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QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

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Apresentação em tema: "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

2 RESPONDA EM GRUPO Que aspectos estão relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho? Qual é a importância de se promover a Qualidade de Vida no Trabalho?

3 Qualidade de Vida Há muitas controvérsias sobre o conceito, sobre o termo e sobre a própria definição de "qualidade de vida“ Exemplos: "condições de saúde"; “funcionamento social” Não existe uma concordância uniforme sobre seu significado e delimitação

4 QVT: Origem do Conceito
QVT: objeto de reflexão e estudo há várias décadas, muitas vezes apresentada com outras denominações Início dos estudos sobre QVT em 1950: Eric Trist e colaboradores, no Tavistock Institute de Londres Investigações sobre a inter-relação entre o indivíduo, o trabalho e a organização, com base na análise e reestruturação das tarefas, com o objetivo de tornar menos penosa a vida do trabalhador

5 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

6 MOTIVAÇÃO Motivo: necessidade que atua sobre o intelecto, fazendo uma pessoa movimentar-se ou agir Motivador: um motivo – uma necessidade, por definição Motivação: uma inclinação para a ação que tem origem em um motivo (necessidade)

7 MOTIVAÇÃO Fator de satisfação: algo que satisfaz uma necessidade
Satisfação: atendimento de uma necessidade ou sua eliminação “A motivação é uma energia, uma tensão, uma força, uma pressão, mas não tem papel ativo no direcionamento real do comportamento” Earnest R. Archer

8 Teoria da Modificação Comportamental
Baseada no Condicionamento Operante de Skinner (1998)

9 Modificação Comportamental
Programação de recompensas e/ou punições externas para se obter determinado comportamento O comportamento humano reage a estímulos externos Os seres vivos comportam-se movidos por algo que está fora deles

10 Modificação Comportamental
É possível motivar o comportamento humano Entretanto, retirado o condicionante externo, o comportamento estimulado por ele desaparece

11 A Hierarquia das Necessidades de Maslow (1987)

12 Teoria de Maslow De Auto-Realização De Estima Sociais De Segurança
Fisiológicas

13 Teoria de Maslow Os níveis mais baixos de necessidades devem ser satisfeitos antes que os níveis mais altos surjam Satisfeitas as necessidades básicas, o mais forte motivador será aquele que possui o menor grau de satisfação

14 Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg (1975)

15 Teoria de Herzberg Satisfação e insatisfação no trabalho não são sentimentos opostos um ao outro Oposto de satisfação não é insatisfação - é nenhuma satisfação Oposto de insatisfação não é satisfação - é nenhuma insatisfação

16 Teoria de Herzberg Fatores de Preservação Condições de Trabalho
Supervisão Relações Interpessoais Salário Política Eqüitativa Administração Justa Fatores de Motivação Promoção Responsabilidade Trabalho Desafiador Reconhecimento Realização

17 Teoria de Herzberg Fatores de motivação causam satisfação
Fatores de preservação causam descontentamento Fatores de motivação: exercem efeito mais duradouro nas atitudes dos profissionais

18 Teoria X e Teoria Y de McGregor (1960)

19 Teoria de McGregor A maneira de pensar dos Gerentes influencia o comportamento dos subordinados Tipos de líderes: X – mais controladores, tendem a trabalhar mais afastados Y – costumam partilhar as decisões

20 Teoria de McGregor Teoria X Teoria Y Controle x produtividade
Criatividade x estimulação Punição “didática” Confiança nos empregados Distanciamento para obter respeito Empregados podem ter autonomia Baixa ambição nos empregados Capacidade de autocontrole dos empregados Não participação na decisão Pessoas gostam de trabalhar

21 Papel do Líder X Motivação da Equipe

22 Líder como Obstáculo Pedir coisas impossíveis Não pedir nada
Deixar de fornecer recursos necessários para a execução da tarefa (incluindo sua própria disponibilidade) Não ser coerente em suas expectativas, mudando-as com freqüência

23 Líder como Obstáculo Ser inflexível em suas expectativas e incapaz de enfrentar alterações nas condições de trabalho Não ser sensível às necessidades de seus profissionais “A falta de cuidado e negligência principalmente do superior imediato leva o profissional a caminho da desmotivação”

24 Líder Eficaz Conhecer-se em profundidade
Ter grande sensibilidade interpessoal Estabelecer sentido e significado das tarefas Atentar-se às diferenças individuais Adaptar a recompensa à pessoa Reconhecer a diferença entre motivados e condicionados

25 Líder Eficaz Prover feedback para a equipe
Dividir a atividade que vai delegar em objetivos menores Observar a distribuição do tempo que cada um faz Despertar necessidades das quais o indivíduo não tem consciência Criar um ambiente de trabalho para a manutenção do “tônus motivacional”


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