A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trindade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trindade."— Transcrição da apresentação:

1 Trindade

2 Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Essa festa não um convite para decifrar o "Mistério", que se esconde por detrás de "um Deus em três pessoas", mas uma oportunidade para contemplar nosso Deus, e purificar o nosso coração das falsas idéias de Deus. O Deus cristão não é solitário, é amor, é família, é comunidade e criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

3 Não é fácil falar de Deus...
pela sua grandeza, pela nossa pequenez e pela ideia que nos passaram na infância, de que esse "Mistério" é uma coisa difícil que não podemos entender. Esse Mistério é tão sublime que nunca poderemos compreender em plenitude, mas podemos e devemos crescer no seu conhecimento... A Bíblia é uma contínua e progressiva revelação de Deus. E esse Mistério só foi revelado pelo próprio Cristo. As leituras de hoje aprofundam o tema:

4 Na 1ª Leitura, Deus se revela a Moisés como o Deus do amor e da misericórdia,
o Deus próximo que vem ao encontro do homem. (Ex 34,4b-6;8-9) - Moisés intercede pelo povo, que se afastara de Deus e da Aliança. "Perdoa os nossos pecados... Caminha conosco..." E Deus renova a Aliança com Israel. Deus é fiel, apesar da infidelidade de Israel.

5 O Antigo Testamento não tinha conhecimento do Mistério da Trindade.
O mais importante nessa etapa da revelação era a UNICIDADE e ESPIRITUALIDADE de Deus, assim como seus a tributos de ONIPOTÊNCIA e MISERICÓRDIA, como nos mostra o texto de hoje.

6 A 2ª Leitura mostra que Deus é um Deus próximo, permanece
sempre "conosco" e é para conosco graça, paz e comunhão. Paulo saúda os primeiros cristãos com uma fórmula trinitária, que repetimos ainda hoje no início das Missas: "A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco". (2Cor 13,11-13) Essa saudação atribui a cada pessoa da Trindade um dom ou uma função, embora toda ação salvadora seja comum na Santíssima Trindade:

7 - O PAI é aquele que tomou a iniciativa de salvar os homens, destinando-os a uma felicidade eterna, na sua família; - O FILHO é aquele que realizou essa obra de salvação, com a sua vinda ao mundo e a sua fidelidade até a morte; - O ESPÍRITO, o Amor que une o Pai com o Filho, é aquele que foi infundido no coração de todos os cristãos no Batismo.

8 mostra um Deus que salva. Deus se revelou ao mundo
O Evangelho mostra um Deus que salva. (Jo 3,16-18) Deus se revelou ao mundo por meio de seu Filho. Cristo é o lugar de encontro de Deus com o homem e do homem com Deus. Quem crê no Filho se salva. - "Quem não crê, JÁ ESTÁ CONDENADO". * Segundo João, o juízo será feito AGORA pelo próprio homem, toda vez que acolhe ou recusa a proposta de salvação que Deus lhe faz.

9 Por que Deus revelou esse Mistério?
Não foi para criar um problema de compreensão. Porque nos ama, ele revela os segredos da vida divina e nos introduz na sua família. - Em nós está o PAI, que nos chamou do nada, nos insuflou o sopro da vida, nos deu um nome, nos confiou uma missão. - Em nós está o FILHO, que entregou sua vida por nós. - Em nós está o Espírito Santo que nos ilumina e fortalece nos caminhos de Deus.

10 E toda essa maravilha veio até nós pelo BATISMO. É uma dignidade, que deve provocar em nós três atitudes: - ADORAÇÃO: Como não dar glória, bendizer e agradecer o hóspede divino, que faz de nossa alma um verdadeiro Santuário? - AMOR: Deus, fica conosco como um pai amoroso. Como não corresponder? - IMITAÇÃO: O Amor nos levará à imitação da Trindade, dentro do possível de nossa pequenez...

11 Por que essa Festa? Não é tanto para desenvolver a doutrina da Trindade, mistério central de nossa fé e de nossa vida cristã, mas um momento para relembrar de onde viemos e a comunhão que devemos restaurar em nós, para sermos de fato a sua imagem e semelhança.

12 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS- 15.06.2014
Somos chamados a ser reflexos da Santíssima Trindade, sinais de comunhão, de partilha e esperança, num mundo tão dividido, individualista e desesperançado. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

13 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: DEUS TRINO Lando Suarez Hoje: quinta-feira, 13 de abril de 2017 as 11:59:55 Você está convidado a visitar nosso site ou youtube e desfrutar de outras mensagens como estas Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Trindade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google