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POTENCIAL DA LOGÍSTICA NO NORDESTE

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Apresentação em tema: "POTENCIAL DA LOGÍSTICA NO NORDESTE"— Transcrição da apresentação:

1 POTENCIAL DA LOGÍSTICA NO NORDESTE
I SEMINÁRIO ANELOGNE MARCILIO CUNHA

2 Brasil Nordeste % Área (Km²) ,60 18,2 População (2010) 27,8 PIB R$ 4,403 trilhões R$ bilhões * 13,0 MARCILIO CUNHA * estimado -2012 Fonte : IBGE

3 NORDESTE COMPETITIVO MARCILIO CUNHA

4 NORDESTE BENEFICIADO “O Nordeste foi beneficiado pela opção estratégica da política econômica do país. A opção de apostar no mercado interno, aliada a uma política de transferência de renda e de aumento da renda e do emprego beneficiou sobremaneira a região Nordeste.” Tânia Bacelar economista pernambucana

5 Lojas Americanas, Pão de Açucar, Carrefour e
GRANDES REDES Lojas Americanas, Pão de Açucar, Carrefour e Walmart estão descobrindo o interior do Nordeste. Atraídas pelo aumento de renda da Classe C, estão investindo em formatos menores, se instalando em municípios de 200 mil a 400 mil habitantes. Investimentos de mais de R$11 bilhões até 2013, com abertura de mais de lojas. FONTE:Folha de São Paulo MARCILIO CUNHA

6 País Estados Unidos China Japão Alemanha Brasil França Inglaterra
MERCADO CONSUMIDOR DO MUNDO EM 2020 País Consumo ( em reais ) Estados Unidos 20,4 trilhões China 10,9 trilhões Japão 7,0 trilhões Alemanha 4,4 trilhões Brasil 3,5 trilhões França 3,2 trilhões Inglaterra 3,0 trilhões Itália 2,8 trilhões Fontes : McKinsey e Fecomércio MARCILIO CUNHA

7 ESTADOS NORDESTINOS QUE MAIS CRESCEM EM VENDAS ( em bilhões de reais )
2010 2020 Crescimento Pernambuco 20,1 58,9 193 % Alagoas 5,6 16,0 186 % Piauí Paraíba 7,1 19,8 179 % Maranhão 9,2 24,9 171 % Ceará 16,9 45,4 169 % Sergipe 3,7 8,4 127 % Bahia 29,1 64,8 123 % Rio Grande do Norte 6,1 13,3 118 % Fontes : McKinsey e Fecomércio MARCILIO CUNHA

8

9 Industrias da Região Nordeste:
produzem o equivalente a R$ 29,2 Bilhões por ano. 81% de sua produção estão concentrados no setor: Bebidas, Papel e Celulose, Açucar, Alcool , Combustíveis, Bolachas, Biscoitos, Autopeças, Farinha de Trigo e Petroquímicos. MARCILIO CUNHA

10 As principais Cadeias Agropecuárias do Nordeste:
93 % da produção agropecuária respondem por seis produtos: Cana de Açucar , Bovinos, Fruticultura, Mandioca, Soja e Milho. MARCILIO CUNHA

11 A produção Extrativista Mineral e Florestal
92% dos produtos relacionados correspondem do que é extraído na Região Nordeste. Petróleo, Gás Natural, Madeira, Calcário, Sal e Potássio. MARCILIO CUNHA

12 EVOLUÇÃO DO MERCADO em milhões de toneladas
FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A. – 2011 MARCILIO CUNHA

13 Mercados em expansão Frutas: Alavanca-se a produção do Vale do SF
Produção de Frutas no Vale do São Francisco Potencial de 175 mil t anuais Taxa de crescimento anual 7,8% a.a. Mil t MARCILIO CUNHA FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA

14 Mercados em expansão Gipsita: Ferrovia alavanca o crescimento
Produção de Gipsita em Pernambuco Aumentou 3,5 vezes nos últimos 10 anos Potencial de 22 milhões de ton anuais Taxa de crescimento anual 10,8% a.a. Milhões de Toneladas Fonte : Transnordestina Logística SA MARCILIO CUNHA

