRETOS – SÓCIO-HISTÓRICOS- SITUADOS NUMA CLASSE SOCIAL

56 PROFESSOR É AUTORIDADE COMPETENTE QUE DIRECIONA O PROCESSO PEDAGÓGICO; INTERFERE E CRIA CONDIÇÕES DE CONHECIMNETO NECESSÁRIOS À APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ALUNO É PARTICIPANTE ATIVO DA APRENDIZAGEM, PROFESSOR É MEDIADOR ENTRE O SABER E O ALUNO

57 MANIFESTAÇÕES BOURDIEU / PASSERON ALTHUSSER BAUDELOT / ESTABLET
MARX/ GRAMSCI / SUCHODOLSKI MANACORDA / MAKARENKO SAVIANI / JAMIL CURY/FRIGOTTO LIBÂNEO / ACÁCIA KUENZER PAULO FREIRE/GADOTTI

58 MODELO DE CONHECIMENTO
RELAÇÃO DIALÉTICA S O ÊNFASE NAS RELAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS QUE CONSTITUEM O OBJETO E O SUJEITO

59 TEORIAS PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO

60 PÓS - MODERNISMO PÓS – ESTRUTURALISMO PÓS - COLONIALISMO

61 CONTEXTO DAS TEORIAS PÓS- CRÍTICAS
MOVIMENTO INTELECTUAL QUE PROCLAMA QUE ESTAMOS VIVENDO UMA NOVA ÉPOCA HISTÓRICA=A PÓS-MODERNIDADE NÃO REPRESENTA UMA TEORIA COERENTE, UNIFICADA, MAS UM CONJUNTO VARIADO DE PERSPECTIVAS, ABRANGENDO UMA DIVERSIDADE DE CAMPOS POLÍTICOS, ESTÉTICOS, EPISTEMOLÓGICOS

62 EM TERMOS SOCIAIS TEM COMO REFERÊNCIA UMA OPOSIÇÃO OU TRANSIÇÃO
ENTRE A MODERNIDADE ( INICIADA COM A RENASCENÇA E CONSOLIDADA COM O ILUMINISMO) E A PÓS-MODERNIDADE ( INICIADA EM ALGUM PONTO DA METADE DO SÉCULO XX)

63 EM TERMOS ESTÉTICOS MOVIMENTO MODERNISTA INICIADO EM MEADOS DO SÉCULO XIX, DE REAÇÃO ÀS REGRAS DO CLASSICISMO NA LITERATURA E NAS ARTES ATACA AS NOÇÕES DE PUREZA, ABSTRAÇÃO E FUNCIONALIDADE.

64 NA SUA VERTENTE SOCIAL/POLÍTICA/FILOSÓFICA/
EPISTEMOLÓGICA QUESTIONA OS PRINCÍPIOS, PRESSUPOSTOS DO PENSAMENTO SOCIAL E POLÍTICO ESTABELECIDOS E DESENVOLVIDOS A PARTIR DO ILUMINISMO

65 NÃO ESTABELECEREM UM SOCIEDADE PERFEITA DO SONHO ILUMINISTA
IDÉIAS DE RAZÃO, CIÊNCIA, RACIONALIDADE, PROGRESSO CONSTANTE, ESTÃO INTIMAMENTE LIGADAS AO TIPO DE SOCIEDADE QUE SE DESENVOLVEU NOS SÉCULOS SEGUINTES NÃO ESTABELECEREM UM SOCIEDADE PERFEITA DO SONHO ILUMINISTA PESADELO DE UM SOCIEDADE TOTALITÁRIA, BUROCRATICAMENTE ORGANIZADA

66 SÃO AS RAÍZES DOS PROBLEMAS QUE INQUIETAM E ASSOLAM OS TEMPOS ATUAIS
O PROGRESO NÃO É ALGO NECESSARIAMENTE DESEJÁVEL OU BENIGNO ( DOMÍNIO DA NATUREZA, AVANÇOS DA CIÊNCIA..)

