A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GAMETOGÊNESE Para ocorrer reprodução sexuada, deve ocorre a formação do GAMETAS (células capazes de dar origem a novos indivíduos). Ocorre nas gônadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GAMETOGÊNESE Para ocorrer reprodução sexuada, deve ocorre a formação do GAMETAS (células capazes de dar origem a novos indivíduos). Ocorre nas gônadas."— Transcrição da apresentação:

1 GAMETOGÊNESE Para ocorrer reprodução sexuada, deve ocorre a formação do GAMETAS (células capazes de dar origem a novos indivíduos). Ocorre nas gônadas masculinas e femininas. Espermatogênese Ovogênese ou ovulogênese

2 ESPERMATOGÊNESE

3

4 OVULOGÊNESE

5 Óvulos São células grandes e imóveis que contém reservas de nutrientes (VITELO) para o desenvolvimento do embrião. A variação da quantidade e localização do vitelo dentro do óvulo proporciona classificá-los em: Isolécitos ou oligolécitos: pouco vitelo e distribuído homogeneamente pelo citoplasma. Ocorrência: estrelas do mar, ouriços do mar (equinodermos) e anfioxo (primeira espécie na escala evolutiva a apresentar notocorda (coluna vertebral))

6 Heterolécito (hetero = diferente): Apresenta uma quantidade média de vitelo que está concentrada abundantemente no pólo vegetativo. Ocorre nos platelmintos (vermes achatados), gastrópodes (lesmas e caracóis), anelídeos (minhocas e sanguessugas) e anfíbios (sapos).

7 Telolécitos (telos = extremidades): Apresenta uma quantidade grande de vitelo que está concentrada abundantemente no pólo vegetativo. Ocorre cefalópodes (polvos e lulas) peixes, répteis (cobras e jacarés) e aves.  

8 Centrolécito : O ovo possui uma abundante reserva de vitelo na região central do ovo, em volta do núcleo. Ocorre em artrópodes como insetos, borboletas, aracnídeos etc.  

9 Alécitos: são óvulos semelhantes aos oligolécitos, mas não possuem vitelo.
Este tipo de óvulo ocorre na maioria dos mamíferos. Atividade Explique as principais diferenças entre a espermatogênese e a ovulogênese. Explique como o espermatozóide adquire suas formas características. 3) Explique as diferenças entre os tipos de óvulos existentes.


Carregar ppt "GAMETOGÊNESE Para ocorrer reprodução sexuada, deve ocorre a formação do GAMETAS (células capazes de dar origem a novos indivíduos). Ocorre nas gônadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google