15 Taxa de crescimento anual
Potencial do Agronegócio no Nordeste Grãos: Ferrovia alavanca o crescimento Oeste da Bahia, SE do Maranhão e Piauí Aumentou 5 vezes em 10 anos Milhão t Taxa de crescimento anual 17,3% aa FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A MARCILIO CUNHA

16 CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE
278,4 milhões de toneladas por ano produzidas na Região NE tem um pouco mais da metade transportado por longas distâncias saindo das fronteiras das mesoregiões. MARCILIO CUNHA Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO)

17 73,5 milhões de toneladas de produtos
CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE 73,5 milhões de toneladas de produtos de outros países ou de outras regiões brasileiras que são consumidas nos nove Estados Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

18 99,7 milhões de toneladas são fluxos de passagem,
CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE 99,7 milhões de toneladas são fluxos de passagem, utilizando-se da infraestrutura de transportes da Região NE sem ser produzidas ou consumidas por ela. MARCILIO CUNHA Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO)

19 No ano de 2020 serão produzidas
CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE No ano de serão produzidas 526,5 milhões de toneladas por ano na Região NE (89% a mais). Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

20 74,0 milhões de toneladas por ano de fluxo de consumo.
CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE 74,0 milhões de toneladas por ano de fluxo de consumo. MARCILIO CUNHA Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO)

21 309,3 milhões de toneladas ano de fluxo de
CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE 309,3 milhões de toneladas ano de fluxo de de passagem ( 310% a mais ) a um custo de R$ 33,0 bilhões. MARCILIO CUNHA Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO)

22 Algumas das principais rodovias que fazem
O NORDESTE E A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA Algumas das principais rodovias que fazem a interligação Nordeste – Sudeste já estão trabalhando acima de sua capacidade. MARCILIO CUNHA Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO)

23 O Nordeste precisa receber R$ 25,8 bilhões
O NORDESTE E A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA O Nordeste precisa receber R$ 25,8 bilhões em infraestrutura para chegar competitivo e com capacidade de escoar a sua produção em 2020. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

24 Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) - 2012
MARCILIO CUNHA

25 A MALHA LOGISTICA NO NORDESTE:
é composta por mais de rotas de ligação. o estudo identificou 196 nós que representam as principais origens e destinos de cargas da região. o estudo sinaliza dificuldades que enfrentam os modais ao passar por esses locais para chegar ao seu local de consumo. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI e Federações das Indústrias dos Estados da Região MARCILIO CUNHA

26 Implantação de ferrovias R$ 12 bilhões Melhorias nos portos
O NORDESTE E A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA AÇÕES VALOR Implantação de ferrovias R$ 12 bilhões Melhorias nos portos R$ 11 bilhões Hidrovias R$ 272,8 milhões Rodovias R$ 2,3 bilhões Total R$ 25,8 bilhões Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI e Federações das Indústrias dos Estados da Região MARCILIO CUNHA

27 PA opera próximo do limite de capacidade.
NORDESTE DESIGUAL opera próximo do limite de capacidade. chega em 2020 a um estado crítico. capacidade de transporte t/dia. atualmente transporta t/dia. expectativa em 2020, t/dia. PA MARCILIO CUNHA Fonte: Revista FIEC

28 CUSTO LOGÍSTICO DE TRANSPORTE NO NORDESTE :
significou 6% do Produto Interno Bruto (PIB) da Região. atingiu o valor de R$ 30,2 bilhões. foram contabilizados nesses custos ( frete interno, pedágios, transbordo, tarifas portuárias e fretes em todos os modais de transporte – aéreo, aquaviário e rodoviário ). Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI e Federações das Indústrias dos Estados da Região MARCILIO CUNHA