67 SUJEITO MODERNO É GUIADO UNICAMENTE POR SUA RAZÃO,
ATAQUES FULMINANTES AO SUJEITO RACIONAL, LIVRE, AUTONÔMO, CENTRADO E SOBERANO DA MODERNIDADE SUJEITO MODERNO É GUIADO UNICAMENTE POR SUA RAZÃO, ESTÁ NO CENTRO DA AÇÃO SOCIAL E SUA CONSCIÊNCIA É O CENTRO DE SUAS PRÓPRIAS AÇÕES ESTE SUJEITO NÃO ADMITE DIVISÕES OU CONTRADIÇÕES, É UNITÁRIO.

68 O SUJEITO É FUNDAMENTALMENTE FRAGMENTADO
COM LACAN E FREUD , O SUJEITO É FUNDAMENTALMENTE FRAGMENTADO E NÃO É O CENTRO DAS AÇÕES SOCIAIS. ELE NÃO PENSA, NÃO PRODUZ, ELE É PENSADO, E PRODUZIDO ELE É DIRIGIDO A PARTIR DO EXTERIOR, PELAS ESTRUTURAS, PELAS INSTITUIÇÕES, PELO DISCURSO PRIVILEGIA A MESTIÇAGEM, O HIBRIDISMO, DE CULTURAS E ESTILOS DE VIDA

69 IDÉIA DE “MUDANÇA DE PARADIGMAS”
CRÍTICA AOS PADRÕES CONSIDERADOS “RÍGIDOS” DA MODERNIDADE ROMPIMENTO À LÓGICA, POSITIVISTA, TECNOCRÁTICA E RACIONALISTA. TENTATIVA DE DAR VOZ AOS SUBALTERNOS EXCLUÍDOS DE UMA SISTEMA TOTALIZANTE E PADRONIZADO SUPERAÇÃO DAS VERDADES ABSOLUTAS

70 PRIMAZIA DO DISCURSO SOBRE A REALIDADE EXPLICADA EM SUA CONCRETUDE.
CURRÍCULO MULTICULTURALISTA. SUPERAÇÃO DE VERDADES TOTALIZANTES E “ABSOLUTAS” “DEMOCRATIZAÇÃO CULTURAL” VOLATILIDADE DE DISCURSOS DIVERSIDADES CULTURAIS

71 IMPORTANTES IMPLICAÇÕES CURRICULARES,
POIS AS ATUAIS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO , PEDAGOGIA, CURRÍCULO, TÊM SUAS BASES NA MODERNIDADE E NAS IDÉIAS MODERNAS.

72 A EDUCAÇÃO TAL COMO CONHECEMOS HOJE, É UM IDÉIA MODERNA,
SEU OBJETIVO CONSISTE EM TRANSMITIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, EM FORMAR UM SER HUMANO SUPOSTAMENTE RACIONAL E AUTÔNOMO, EM MOLDAR O CIDADÃO DA MODERNA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA INCOMPATIBILIDADE ENTRE O CURRÍCULO EXISTENTE E O PÓS-MODERNO

73 O CURRÍCULO EXISTENTE É LINEAR, SEQUENCIAL, ESTÁTICO;
SUA EPISTEMOLOGIA É REALISTA E OBJETIVISTA; É DISCIPLINAR E FRAGMENTADO, RIGIDAMENTE SEPARADO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO DO COTIDIANO, SEGUE FIELMENTE AS GRANDES NARRATIVAS DAS CIÊNCIAS, TOMADAS COMO VERDADES.

74 AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
DESCONFIAM PROFUNDAMENTE DOS IMPULSOS EMANCIPADORES E LIBERTADORES DA TEORIA CRÍTICA, QUE SE FUNDAMENTA NA VONTADE DE DOMÍNIO E CONTROLE DA EPISTEMOLOGIA MODERNA. SE CONSTITUEM UM ATAQUE À PRÓPRIA IDÉIA DE EDUCAÇÃO. FOUCAULT, DERRIDA, LYOTARD, DELEUZE, CHERYHOLMES, GUATTARI, LACAN GÊNESE = NIETZCHE, HEIDDEGER

75 ENFATIZAM A INDETERMINAÇÃO, A INCERTEZA NO CONHECIMENTO
OS SIGNIFICADOS SÃO CULTURAIS E SOCIALMENTE PRODUZIDOS, ENVOLTOS EM RELAÇÕES DE PODER QUESTIONAMENTO DE SIGNIFICADOS “TRANSCEDENTAIS” LIGADOS À RELIGIÃO, POLÍTICA, CIÊNCIA... BUSCANDO ONDE, QUANDO, POR QUEM FORAM INVENTADOS

