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Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 6ª aula

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Apresentação em tema: "Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 6ª aula"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 6ª aula

2 Regulação do Mercado – Antes do Pregão • Triagem de notícias relativas às empresas listadas; • Exigência de publicação de Fatos Relevantes; • Definição de regras especiais de negociação ou suspensão da negociação; • Divulgação à imprensa e às agências eletrônicas de notícias e eventos referentes às empresas, tais como transações, transferência de controle acionário, pagamento de direitos aos acionistas, etc;

3 Regulação do Mercado – Durante o Pregão Inibir negócios que infrinjam parâmetros estabelecidos pela CVM e pelo Regulamento de Operações da própria Bolsa: • Oscilações de preço: por exemplo, negócios com variação de preço de mais ou menos 3% em relação ao último negócio (ações mais líquidas); • Quantidades negociadas: por exemplo, negócios que envolvam quantidades superiores a cinco vezes a média dos últimos 30 pregões.

4 Regulação do Mercado – Após o Pregão • Após o encerramento dos negócios, e a identificação dos investidores, são analisadas as operações cujas ações apresentaram oscilações atípicas de quantidade e preço, o fluxo de recursos estrangeiros e os tipos de investidores que operam os mercados a vista e a prazo. • As operações realizadas fora dos parâmetros estabelecidos, no que se refere à quantidade negociada por um mesmo investidor ou grupos de investidores, são canceladas e submetidas a leilão.

5 Números da BM&FBOVESPA • Total de empresas: 387 • Valor de Mercado: R$1.659 bilhões • Volume médio diário de negociações: R$ 4 Bilhões. Maiores valores de mercado: Petrobrás: R$ 296,2 bilhões Vale do Rio Doce: R$181,7 bilhões ItauUnibanco: R$114,2 bilhões Bradesco: R$ 75,3 bilhões Ambev: R$ 67,5 bilhões

6 O IBOVESPA • O Índice Bovespa é uma carteira das ações mais negociadas no mercado à vista da Bolsa de Valores de São Paulo. • Entram na carteira do Ibovespa as ações que, nos últimos dozes meses, apresentaram os maiores índices de negociabilidade (participação percentual de uma ação no total negociado pela Bovespa em reais). • O peso de cada ação na carteira é diretamente proporcional a sua negociabilidade.

7 O IBOVESPA - 2 • De quatro em quatro meses são apurados os índices de negociabilidade de cada ação listada na bolsa, selecionando-se para a carteira do índice aquelas que representam uma negociabilidade acumulada mínima de 80%. • A quantidade teórica de cada ação no índice é modificada a cada 4 meses.

8 O IBOVESPA – Metodologia Critérios para inclusão de ações na carteira do Ibovespa. A ação deve: – Estar incluída na relação de ações resultantes da soma, em ordem decrescente, dos índices de negociabilidade até 80% do valor da soma de todos os índices individuais – Apresentar participação, em termo de volume, superior a 0,1 % do total – Ter sido negociada em mais de 80 % dos pregões do período.

9 Quais são as principais ações que compõem o IBOVESPA
Quais são as principais ações que compõem o IBOVESPA? (anexo) Cotação por lote de mil ações (1) Quantidade teórica valida para o período de vigência da carteira, sujeita a alterações somente no caso de distribuição de proventos (dividendo, bonificação e subscrição) pelas empresas. (2) Participação relativa das ações da carteira, divulgada para a abertura dos negócios do dia 02/01/2010, sujeita a alterações em função das evoluções dos preços desses papéis.

10 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA A administração financeira é de forma básica:
A OBTENÇÃO DOS RECURSOS NAS CONDIÇÕES MAIS FAVORÁVEIS POSSÍVEIS E A ALOCAÇÃO MAIS ADEQUADA E EFICIENTE DESSES RECURSOS NA EMPRESA.

