A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 59 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 59 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M
SENSORES DE ROTAÇÃO E FASE SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre: A ECU.
Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 04 SENSORES DE RPM E FASE.

6 E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA VÁLVULA EGR LINEAR
ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO 04 INJETORES COMANDO A/C MÓDULO DIS FASE * CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA SENSOR MAP AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA TEMPERATURA DO AR CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

7 SENSOR DE ROTAÇÃO LOCALIZADO NA PARTE INFERIOR FRONTAL DO MOTOR, ESTÁ FIXO EM UM SUPORTE DE ALUMÍNIO E APONTA EM ÂNGULO PERPENDICULAR A UMA RODA DENTADA. ESTE SENSOR É DO TIPO INDUTIVO E ENVIA SINAIS CONFORME OCORRE VARIAÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO.

8 A ECU RECEBE O SINAL

9 DETALHES QUEM É MOVIMENTADO DE ACORDO COM O GIRO DO MOTOR É A RODA DENTADA, O SENSOR PERMANECE O TEMPO TODO PARADO. COM A MOVIMENTAÇÃO DA RODA DENTADA OCORRE A VARIAÇÃO DO SINAL DO SENSOR QUE ENVIA ESTA INFORMAÇÃO À ECU QUE FAZ A CONTAGEM DOS SINAIS.

10 O SENSOR

11 O SENSOR POSSUI EM SEU INTERIOR UM ÍMÃ PERMANENTE, QUE SERVIRÁ COMO GERADOR DO SINAL QUANDO OCORRE VARIAÇÃO CAUSADA PELA ALTERAÇÃO DA DISTÂNCIA EM RELAÇÃO À MASSA, DE ACORDO COM OS DENTES QUE SE MOVIMENTAM. POSSUI TRÊS TERMINAIS EM SEU CONECTOR, TODOS LIGADOS À ECU.

12 RODA DENTADA

13 VALORES A RODA DENTADA POSSUI 60-2 DENTES E O PMS É NO 20º E 40º. A RESISTÊNCIA ENTRE OS PINOS 1 E 2 DEVE ESTAR ENTRE A 600 ohms. LIGAÇÕES: PINO 1 => B16 PINO 2 => A16 PINO 3 => D16 MASSA

14 SENSOR MAIS RODA DENTADA

15 DICA A DISTÂNCIA ENTRE O SENSOR E A RODA DENTADA É FIXO, COM VARIAÇÃO ENTRE 0,5 A 1,2 mm, E SUJEIRA COMO ÓLEO OU LAMA E BARRO, OU UMIDADE COMO ÁGUA NÃO INTERFEREM NA QUALIDADE DO SINAL, APENAS METAIS É QUE PODERÃO ALTERAR OU ATÉ MESMO INIBIR O SINAL DO SENSOR.

16 SENSOR DE FASE NO CORSA 16v MULTEC M TEMOS JUNTO Á ENGRENAGEM DO COMANDO DE VÁLVULAS COM QUATRO PONTOS FIXOS O SENSOR DE FASE, QUE INDICA ATRAVÉS DE UM SINAL EM FREQUÊNCIA, A FASE EM QUE SE ENCONTRA O MOTOR PARA QUE A ECU POSSA CALCULAR EXATAMENTE A FASE DO MOTOR.

17 FASE

18 OS PINOS A LIGAÇÃO DO SENSOR DE FASE COM A ECU SE DÁ PELOS SEGUINTES PINOS: PINO A => ALIMENTAÇÃO COM 12V PELO FUSÍVEL F19 PINO B => A5 DA ECU PINO C => ATERRAMENTO

19 FALHA NO SENSOR DE FASE

20 FALHA COM O SINAL DO SENSOR DE FASE A ECU TORNA A INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL SEQUÊNCIAL E TAMBÉM O CONTROLE DE DETONAÇÃO DA IGNIÇÃO INDIVIDUAL CILINDRO POR CILINDRO. SEM ESTE SINAL, A ECU REGISTRA A FALHA, ACENDE A LUZ DE ANOMALIA, MAS QUASE NÃO SE PERCEBE DIFERENÇA NO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

21 DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, OCORRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR MESMO SEM O SINAL DO SENSOR DE RPM, OU SEJA, APENAS COM O SINAL DO SENSOR DE FASE, QUATRO SINAIS SÃO ENVIADOS POR VOLTA DO COMANDO, E A ECU CONSEGUE MAPEAR A INJEÇÃO CONTANDO AS VOLTAS (RPM) DO MOTOR.

22 HÁ REGULAGEM NO SENSORES DE ROTAÇÃO OU DE FASE ?
PERGUNTA HÁ REGULAGEM NO SENSORES DE ROTAÇÃO OU DE FASE ?

23 RESPOSTA NÃO. EM AMBOS SENSORES A POSIÇÃO DE MONTAGEM EM RELAÇÃO AOS DENTES É FIXA.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 61/ AULA 05 CORSA 16V Instrutor Scopino 


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 59 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google