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Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Problemas Ambientais Prof. Guedes
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Problemas Ambientais Chuva ácida Inversão térmica
Destruição da camada de ozônio Aquecimento global
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Chuva ácida
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Fontes de poluentes ácidos
Naturais Termoelétricas Indústrias Automóveis
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Escala de acidez (pH)
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Principais reações (SO2)
Queima de combustíveis fósseis: S + O2 SO2 Na atmosfera: SO2 + ½ O2 SO3 (lenta) SO3 + H2O H2SO4 SO2 + H2O2 H2SO4 NO
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Principais reações (NOx)
Motor a explosão: N2 + O2 2 NO N2 + 2 O2 2 NO2 Na atmosfera: NO + ½ O2 NO2 NO + O3 NO2 + O2 2 NO2 + H2O HNO2 + HNO3
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Emissões de SO2 e NOx por fonte (USA)
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Efeitos da chuva ácida Destruição de florestas e plantações
Corrosão de estátuas e monumentos Acidificação de lagos e rios (ecossistema) Perda de nutrientes dos solos (Ca+2, K+, Mg+2) Saúde humana (sulfatos, nitratos e ozônio) Lixiviação de íons tóxicos (Al+3, Hg+2, Cu+2)
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Efeitos da chuva ácida em florestas
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Efeitos da chuva ácida em esculturas
1908 1968 CaCO3 + H2SO4 CaSO4 + CO2 + H2O
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Efeitos no ecossistema aquático
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Fundamento
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Inversão térmica
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Condições causadoras Baixa umidade do ar (inverno)
Baixas temperaturas (inverno) Pouco vento (localização geográfica) Noites longas (inverno)
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Inversão térmica
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Consequências Retenção de gases poluentes (SO2, NO2, CO, V.O.C) e material particulado Maior incidência de doenças respiratórias (bronquite, asma) Potencialização do smog (smoke + fog) oxidante
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Smog oxidante
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Destruição da camada de ozônio
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Papel do ozônio
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Equilíbrio natural ozônio x oxigênio
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Efeito dos CFCs sobre o ozônio
1 2
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Efeito dos CFCs sobre o ozônio
3 4
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Efeito dos CFCs sobre o ozônio
5 6
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Efeito dos CFCs sobre o ozônio
7 8
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Fontes de cloro estratosférico
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Potencial de destruição do ozônio
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“Buraco” ártico na camada de ozônio
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Monitoramento do ”buraco” antártico
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Efeitos ambientais
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Efeito estufa (radiações)
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Efeito estufa
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Ciclo do carbono
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Gases de efeito estufa (GEE)
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Contribuição relativa dos GEE
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Fontes dos GEE
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Comparação setorial
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Emissões globais de carbono fóssil
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Emissões globais dos principais GEE
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Efeitos do aquecimento global
Derretimento das calotas polares Aumento dos níveis dos oceanos Aumento médio global das chuvas Mudanças no ecossistema global
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Impactos do aquecimento global
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Pegada de carbono (carbon footprint)
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FONTES www.epa.gov www.ipcc.ch http://www.weatheroffice.gc.ca
Aquecimento global ? – Shigenori Maruyama Ozônio: aliado e inimigo – Vera Lúcia D. de Novais O azul do planeta – Mário Tolentino Poluição do ar – Samuel Murgel Branco
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Competências trabalhadas
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
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Competências trabalhadas
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos. H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais. H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
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Competências trabalhadas
Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
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Competências trabalhadas
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas. H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
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