A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSPOSIÇÃO USP AUP0148 – PROJETO III.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSPOSIÇÃO USP AUP0148 – PROJETO III."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPOSIÇÃO USP AUP0148 – PROJETO III

2 PARTIDO GERAL Esse projeto prioriza a integração da Cidade Universitária com a cidade de São Paulo, transformá-la em um lugar de fácil acesso e com atrativos para a população. Para isso partimos da idéia de criar passarelas que, não somente a unisse com o outro lado do rio Pinheiros, mas também com o resto da cidade. Para isso criamos 3 passarelas, a primeira se conectando com a estação Cidade Universitária, já existente, outra saindo da praça do relógio se ligando com uma nova estação e com um terminal de ônibus, ambos propostos pela equipe e a terceira chegando ao Jaguaré, que foi realocada. O terminal de ônibus criado busca uma maior integração da USP com a região do Bairro Alto de Pinheiros. Além de uma maior mobilidade, foi pensado na chegada a USP, criamos um edifício de entrada em rampas com um bicicletário no térreo. Para um maior aproveitamento da Raia Olímpica foi proposto um passeio ao longo dela contendo equipamentos visando uma revitalização desse espaço. Juntamente com isso foi projetado um espaço contendo vestiários, com banhos, e uma lanchonete próximo ao CRUSP, procurando a revalorização do local. Equipamentos de interesse geral foram projetados próxima à região da USP, como o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e uma Guarda Civil Metropolitana (GCM). Além desses, um Ecoponto foi pensado na margem do Rio Pinheiros, buscando, com isso, uma conscientização e mais um ponto de coleta de recicláveis. Foi criado um porto visando desenvolver atividades na margem do rio, buscando sua utilização e possível despoluição. O muro que separa a raia da marginal foi tratado paisagísticamente de modo a proporcionar uma visual mais agradável. Este projeto tem como intenção a democratização do espaço que a usp oferece, convidando todos a aproveitá-lo.

3 VISTA GERAL

4 IMPLANTAÇÃO - Antes Cidade Universitária Raia Olímpica Rio Pinheiros N

5 IMPLANTAÇÃO - Depois Cidade Universitária Raia Olímpica Rio Pinheiros
Estação CPTM Proposta de Nova estação CPTM Terminal de ônibus Estação CPTM N Ecoponto Porto de Lazer

6 MURO USP A intervenção no muro foi pensada com a intenção de proporcionar uma visual agradável para o motorista que se encontra na marginal Pinheiros. Para isso foi, colocado um muro com arbustos e folhagens. Em toda a sua extensão há árvores para diminuir a sensação de barreira visual que o muro poderia causar.

7 PASSEIO RAIA Para revitalizar a área da raia e intensificar seu uso, foi pensado em um passeio público com equipamentos que não só agradasse o usuário, mas possuísse um uso pratico.

8 LANCHONETE - Implantação
Cidade Universitária N Edifício de Entrada Lanchonete Raia Olímpica Passarela Rio Pinheiros

9 LANCHONETE Este edifício foi implantado próximo ao CRUSP e à Raia Olímpica e nele se encontram os banhos públicos e uma lanchonete. De dentro é possível visualizar o seu entorno através de uma pele de vidro.

10 LANCHONETE-Desenhos Técnicos
B 1 1 2 2 3 A A 1.Chuveiros com vestiários 2. Cabines 3. Marquise B Corte A-A Corte B-B

11 EDIFÍCIOS DE ENTRADA-Implantação
Cidade Universitária Raia Olímpica Rio Pinheiros Estação CPTM Cidade Universitária Estação CPTM Villa Lobos (proposta) Estação CPTM Jaguaré N

12 EDIFÍCIOS DE ENTRADA Os Edifícios de Entrada têm como finalidade oferecer acessibilidade universal às passarelas e às estações da CPTM. Além de abrigar um bicicletário, é equipado também com um elevador, e oferece ligação direta com a USP, o parque e o shopping Villa Lobos.

13 EDIFÍCIOS DE ENTRADA-Desenhos Técnicos
Elevador para facilitar o acesso à portadores de necessidades especiais e ciclistas Rampas com inclinação de 6% para garantir acessibilidade universal 1,50 3,00 A A 6,00 4,50 Início da Passarela Corte A-A

14 Rampas de acesso ao terminal
PASSARELA PARA O TERMINAL-Implantação Edifício de entrada Passarela Estação da CPTM Rampas de acesso ao terminal Terminal de ônibus

15 ESTAÇÕES CPTM - Implantação
Estação CPTM Jaguaré Nova Estação CPTM Villa Lobos Estação CPTM Cidade Universitária N

16 ESTAÇÕES CPTM Alem da reforma das duas estações, foi proposto uma terceira entre as existentes. Todas se ligam diretamente com a ponte, facilitando o acesso a elas.

17 CPTM – Desenhos Técnicos

18 PASSARELAS – Desenho Técnico
Edifício de Entrada Estação CPTM Cidade Universitária Raia Olímpica Rio Pinheiros

19 PASSARELAS - Detalhes Utilização de Viga Verendel Rio Pinheiros
Estação da CPTM Detalhe

20 PASSARELAS - Detalhes Raia Olímpica Edifício de Entrada Detalhe

21 TERMINAL DE ÔNIBUS - Implantação
Rio Pinheiros Estação CPTM Terminal de ônibus N

22 TERMINAL DE ÔNIBUS-Planta
Rampa de Acesso à Ponte Praça do Relógio Berço duplo para ônibus Berço para taxis e desembarque de pessoas N

23 RAMPA DE ACESSO AO TERMINAL
Passarela da CPTM Terminal De Ônibus Elevação da rampa

24 S.A.M.U. - Implantação SAMU Cidade Universitária Posto Policial
Raia Olímpica Ecoponto Passarela da CPTM

25 S.A.M.U. A implantação do Serviço Médico de Urgência foi pensada primordialmente em sua acessibilidade. Para isso foi, inserido próximo à marginal Pinheiros.

26 S.A.M.U. Desenhos Técnicos
B Corte A-A A A Corte B-B B

27 GUARDA CIVIL METROPOLITANA - Implantação
SAMU Cidade Universitária Posto Policial Ecoponto Passarela da CPTM

28 GUARDA CIVIL METROPOLITANA
A Guarda Civil Metropolitana foi pensada e implantada ao lado do S.A.M.U., para facilitar o rápido acesso.

29 G.C.M. Desenhos Técnicos 1 1 2 3 B Corte A-A A A B Corte B-B
1. Sanitário 2. Arquivo 3. Sala

30 ECOPONTO - Implantação
SAMU Cidade Universitária Posto Policial Ecoponto Passarela da CPTM

31 ECOPONTO O Ecoponto foi dimensionado para agilizar o descarregamento de entulho nas balsas, que já estarão posicionadas para a saída.

32 ECOPONTO - Desenhos Técnicos
Marginal Pinheiros Área para descarga de lixo Pista de desaceleração Rio Pinheiros Caçambas para lixo Área administrativa do Ecoponto

33 PORTO DE LAZER - Implantação
Raia Olímpica Rio Pinheiros

34 PORTO DE LAZER - Desenhos Técnicos
B A A B Rio Pinheiros Corte A-A Corte B-B

35 AUP0148 – PROJETO III Alexandre Nakano Marques – N º USP Ariel Macena – N º USP Emilia Luithardt de Freitas – N º USP Liliane Cristine Nambu – N º USP Max Herbert Heringer – N º USP


Carregar ppt "TRANSPOSIÇÃO USP AUP0148 – PROJETO III."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google