76 DESCONTRUÇÃO DOS BINARISMOS QUE CONSTITUEM O CONHECIMENTO
MACHO / FÊMEA; BRANCO / NEGRO; CIENTÍFICO / NÃO CIENTÍFICO DISCUSSÃO DAS ATUAIS E RÍGIDAS SEPARAÇÕES CURRICULARES ENTRE AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

77 CURRÍCULO COMO DISCURSO
NÃO TOMA A REALIDADE TAL COMO ELA É E SIM COMO O QUE OS DISCURSOS SOBRE ELAS DIZEM COMO ELA DEVERIA SER: REPRESENTAÇÕES A REALIDADE NÃO PODE SER CONCEBIDA FORA DOS PROCESSOS LNGUISTICOS DE SIGNIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE PODER

78 ANÁLISE COMPARATIVA TEORIAS CRÍTICAS TEORIAS PÓS CRÍTICAS
FIM DAS METANARRATIVAS HIBRIDISMO CURRÍCULO COMO DISCURSO- REPRESENTAÇÕES CULTURA IDENTIDADE/ SUBJETIVIDADE DISCURSO GÊNERO, RAÇA, ETNIA, SEXUALIDADE REPRESENTAÇÃO E INCERTEZAS MULTICULTURALISMO CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES RELATIVISMO COMPREENSÃO DO “PARA QUEM” SE CONSTRÓI O CURRÍCULO FORMAÇÃO DE IDENTIDADES TEORIAS CRÍTICAS CONCEITOS E CONHECIMENTOS HISTÓRICOS E CIENTÍFICOS CONCEPÇÕES E TEORIA DE CURRÍCULO CONCEITOS COMO :TRABALHO MATERIALIDADE/ OBJETIVIDADE REALIDADE CLASSES SOCIAIS EMANCIPAÇÃO E LIBERTAÇÃO DESIGUALDADE SOCIAL CURRÍCULO COMO RESISTÊNCIA CURRÍCULO OCULTO DEFINIÇÃO DO “O QUÊ” E “POR QUÊ” SE ENSINA NOÇÃO DE SUJEITO

79 INSUFICIÊNCIAS DAS TEORIAS PÓS- CRITICAS
FRAGMENTAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS RELATIVIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRIMAZIA DA AMBIGUIDADE E DA INDETERMINAÇÃO – INSUFICIENTE PARA SE CAPTAR O REAL HIBRIDISMO DE CONCEPÇÕES RELATIVIZAM AS POSSIBILIDADES DE COMPREENDER O REAL EM SUA TOTALIDADE

80 NÃO HÁ O REAL PARA SE FAZER A CRITICA
NÃO HÁ CONHECIMENTO PARA SER SISTEMATIZADO INSUFICIENTE PARA SER “TRANSFORMADOR” PODE CONTRADITORIAMENTE SER EMANCIPADOR E REACIONÁRIO.

81 TEORIAS TRADICIONAIS - CONCEITOS
ENSINO APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO METODOLOGIA DIDÁTICA ORGANIZAÇÃO PLANEJAMENTO EFICIÊNCIA OBJETIVOS

82 TEORIAS CRÍTICAS- CONCEITOS
IDEOLOGIA REPRODUÇÃO CULTURAL E SOCIAL PODER CLASSE SOCIAL CAPITALISMO RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO EMANCIPAÇÃO / LIBERTAÇÃO CURRÍCULO OCULTO RESISTÊNCIA

83 TEORIAS PÓS-CRÍTICAS- CATEGORIAS
IDENTIDADE / ALTERIDADE / DIFERENÇA SUBJETIVIDADE SIGNIFICAÇÃO E DISCURSO SABER-PODER REPRESENTAÇÃO CULTURA / MULTICULTURALISMO GÊNERO / RAÇA / ETNIA / SEXUALIDADE

84 ESTUDO ERRADO (GABRIEL- O PENSADOR)
RETENÇÃO INDISCIPLINA DESMOTIVAÇÃO EVASÃO NÃO APRENDIZAGEM VIOLÊNCIA ETC COMO TEMOS ENTENDIDO E TRABALHADO ESTAS SITUAÇÕES?


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