A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA"— Transcrição da apresentação:

1 DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
KURT LEWIN E JACOB LEVY MORENO

2 AS TEORIAS DE GRUPO DE KURT LEVIN
Kurt Lewin foi o primeiro a estudar dinâmicas de grupo. Interessou pelo estudo de pequenos grupos através de pesquisas com minorias e suas consequências. Trabalhou com lideranças democráticas, autocráticas e laisses faire em grupos de crianças.

3 Kurt Lewin, através do estudo de grupos construiu a teoria de campo.
O campo é constituído por : espaço de vida que é representado pela pessoa, por seu meio psicológico e sua percepção desse espaço. Campo psicológico – indivíduo e seu ambiente. Características fundamentais para a definição do grupo: existência, interdependência e contemporaneidade.

4 O filme doze homens e uma sentença relacionado com o autor Kurt Lewin.
Podemos considerar que entre os jurados haviam pessoas autoritárias que impuseram por sua conduta uma dinâmica de autoritarismo no grupo. A dinâmica que o grupo estabeleceu, no início do filme, era resultante de uma liderança autoritária e por conseqüência buscam atacar e agredir com palavras e gestos o único membro que se comportava diferente dos demais.

5 Kurt Lewin, observou em seu estudo com grupos de crianças que a liderança é autoritária os membros tem dificuldade de aceitar um líder mais liberal, passando a atacá-lo. O líder democrático modificou as atitudes e os comportamentos autoritários tornando esses comportamentos mais reflexivos e abertos ao diálogos. Esse líder proporcionou ao grupo uma quebra de paradigmas.

6 O líder democrático utilizou do dialogo
com os participantes do grupo, para trabalhar de forma cooperativa transformando, aos poucos, o grupo autoritário em um grupo democrático. Inicialmente haviam pequenos subgrupos interessados em discutir temas próprios. Para Kurt Lewin, existem três aspectos fundamentais na definição do grupo:Existência,Interdependência e contemporaneidade.

7 Existência – Ela é definida pelo espaço de vida onde a integração da pessoa com o campo psicológico e sua percepção criam uma unidade que permite o sentimento de grupo. Interdependência – momentos em que os sujeitos estão em uma situação de decisão e precisam estabelecer relações entre si para decidirem o veredicto do caso. Contemporaneidade – é um aspecto vivenciado pelos jurados quando eles percebem seu espaço-tempo e se vêem necessitados por agir para resolver sua demanda.

8 JACOB LEVY MORENO Jacob Levy Moreno foi um dos grandes teóricos que estudou as relações grupais Os principais conceitos são: Socionomia que se subdivide em Sociodinâmica, Sociometria e Sociatria. Moreno é considerado como criador do Psicodrama, Sociometria e da Psicoterapia de grupo que são métodos utilizados na Sociatria.

9 No Psicodrama os aspectos abordados são o indivíduo e todos os papéis que ele realiza na cena dramática. O Sociodrama é quando o foco está no grupo e são abordados, preferencialmente, os papéis institucionais. Psicoterapia de Grupo é quando há a alternância de foco.

10 Os principais papéis no contexto psicodramático
Diretor: é aquele protagonista do grupo que analisa o contexto social e dirige propriamente a cena Protagonista: é aquele personagem que desempenha um papel questionador de sua ação e emoção atuando como um representante emocional do grupo. Ego auxiliar: é aquele que atua na cena como auxiliar do protagonista e observa todo o enredo dramático. Público ou platéia: são os demais participantes da cena psicodramática.

11 As formas de atuar através dos papéis.
Inversão de papéis: é atribuir ao sujeito o papel do outro na cena, fazendo com que este se coloque no lugar do outro. Solilóquio: é fazer com que o sujeito fale em voz alta, para si próprio, para que ele ouça sua voz e possa refletir sobre aquilo que disse, não havendo a necessidade de resposta do grupo. Interpolação de resistência é um recurso utilizado para desestruturação das relações estereotipada onde há a inserção de um fato novo que possibilita e exige uma atuação diferente.

12 Teoria Moreniana correlacionada com o filme
Inversão de papéis: o jurado Davis utiliza-se uma boa argumentação e pede para que os demais integrantes se coloquem no lugar do acusado. Interpolação de resistência: o jurado Davis vai inserindo novas interpretações que exigem dos sujeitos uma interpretação diferente do caso. Diretor do grupo: um dos jurados que, inicialmente, coordena as ações do grupo buscando dirigir o grupo durante a votação.

13 Protagonista: o jurado Davis assume esse papel no filme porque desempenha a função de questionar as ações e emoções, sendo representante emocional do grupo. Egos-auxiliares:são todos os jurados que contracenando com o grupo buscam contribuir no sentido de favorecer a compreensão do caso. Sociodrama: é quando os jurados procuram resolver os conflitos partindo dos papéis que eles ocupam utilizando os vínculos e as relações como recursos para chegar a uma conclusão.

14 Referências Bibliográficas
BARRETO, M. F. M. Dinâmica de Grupo: história, prática e vivências. Campinas: Editora Alínea, 2006. MINICUCCI, A. Dinâmicas de Grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Atlas, 2009. MORENO, J. L. Quem Sobreviverá – Fundamentos de la Sociometria. Buenos Aires: Ed. Espanhola, Paidós, 1959 MORENO, J. L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1974 MORENO, J. L. (1946) Psicodrama. Edição consultada: Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix: 1978.


Carregar ppt "DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google