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Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
- Público Alvo - Todos os Povos Adaptado pelo Prof Fernando Flessati
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Ciclo dos Negócios Nível de Atividade Prosperidade Nova Retomada
Recessão Depressão Nova Retomada Tempo
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Objetivos do marketing global
Fatores a serem observados antes de ingressar no mercado internacional Selecionando os mercados internacionais Entrada no mercado internacional Adaptações de produto para o mercado internacional Gerenciamento e organização das atividades internacionais
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Demanda e Preferência, Rendas e Preços - I
Preço do Mercado Preferências do Consumidor A Demanda de um Produto é Determinada Pela Escala Destes Fatores Preços dos Outros Produtos Renda do Consumidor
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Elementos do Ambiente Econômico
Sistemas Econômicos Câmbio Cooperação Poder Aquisitivo Desenvolvimento
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Desafios dos Nossos Dias
Globalização da Economia Novas Tecnologias Novas Estruturas de Distribuição Mudança de Comportamento Social Enfraquecimento das Grandes Marcas
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Processo de Internacionalização
Sem exportação Exportação por meio de agentes Filiais de vendas Produção no exterior
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Decisões sobre o Marketing Global
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Decisões Importantes no Marketing Internacional
Decidir se deve ingressar no mercado internacional Decidir em que mercados entrar Decidir sobre a maneira de ingressar no mercado Decidir o programa de marketing Decidir a organização de marketing
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Fatores de marketing considerados
Missão da empresa – vocação para exportar - Foco Valor dos produtos em nivel mundial Tecnologia da organização Analise dos mercados potenciais Concorrencia Retorno – Roi Estrategia
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Analisando mercados globais
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Estratégias de entrada no mundo global
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Cinco Maneiras de Ingressar no Mercado Internacional
Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro Exportação indireta Exportação direta Licencia- mento Joint ventures Investi- mento direto
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Desafios do Marketing Internacional
Governos instáveis Problemas de câmbio Burocracia Corrupção Pirataria tecnológica Culturas diferentes
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Critérios para o Ingresso
Atratividade do mercado Risco Vantagem competitiva
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Orientação do Cliente Alto Produtos de Especialidade Alto Envolvimento
Risco do Cliente Buyer Orientation This CTR relates to the material on pp and corresponds to Figure 11-1 on p. 359. Orientação do Cliente Alto Produtos de Coleção Produtos de Especialidade Alto Envolvimento Classification of Goods Marketers often classify products by period of use or buyer orientation: Classification by Period of Use - Durables. These are high-ticket items expected to last an extended period. Consumables. These are purchased frequently over a short period. Disposables. These are used briefly and then discarded. Collectibles. These are purchased and retained in the expectation of their increasing in value. Classification by Buyer Orientation - Convenience. These are products purchased frequently with little effort and include: Staples - regularly purchased items. Impulse Products - bought cheaply “on a whim.” Emergency Products - items needed urgently. Commodity Products - those undifferentiated items bought on price and availability Preference. These are products that elicit high brand preference. Shopping. These products involves considerable comparison shopping by consumers. Specialty. These are products unique in some way important to the buyer or consumer and valued for that distinctiveness. Produtos de Shopping Baixo Produtos de Preferência Esforço do Cliente Produtos de Conveniência Envolvimento Baixo Alto
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Gatt e OMC
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Joint -Ventures Licenciamento: venda de direitos para comercializar uma marca Fabricação por contrato: contrata empresas locais para fabricar o produto Contrato de Gestão: contratos para gerenciar negócios Franquia: verdadeira parceria com a empresa no país local para ganhos mútuos
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Cinco Estratégias Internacionais de Produto e Promoção
Extensão direta Não mudar o produto Não mudar a promoção Desenvolver um novo produto Invenção de um produto Adaptação do produto Adaptar o produto Adaptação da comunicação Adaptar a promoção Adaptação do produto/ promoção
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Desafios na Determinação de Preço
>Diferenças de preço >Preços de transferência $ >Práticas de dumping >Mercado paralelo
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Conceito de Canal Total para Marketing Internacional
Empresa Vendedora Matriz de marketing internacional da empresa Canais entre países Canais nos países estrangeiros Compradores finais
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Organização de Marketing
Departamento de exportação Divisão internacional Organização global
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Composto de Comunicação
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Revisão Fatores a serem observados antes de ingressar no mercado internacional Selecionando os mercados internacionais Entrada no mercado internacional Adaptações de produto para o mercado internacional Gerenciamento e organização das atividades internacionais
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O exemplo da Embraer A evolução no tempo O pré projeto O Sonho
As decisões tomadas O ciclo completo A expansão Os melhores momentos
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