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O MBC e a Competitividade do Brasil

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Apresentação em tema: "O MBC e a Competitividade do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O MBC e a Competitividade do Brasil
São Paulo 27/11/02

2 Eventos de lançamento do MBC
Porto Alegre – 15/07 Rio de Janeiro – 17/10 São Paulo – /11 Salvador – 10/12 Belo Horizonte – 19/12 Curitiba – a confirmar

3 Movimento pela Qualidade no Brasil
Anos Agente promotor Foco 50 Ind. Automobilística Padronização Ind. Petróleo Inspeção 70 Ind. Nuclear Sistemas de Ind. Petróleo Garantia da Ind. Petroquímica Qualidade Programa de Apoio ao Programa de Desenvolvimento Científico Especialização e Tecnológico - PADCT em Gestão da Qualidade - PEGQ Política Industrial e de PBQP Comércio Exterior - PICE

4 PBQP – Sucesso e Resultados
Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade Comitê Brasileiro da Qualidade da ABNT Rede Brasileira de Calibração Entidades Certificadoras (eletro-eletrônico, brinquedos,automotivo, etc...) Rede Integrada de Pós-Graduação em Qualidade IBQP Centro de Inovação e Competitividade – CIC Programas Estaduais de Qualidade Prêmio e Programa Qualidade e Participação na Administração Pública – QPAP Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Promoção das Certificações ISO ...

5 Desafios e Oportunidades
Década de 90 Década Atual Abertura de Mercado Internacionalização da Economia Foco na Melhoria da Eficiência Operacional Integração de Estratégia e Gestão e Foco nas dimensões Sistêmica, Estrutural e Empresarial PBQP e Movimento Nacional pela Qualidade Movimento Brasil Competitivo (MBC)

6 Ambiente competitivo homogêneo
CENÁRIOS PASSADO Ambiente competitivo homogêneo entre empresas nacionais e multinacionais dentro de países ou blocos FUTURO Ambiente competitivo heterogêneo entre cadeias empresariais globalizadas

7 OLD COMPANY x NEW COMPANY
Característica Século 20 Século 21 Organização Foco Estilo Estrutura Origem da Força Recursos Operações Produtos Alcance Demonstrativos Estoques Estratégia Liderança Trabalhadores Objetivo do emprego Motivação Produtividade Qualidade Piramidal Interno Estruturado Auto-Suficiência Estabilidade Ativos físicos Integração vertical Produção em massa Nacional Trimestral Em meses Top-down Dogmática Funcionários Segurança Competir Incremental Total Teia ou Rede Externo Flexível Interdependências Mudanças Informação Integração virtual Customização em massa Global Em tempo real Em horas Bottom-up Persuasiva Colaboradores Crescimento pessoal Construir Aos saltos Além do limite Fonte:Business Week

8 SISTEMAS DE TRANSPORTE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
FATORES COMPETITIVOS Internos Externos HARDWARE SOFTWARE SOFTWARE HARDWARE INSUMOS E ATIVOS IMOBILIZADOS CONHECIMENTO, HABILIDADE E COMPETÊNCIA DESENVOLVIMEN- TO SOCIAL ESTRUTURA DOS ESTADOS SISTEMAS DE TRANSPORTE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO Educação Saúde Qualidade de Vida Vias Instalações Equipamentos Gerencial Comercial Técnica Matéria-prima Equipamentos Instalações Política, Social e Econômica; Burocracia Estatal Satélites e Redes Proces. Informação

9 COMPETITIVIDADE É a soma de eficiências internas e externas.
Não basta a empresa ser benchmark. É necessário que a empresa-país seja benchmark.

10 FATORES EXTERNOS DA COMPETITIVIDADE
DIMENSÃO SISTÊMICA FATORES EXTERNOS DA COMPETITIVIDADE BRASIL MERCOSUL E U A Educação Juros reais Acesso tecnologia Rodovias Ferrovias Portos Telecomunicações Estratégias comerciais Leis tributárias Leis trabalhistas Estabilidade legal Aeroportos Oportunidade de negócios Mercado interno

11 Arquitetura do Movimento
Qualidade de Vida da População Competitividade Setor Privado Setor Público Terceiro Setor Desenvolvimento Sustentável Ambiência Competitiva

12 Natureza e Características
1. Resultado de uma demanda conjunta dos setores privado e público. 2. Conselho Superior composto por Empresários, Ministros e FPNQ. 3. Ocupa o espaço deixado pelo Comitê Nacional da Qualidade. 4. Natureza de OSCIP concedida pelo Ministério da Justiça. 5.Compromisso de lideranças históricas do Movimento da Qualidade. 6. Planejamento articulado com a FPNQ.

13 Missão Contribuir expressivamente para a melhoria da competitividade das organizações privadas e da qualidade e produtividade das organizações públicas, de maneira sustentável, elevando a qualidade de vida da população brasileira.

14 Estratégia e Gestão das Organizações
Áreas de Atuação do MBC Contribuir para desenvolver e fortalecer setores, regiões e cadeias e redes Setores Regiões Cadeias e Redes Inovação e marketing Estimular a capacidade de inovação e de marketing dos produtos/servi-ços do país Melhorar a Capacidade Estratégica e de Gestão ( Qualidade e Produtividade ) das organizações públicas e privadas do país Estratégia e Gestão das Organizações Indicadores Avaliação Benchmarking Monitorar o desempenho de fatores que afetam a competitividade nacional (Indicadores Sociais, Econômicos e Ambientais )

15 MACRO-OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
1. DISSEMINAR A CULTURA DA COMPETITIVIDADE PARA O SETOR PRIVADO E DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PARA O SETOR PÚBLICO 2. ATUAR PARA O DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DE ORGANIZAÇÕES, SETORES, REGIÕES, CADEIAS, ARRANJOS PRODUTIVOS E REDES 3. CONTRIBUIR PARA A ELEVAÇÃO DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES 4. ATUAR COM EXCELÊNCIA DE DESEMPENHO, TRANSPARÊNCIA E VISIBILIDADE

16 Cadeias, Arranjos e Redes
Mapa Estratégico - Síntese Contribuir expressivamente para a melhoria da competitividade das organizações privadas e da qualidade e produtividade das organizações públicas, de maneira sustentável Qualidade de vida da população brasileira Sociedade Organizações públicas Organizações privadas Setores, Regiões Cadeias, Arranjos e Redes Clientes Disseminar a cultura de Qualidade, Produtividade e Competitividade Elevar a capacidade de inovação e de Marketing Atuar no desenvolvimento e fortalecimento Valor Adicionado Perspectivas ESTRATÉGIAS E PROJETOS Atuação MBC com excelência, transparência e visibilidade Auto- sustentação financeira Alto desempenho PECP Integração com entidades Modelo gestão CE / PNQ Resultados e marca Perpetuidade

17 Visão de Futuro - 10 anos Tecnologia de gestão em todos os setores ® Desenvolvimento sustentável Programas de Qualidade em todos os estados Avaliação e premiação em 20 Setores Avaliação e premiação em MPE Avaliação e premiação em todas organizações federais Reconhecimento do nível de gestão disseminado nas organizações públicas Prêmio da qualidade em todos os níveis de governo Uso de mapas de benchmarking em cadeias e arranjos produtivos locais e regionais Cultura de medição e avaliação disseminada Cultura de inovação e marketing disseminada

18 Endereços Eletrônicos
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