11 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 2
Observe as “torneiras” que estão dispostas entre um e outro “reservatório” de fontes e de usos dos recursos financeiros. Estas são, de fato, as oportunidades de atuação do gestor financeiro. A ele compete, diretamente, regular o fluxo de entrada e saída de recursos que, ao final, serão canalizados para o patrimônio líquido da empresa,sob a forma de capital, reservas e lucros retidos. Dessa forma o profissional da área de finanças deve explorar e conhecer todas as fontes de recursos que são colocados à disposição de uma empresa. Exemplo: Construtora X

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O administrador financeiro age sobre o Ativo Circulante do negócio, dimensionando adequadamente os investimentos que serão realizados na sua operação, financiando clientes, investindo em estoques, tanto de matérias-primas e materiais auxiliares, como estoque de produtos acabados e outras. Também dimensiona, da forma mais adequada possível, os financiamentos que serão utilizados para os investimentos no ativo operacional do empreendimento e que irão dar base ao Passivo Circulante, estabelecendo condições de pagamento das compras e uma apropriada administração das regras que compõem o Contas a Pagar.

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O administrador financeiro também atua sobre a composição do Ativo Permanente do negócio, interagindo com as demais funções no sentido de estabelecer as melhores condições possíveis para a alocação dos recursos de terceiros resultantes de empréstimos e financiamentos, e outros. O administrador financeiro observa as condições oferecidas pelo mercado quanto ao risco e retorno das diversas possibilidades de aplicação financeira de recursos disponíveis. Portanto em síntese o papel do administrador financeiro é exercido tanto sobre os recursos próprios, aqueles que configuram o Patrimônio Liquido do negócio, como capital integralizado, reservas e lucros retidos, como sobre recursos de terceiros, que compreendem as contas do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo.

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As operações no mercado financeiro estão classificadas em quatro grandes grupos, conforme resumidos no Quadro-3. Mercado Cambial, que compreende operações à vista e a curto prazo, transformando moeda estrangeira em moeda nacional e vice-versa; Mercado Monetário, compreendendo operações à vista, de curto e de curtíssimo prazo, muito utilizado para controle da liquidez bancária; Mercado de Crédito, em que se processam operações de curto médio e longo prazos, com financiamentos de capital de giro, capital fixo, rural, serviços e outros; Mercado de Valores Mobiliários, também com prazos curto, médio e longo, igualmente para financiamentos de capital de giro, capital fixo, subscrição de ações, debêntures, etc.

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PLANEJAMENTO DE CAIXA Planejar o caixa significa estabelecer com antecedência, as decisões financeiras que serão tomadas em circunstâncias e condições previamente estabelecidas, com a previsão dos recursos que serão utilizados para que os objetivos traçados possam ser atingidos. Quando se fala de “caixa” a abrangência é para todo o disponível, ou seja, para todo recurso em dinheiro que circula pelo ativo das empresas. O Ativo Circulante é um “grande caixa” que, partindo do dinheiro propriamente dito, se “dilui” pela utilização em outras contas que compõem o ativo como um todo, desde o circulante ao ativo fixo, retornando a ser “caixa” e assim sucessivamente.

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PLANEJAMENTO DE CAIXA - 2 Um planejamento de caixa comporta três tipos específicos: 1- Planejamento estratégico de caixa, que é de longo prazo, antecipado aos fatores externos e internos à empresa, sinalizando quase sempre decisões complexas que envolvem grande volume de recursos; 2- Planejamento tático de caixa, que tem um alcance mais curto em termos de prazo, envolvendo normalmente a necessidade particular de alguma área, como a de marketing por exemplo; 3- Planejamento operacional de caixa, que tem a finalidade de maximizar os recursos aplicados em operações de determinado período, geralmente de curto e médio prazos.

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PLANEJAMENTO DE CAIXA - 3 Em essência o planejamento de caixa é uma ação estratégica, razão de pertencer a um sistema orçamentário. Todos os orçamentos que são elaborados, culminam no orçamento de caixa, que dá o tratamento final às possibilidades financeiras que intencionam estes orçamentos.

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POLÍTICA FINANCEIRA Política, num ambiente financeiro, é um modo de ação que norteia a direção e o sentido para um processo de tomada de decisões que podem se repetir continuamente, ou que ocorram para atingirmos um objetivo. Como exemplo de uma política financeira, temos a empresa que adota uma política de preços do tipo “cobrimos qualquer oferta” para aumentar seu faturamento e, com isso, alcançar um acréscimo de por exemplo, 15% em suas vendas anuais. Visando atingir tal objetivo a empresa autoriza a concessão de descontos de até 10% em seus preços a venda. Exemplo: Empresa de roupas para salto.


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