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PublicouLuan De Melo Alterado mais de 9 anos atrás
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Davi Barbosa Leonardo Batista Marcelo Almeida Wagner Barros [dbb, lbs3, maa, wbas]@cin.ufpe.br Prof.ª Judith Kelner Alunos:
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Introdução Características ◦ Hardware ◦ Software Exemplos Referências
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O que é PhysX ? PhysX é uma unidade de processamento física, primeiramente projetada pela.
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Proprietário
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Leis de Newton o Primeira Lei de Newton (inércia); o Segunda Lei de Newton (relação força-mov.); o Terceira Lei de Newton (ação e reação).
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Leis de Newton o Primeira Lei de Newton (inércia)
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Leis de Newton o Segunda Lei de Newton (relação força-mov.)
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Leis de Newton o Terceira Lei de Newton (ação e reação)
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SDK disponível e livre de cobrança.
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AGEIA PhysX Primeiro processador dedicado apenas para à aceleração de hardware para jogos de PC Placa de extensão de acelerador Produção de movimentos e iteração dinâmicos
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Exemplo de um processador produzido pela AGEIA PhysX 100M
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A importância de Física para os Jogos Efeitos de Animação pré-fabricados Evolução dos Jogos Melhor Interação e Reação com o Ambiente Hardware
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Como os Jogos ficam otimizados com o PhysX ? Criação de recursos físicos Criação de recursos para aceleração de hardware Estabilidade Funcionalidade Desempenho
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PhysXSDK A NVIDIA oferece aos desenvolvedores de jogos o PhysX SDK (Software Development Kit) É aceito por quase todas as ferramentas de desenvolvimento Oferece suporte direto em várias plataformas Microsoft Xbox 360 PlayStation 3
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Processador GPUs ( Graphics Processing Unit ) da Nvidia Basicamente, é um processador produzido especificamente para realizar cálculos e tarefas relacionadas ao Processamento de Gráficos em tempo real.
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Por que a GPU é boa para processamento da física ? O mecanismo PhysX multiencadeado foi projetado especificamente para aceleração de hardware em ambientes de intensa computação paralela.
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Fabricantes de GPU INTEL NVIDIA ATI
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Exemplo de um processador, desenvolvido pela NVIDIA. GEFORCE 6600 GT
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Contribuição do PhysX para GPU ? As GPUs da NVIDIA baseadas na CUDA, estão sendo habilitadas com a tecnologia NVIDIA PhysX. Combinação entre elementos gráficos e físicos Maior aproveitamento para desenvolvedores Melhor Interação entre o usuário e o ambiente virtual
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O que é CUDA ? É uma arquitetura de computação paralela projetada para tirar melhor aproveitamento dos mecanismos de computação paralela das unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA
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Algoritmo de colisão, posicionamento espacial, etc. PhysX SDK implementado em c++ Organizado como uma hierarquia de classes Cada classe contendo alguma funcionalidade acessível pelo usuário implementa uma interface Nomes de interface sempre começam com “Nx”
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Classe usada para instanciar objetos e setar parâmetros globais que afetam todas as cenas Método NxCreatePhysicsSDK() é usado para obter uma instância desta classe Exemplo: NxPhysicsSDK *myworld = NxCreatePhysicsSDK(NX_PHYSICS_SDK_VERSI ON);
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Conjunto de corpos, restrições e efeitos Simula comportamento de objetos de acordo com sua interação, com as interações só ocorrendo entre objetos de uma mesma cena Pode manipular elementos de ambiente, como por exemplo a gravidade Exemplo: NxSceneDesc sceneDesc; sceneDesc.gravity = NxVec3(0.0f, -9.81f, 0.0f); //Define a gravidade da cena gScene = gPhysicsSDK- >createScene(sceneDesc);
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Principal objeto de simulação, sendo criado por uma cena e pertencente à mesma Pode ser estático ou dinâmico No caso de ator estático, definem-se como elementos de paisagens, não possuem atributos físicos e são utilizados habitualmente na detecção de colisões Atores dinâmicos são corpos e possuem um conjunto de propriedades físicas Exemplo abaixo cria um ator estático NxPlaneShapeDesc planeDesc; NxActorDesc actorDesc; actorDesc.shapes.pushBack(&planeDesc); NxActor *staticActor = gScene->createActor(actorDesc);
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Modelam o objeto Utilizados para o controle e detecção de colisões Podem assumir vários tipos, tais como caixa, esfera, cápsula, cubo, entre outros No exemplo abaixo, modelamos um cubo de 1m de aresta NxBoxShapeDesc boxDesc; boxDesc.dimensions.set(0.5f,0.5f,0.5f); NxBoxShape *boxShape=actor- >createShape(boxDesc)->isBox();
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São conexões entre corpos rígidos, ou seja, entre atores Necessita sempre de pelo menos 2 atores Possuem pontos em comum que tanto podem ser de rotação como de translação Classificados em diversas categorias, tais como, esférica, prismática, ponto no plano, ponto na reta, etc Define como se dá a movimentação dos atores sobre o ponto de junta Exemplo NxVec3 globalAnchor = NxVec3(0,5,0); NxVec3 globalAxis = NxVec3(0,1,0); NxSphericalJointDesc sphericalDesc; sphericalDesc.actor[0] = a0; sphericalDesc.actor[1] = a1; sphericalDesc.setGlobalAnchor(globalAnchor); sphericalDesc.setGlobalAxis(globalAxis); sphericalDesc.flags |= NX_SJF_SWING_LIMIT_ENABLED; sphericalDesc.swingLimit.value = 0.3*NxPi; sphericalDesc.flags |= NX_SJF_TWIST_LIMIT_ENABLED; sphericalDesc.twistLimit.low.value = -0.05*NxPi; sphericalDesc.twistLimit.high.value = 0.05*NxPi; NxSphericalJoint *j = (NxSphericalJoint*)gScene->createJoint(sphericalDesc);
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Descreve as propriedades da superfície Pode ser anisotrópica, ou seja, propriedade física pode variar com a direção Exemplo abaixo cria um material anisotrópico, definindo também o seu atrito anisotrópico: NxMaterialDesc material; material.restitution = 0.0f; material.staticFriction = 0.1f; material.dynamicFriction = 0.1f; material.dynamicFrictionV = 0.8f; material.staticFrictionV = 1.0f; material.dirOfAnisotropy.set(0,0,1); material.flags = NX_MF_ANISOTROPIC; NxMaterial *anisoMaterial = gScene->createMaterial(material);
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lista de jogos : http://nzone.com/object/nzone_physxgames_home.html http://nzone.com/object/nzone_physxgames_home.html
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http://pt.wikipedia.org/wiki/PhysX http://pt.wikipedia.org/wiki/PhysX http://www.nvidia.com/object/nvidia_physx.html http://www.nvidia.com/object/nvidia_physx.html http://www.infomaniaco.com.br/games/physx-o-que-e- e-o-que-ele-muda-nos-jogos/ http://www.infomaniaco.com.br/games/physx-o-que-e- e-o-que-ele-muda-nos-jogos/ http://www.nvmania.com.br/forum/ultimas-noticias/513- nvidia-compra-ageia-e-seu-physx.html http://www.nvmania.com.br/forum/ultimas-noticias/513- nvidia-compra-ageia-e-seu-physx.html http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=217951 http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=217951 http://www.nvidia.com.br/object/physx_accelerator_br.ht ml http://www.nvidia.com.br/object/physx_accelerator_br.ht ml
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