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RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 ORIENTAÇÕES GERAIS

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Apresentação em tema: "RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 ORIENTAÇÕES GERAIS"— Transcrição da apresentação:

1 RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 ORIENTAÇÕES GERAIS
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo Diretoria de Ensino - Região Osasco RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 2º SEMESTRE ORIENTAÇÕES GERAIS Supervisor de Ensino: José Carlos dos Santos – (011) – (011)

2 Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1988.

3 ESCOLAS COM REC.PARALELA 4 27 12 TURMAS APROVADAS COM ATENDIMENTO 15
QUADRO DAS ESCOLAS EM RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2008 TURMA/CICLOS CICLO I CICLO II E.M. ESCOLAS D.E. 8 53 47 ESCOLAS COM REC.PARALELA 4 27 12 TURMAS APROVADAS COM ATENDIMENTO 15 149 PROF.NAS TURMAS ATENDIDAS 58 20 PROF.P/ATENDER TURMAS PENDENTES 56 5

4 ASPECTOS LEGAIS Resolução SE-40, de 13/05/08 e suas disposições quanto
a Recuperação Paralela Módulo Especial/2008 – 2º Semestre Alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática Sondagem de Alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática

5 Fundamentação legal RES. SE-40 de 13/05/2008;
Lei 9394/96 – Artigos 2º., 12 e 13; RES. SE-40 de 13/05/2008; Comunicado CENP de 02/06/2008; Parecer CEE-451/98 -A Amplitude do Termo Rendimento Escolar: Dimensão Cognitiva Dimensão Sócio-Afetiva Dimensão Psico-Motora; Parecer CEE-890/85 – Aspectos Qualitativos sobre os Quantitativos; Parecer CFE. N° 2.164/78 – Recuperação de Estudos (para análise).

6 A educação, dever da família e do Estado...;
Considerações LBD-9394/96 - Art.2º A educação, dever da família e do Estado...; A obrigatoriedade dos pais e responsáveis acompanhar o processo educativo de seus filhos

7 Estabelecimentos de Ensino
Incumbência dos Estabelecimentos de Ensino Lei 9394/96 – Art.12 I- elaborar e executar a sua proposta pedagógica; IV- velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; V- prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento; VII- informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica; .

8 III – zelar pela aprendizagem dos alunos;
Incumbência dos Docentes Lei 9394/96 – Art. 13 Os docentes devem: III – zelar pela aprendizagem dos alunos; IV – estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento

9 Resolução SE-40 de 13/05/2008 CONSIDERAÇÕES PRIORIZAR a Recuperação Contínua IMPLEMENTAR a Recuperação Paralela IMPLANTAR a Recuperação Paralela – Módulo Especial 2008(Alfabetização de Língua Portuguesa e Matemática)

10 Comunicado CENP de 02/06/2008 Coloca à disposição dos docentes e discentes todo acervo: pedagógico/ambientes/biblioteca/sala de informática para o bom uso na busca e construção de conhecimentos numa postura inter-transdisciplinar Apoio Didático ao Professor e Aluno: Letra e Vida Ler e Escrever Ensinar e Aprender Ensinar Prá Valer Experiências Matemática Atividades Matemáticas

11 In Experiências bem sucedidas em escolas públicas.
EXPERIÊNCIAS QUE DERAM CERTO EM ESCOLAS PÚBLICAS “ Escolas Inovadoras propiciam um clima escolar por meio de estratégias diferenciadas, traduzidas numa direção sintonizadas com mudanças qualitativas na relação com alunos, na participação das famílias e da comunidade, no engajamento dos professores e demais funcionários, no uso e na percepção do espaço físico, na sociabilidade e na própria imagem da escola”. In Experiências bem sucedidas em escolas públicas. Unesco/2003

12 DIRETRIZES A Diretoria de Ensino por meio do Grupo de Supervisão de Ensino e Oficina Pedagógica deverão: orientar os Gestores Escolares da importância de monitorar o processo de aprendizagem e ensino dos alunos matriculados; subsidiar – assessorar – o processo de recuperação de aprendizagem dos alunos encaminhados; parceria da Supervisão de Ensino – Oficina Pedagógica - Gestores Escolares

13 socializar em rede boas práticas docentes que deram certo e que
DIRETRIZES orientar e capacitar os docentes, principalmente, os responsáveis pela recuperação de aprendizagem de novas estratégias de ensino na busca do sucesso escolar do aluno; socializar em rede boas práticas docentes que deram certo e que viabilizaram e tiveram impacto na aprendizagem do aluno; incentivar os professores na reflexão docente, na busca de novas práxis pedagógicas valorizando ainda mais a sua docência na sala de aula; incentivar a importância de elaborar o portfólio no intuito de melhorar a auto estima e acompanhar a progressão continuada de cada aluno.

14 PROPOSTAS DE AÇÕES encontrar mecanismos pedagógicos ( conteúdos e estratégias) colocando à disposição da escola e dos professores para garantir a superação de dificuldades e competências

15 PROPOSTAS DE AÇÕES analisar e refletir sobre os resultados da Recuperação Paralela do 1º. Semestre/2008 nos aspectos rendimento e frequência; diagnosticar cada aluno com dificuldades de aprendizagens por meio das fichas avaliativas anexas no Caderno do Gestor 2; elaborar Proposta de Trabalho de recuperação de aprendizagem visando assegurar a melhoria dos resultados de desempenho dos alunos que farão parte do processo de recuperação paralela/módulo especial – 2º. Semestre 2008; preencher – monitorar o processo de recuperação por meio de fichas de acompanhamento e avaliação

16 Diretoria de Ensino/Supervisão de Ensino/
Oficina Pedagógica/Grupo Gestor Utilizar as HTPC para reflexão – socializar – encaminhar posturas que conduzam a um bom aprendizado escolar; Visitas de rotina nas escolas – salas de aula no intuito de criar um vínculo onde as trocas e os fluxos de informações e recursos alimentam relações e aprendizagens coletivas, orientadas por um propósito comum: a garantia de aprender e o exercício efetivo da função social da escola.

17 Diretoria de Ensino/Supervisão de Ensino/Oficina Pedagógica/Gurpo Gestor
Orientar o Professor Coordenador para monitorar o processo educativo objetivando a promoção do aluno e a evasão escolar; Orientar e capacitar os Professores-Coordenadores na importância de subsidiar – acompanhar – avaliar as ações docentes; Oportunizar aos Professores-Coordenadores a real necessidade de reverter e acontecer no espaço escolar a cultura do sucesso da aprendizagem.

18 METAS PARA 2º SEMESTRE/2008 Envolver 100% dos alunos encaminhados para o processo de recuperação de aprendizagem na busca do sucesso escolar, de conhecimento contextualizado e significativo, tendo e visualizando como parceiros nesta empreitada os profissionais da educação – família e comunidade.

19 Gestores Escolares das 53 Escolas Públicas;
PÚBLICOS ENVOLVIDOS Diretoria de Ensino; Supervisão de Ensino; Oficina Pedagógica; Gestores Escolares das 53 Escolas Públicas; Professores; Alunos; Pais e Comunidade.


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