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PublicouLucca Sereno Alterado mais de 10 anos atrás
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Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
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Agendamento on line de atendimentos de saúde
Uma solução em software livre para Campinas – SP Spártaco G. F. de Almeida (apresentador) Prefeitura Municipal de Campinas – SP / Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
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População 2004: hab.
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Campinas – Rede SUS Em 2001: 46 Unidades básicas de saúde (UB)
26 Unidades de referência (UR) 7 Hospitais 3 Unidades PA 1 SAMU
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Campinas – ampliação da rede básica situação em 2004
59 Unidades básicas de saúde (UB), sendo: 46 Unidades de saúde da família; 13 Módulos de saúde da família
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Sistema de referência e contra-referência
Unidades envolvidas: 59 Unidades básicas de saúde (UB) 12 Unidades de referência (UR)
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Sistema SOL (Saúde On Line) Justificativa:
Dificuldade de acesso da rede básica aos recursos de retaguarda diagnóstico-terapêutica
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Principais problemas do sistema de referência e contra-referência:
Dispersão territorial dos serviços Precariedade da comunicação Diversidade de fluxos de acesso Ausência de informações Insuficiente oferta de recursos de retaguarda
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Sistema SOL (Saúde On Line) Objetivo geral:
Resolubilidade das equipes de saúde da família
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Sistema SOL (Saúde On Line) Objetivos específicos:
Melhorar o acesso aos recursos de retaguarda diagnóstico-terapêutica: Mais ágil Mais equânime Otimização destes recursos Redução das perdas Maior produtividade nas UR
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Sistema SOL (Saúde On Line) O projeto:
Software transacional Rede de transmissão de dados
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Sistema SOL – Metodologia 1 - O software:
Setores envolvidos: SMS, DeInfo, IMA Equipe: 4 médicos, 1 técnico de informática, 1 analista de sistemas, 2 engenheiros de telecomunicações Desenvolvimento: Empresa de software livre Tecnologias: PHP, Postgree Duração: 4 meses (concluído em Outubro de 2001)
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Sistema SOL – Metodologia 2 – A rede de transmissão de dados:
Internet de alta velocidade (ADSL): taxas de 256 a 512 Kbps Habilitação da IMA como provedor de acesso
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Sistema SOL – Metodologia 3 – A instalação:
Servidor Linux Processador 1.1 GHz Memória 512 Mb RAM Dois discos rígidos 40 Gb cada Unidade de Data Center IMA Ocupa aproximadamente 20 Gb
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Sistema SOL – Metodologia 4 – A capacitação:
Módulos diferentes para operadores e gestores 8 horas de duração Espaço alugado, 2 treinandos por computador 112 profissionais treinados para começar a implantação
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Sistema SOL – Metodologia 5 – A implantação nos serviços:
Teste de 4 meses (4 UB e 1 UR) durante o primeiro semestre de 2002 Correções no aplicativo Contrato de manutenção do software Expansão (todas as UB, ampliação gradual das UR) a partir de setembro de 2002 Fim das planilhas em Novembro de 2003
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Sistema SOL – Resultados 1 – Principais características do software:
Operação em ambiente “web” Funções transacionais Acionamento através do aplicativo de internet (“browser”) Dispensa instalação nas unidades clientes Rapidez e facilidade na operação Baixo custo
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Sistema SOL – Resultados 2 – Principais funcionalidades:
Geração de agendas de atendimentos Disponibilização controlada das vagas Transação de agendamento Cancelamento de agendamento Otimização das vagas (“repescagem”) Registro do atendimento realizado Gestão de cancelamentos de agendas Relatórios gerenciais Módulo de gestão Plano de senhas
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Sistema SOL – Resultados 3 – Rede de transmissão de dados:
Integra todas as unidades da SMS Desempenho: conexões ADSL operam com taxas entre 256 e 512 Kbps
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Sistema SOL – Resultados 4 – Gestão do sistema de referência e contra-referência:
Diretoria da SMS e Câmara Técnica de Especialidades Operação descentralizada e registros consolidados Atualização imediata das informações Implantação de protocolos técnicos Revisão de fluxos e processos de trabalho
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Sistema SOL – Resultados 5 – Dados gerais do volume de transações:
Praticamente todos os atendimentos de média complexidade da retaguarda ambulatorial Aproximadamente marcações por semana Diminuição das perdas em 20%
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Sistema SOL – Resultados 6 – Obstáculos ao funcionamento:
Uma interrupção de aprox. 24 horas para troca de servidor Falhas no acesso à Internet (conexões ADSL) – geralmente resolvidas no mesmo dia Necessidade de manutenção dos computadores
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Sistema SOL – Demonstração
Geração de agenda Agendamento de consulta Relatório
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Discussão: Informatização no setor público
Barreiras culturais e resistência institucional a mudanças Dificuldade para viabilizar os recursos nos prazos planejados Estratégia: Gerenciamento colegiado do processo de implantação Condição: Possibilidade de correções e acréscimos ao projeto original
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Discussão: Informação e gestão
Software transacional e difusão da informação Sistemas de informação no SUS: ênfase em dados pregressos para prestação de contas Informação e apoio à decisão Internet e software web: possibilidades para a gestão pública Software livre: Custos menores e mais autonomia para uso e manutenção
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Contato: SMS Campinas www.campinas.sp.gov.br/saude
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