29 EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
PERNAMBUCO EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ADUTORA DO OESTE BR- 101 BR- 316 BR- 104 POLO GESSEIRO CANAL DO SERTÃO TRANSORDESTINA BR- 116 ADUTORA DO PAJEÚ BR- 408 POLO FARMACOQUÍMICO GASODUTO POLO DE CONFECÇÕES EIXO NORTE EIXO LESTE PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL ADUTORA DE AGRESTINA BR- 232 COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE PONTE DO IBÓ BR- 116 BR- 101 REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANSCISCO INTERLIGAÇÃO DE BACIAS, CANAIS E ADUTORAS ADUTORA DO AGRESTE BACIA LEITEIRA VINIFRUTICULTURA BR- 423 Ações estruturadoras presentes em todas as Regiões de Desenvolvimento, relacionando-se com as cidades polo e com os principais arranjos produtivos Secretaria dos Transportes MARCILIO CUNHA

30 PERNAMBUCO VIAS ESTRATÉGICAS
AFOGADOS DA INGAZEIRA PE 320 PE 292 OURICURI SALGUEIRO PE 280 BR 316 PE 390 RECIFE CARUARU BR 232 PE 604 SERRA TALHADA PE 265 VITÓRIA DE SANTO ANTÃO BR 116 BR 423 BR 101 FLORESTA BR 110 ARCOVERDE PALMARES PE 360 PE 555 PE 126 BR 428 PE 177 GARANHUNS PETROLINA Requalificação das rodovias PE 090, PE 120, PE 126, PE 127, PE 177, PE 275, PE 292, PE 360 E PE 390. Secretaria dos Transportes MARCILIO CUNHA

31 TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA - CFN
FERROVIAS DO NORDESTE EXTENSÃO : Km CONCESSÕES : TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA - CFN AL , PE , PB , RN , CE , PI , MA ( km ) FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA – VALE BA e SE ( km ) TRANSNORDESTINA CONSTRUÇÃO 880 Km REMODELAÇÃO 1180 Km MARCILIO CUNHA

32 A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral ao interior.
TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA Será um dos eixos do desenvolvimento regional. A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral ao interior. Pernambuco e Ceará serão beneficiados diretamente concentrando as exportações de grãos. MARCILIO CUNHA FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA

33 Operação e Terminais em 22 pátios e 1.836 funcionários.
TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA Possui 93 locomotivas e vagões. Operação e Terminais em 22 pátios e funcionários. Presente em 127 municípios do Nordeste com PIB R$ 67 bilhões. MARCILIO CUNHA FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA

34 INFRAESTRUTURA FERROVIARIA
FERROVIA TRANSNORDESTINA INFRAESTRUTURA FERROVIARIA EXISTENTE Belém São Luis Barcarena Malha atual CFN Pecém Itapipoca Fortaleza Malha atual FCA Açailândia Codó Marabá Crateús Imperatriz Trecho complementar Macau Serra dos Carajás Teresina P. Carneiro Natal Ferrovia Norte-Sul Estreito Arrojado Sousa Crato João Pessoa Missão Velha Araripina Itabaiana Ferrovia dos Carajás Eliseu Martins Coqueiral Salgueiro Recife Hidrovia Araguaiá - Tocantins Arcoverde Petrolina Palmeiras Dos Indios SUAPE Palmas Juazeiro Maceió Semiárido Propriá Senhor do Bom Fim Aracajú Eixo Costeiro Soja Salvador Irrigação Gesso BRASILIA Hidrovia São Francisco Nova Transordestina Goiânia MARCILIO CUNHA

35 FERROVIA TRANSNORDESTINA
MARCILIO CUNHA

36 Suape FERROVIA TRANSNORDESTINA Eliseu Martins Pesqueira Pecém Missão
527 Km Missão Velha Suape Trindade Pesqueira Divisa PE / PI Eliseu Martins 96 Km Parnamirim 165 Km 310,63 Km 226,79 Km 34.94 Km Petrolina Salgueiro MARCILIO CUNHA

37 Pátio de Arapiraca – Al DEPOIS Pátio de Arapiraca – Al ANTES
MARCILIO CUNHA FONTE : TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA

38 Novas Opções Solução logística é o Nordeste
Maranhão Piauí Tocantins Mato Grosso Pará 10 milhões de t anuais de Soja Porto Franco (MA) Pecém (CE) São Luis (MA) Projeção conservadora: 50 milhões de t de grãos 30 milhões de t anuais de Soja, Milho e Algodão Eliseu Martins (PI) Suape (PE) Ilhéus/Aratu (BA) 10 milhões de t anuais de Soja FONTE : TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA MARCILIO CUNHA

39 Áreas de influência do Complexo
MARCILIO CUNHA Fonte : PROJETEC

40 2016 - 2030 Reforço da Malha Viária de Caruaru até Toritama
até Natal (RN) Duplicação BR-101 Até Natal (RN) e Aracajú (SE) Duplicação BR-104 de Caruaru até Toritama Duplicação BR-408 da BR-232 até Timbaúba Duplicação PE-60 de Suape até PE-38 Requalificação PEs-09/38 Transnordestina Implantada Restauração Ferrovia Sul de Cabo até Propriá (SE) Duplicação BR-232 De São Caetano até Arcoverde Duplicação BR-104 até divisória PE | PB Anel viário RMR 1º trecho – até Moreno Anel viário RMR Completo até Aracajú (SE) MARCILIO CUNHA Fonte : PROJETEC-2012

41 COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE INVESTIMENTOS PÚBLICOS
Nos últimos 4 anos R$ 1,1 bilhão Nos próximos 4 anos R$ 4 bilhões ANO MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS CONTÊINERS (TEU) 2010 toneladas 2011 toneladas 2012 toneladas 2016 toneladas * * * estimado Fontes: Complexo Industrial Portuário de Suape- 2013

42 ROTAS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO E TRANSPORTE MARÍTIMO
MARCILIO CUNHA FONTE :: COMPLEXO PORTUÁRIO INDUSTRIAL DE SUAPE

43 MARCILIO CUNHA

44 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL MIGUEL ARRAES
TCR TCA AI DI EA TCF BR-232 CCS CA BR-116 MARCILIO CUNHA Fonte: Marcilio Cunha -2008

45 ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO JABOATÃO DOS GUARARAPES
LOCALIZAÇÃO : BR – 101 ÁREA : 198 hectares EMPREGOS GERADOS : SEGURANÇA JURÍDICA : tratamento fiscal,cambial e administrativa (20 anos) DESTINO DA PRODUÇÃO : ELETRÔNICOS,FARMACÊUTICOS E TI EXPORTAÇÃO : % NACIONALIZAÇÃO : 20 % MARCILIO CUNHA Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

46 adequar a padrões competitivos mundiais, com
TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO adequar a padrões competitivos mundiais, com inovação tecnológica e qualidade em serviços. formar parcerias criando oportunidades e responsabilidades compartilhadas. estimular a ação de capacitar e treinar funcionários, aumentando a produtividade e a eficiência. conscientizar o profissional de logística a estar sintonizado com as mudanças do mercado. Fonte: Marcilio Cunha

47 determinar a estratégia da empresa definindo o
TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO determinar a estratégia da empresa definindo o conjunto de necessidades do consumidor que ela pretende satisfazer através de seus produtos e serviços. adequar os esforços na gestão de logística de distribuição, no cumprimento dos prazos de entrega. identificar e selecionar os sistemas de logística, com aplicativos de menor custo,voltados para os mercados interno e externo. Fonte: Marcilio Cunha

48 adequar o ritmo de abastecimento do mercado com a demanda.
TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO adequar o ritmo de abastecimento do mercado com a demanda. otimizar os processos de compra, produção e distribuição física de mercadorias. identificar todas as atividades necessárias para conquistar, atender e manter um cliente. monitorar o fluxo de informações com os seus parceiros da cadeia de suprimentos. Fonte: Marcilio Cunha

49 insumos e do consumo de muitos produtos
TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO reduzir a dependência do NE no uso de insumos e do consumo de muitos produtos adquiridos em outras regiões do país. intensificar a comercialização de insumos, de produtos e de serviços entre Estados nordestinos. aproveitar e estimular as tendências naturais da economia dos Estados nordestinos em prol do desenvolvimento regional. Fonte: Marcilio Cunha

50 Mercados em expansão no Nordeste
Polo Gesseiro Indústria Sucro-Alcooleira Construção Civil Avicultura Fruticultura Siderurgia Refinaria Fertilizantes Manufaturados MARCILIO CUNHA

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