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SENAI-RS Possui uma Sede do Departamento Regional em Porto Alegre e Unidades Operacionais distribuídas por todas as regiões do RS.

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1 SENAI-RS Possui uma Sede do Departamento Regional em Porto Alegre e Unidades Operacionais distribuídas por todas as regiões do RS.

2 Pontos de Atendimento 7 Centros Tecnológicos 1 Faculdade de Tecnologia
1 Centro Nacional de Tecnologias Limpas 1 Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas 8 Escolas de Educação Profissional 21 Centros de Educação Profissional 22 Agências de Educação Profissional 29 Extensões 42 Unidades Móveis (09 Autotransportáveis) 2 Unidades Semipermanentes Total: 134 Pontos de Atendimento no Estado

3 Números 2009 Matrículas Rio Grande do Sul horas de atendimento às Empresas Atendimentos (serviços tecnológicos) Alunos/hora

4

5 DIRETRIZES Missão: Visão:
Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira. Visão: Consolidar-se como o líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a Indústria Brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

6 Política da Qualidade:
DIRETRIZES Princípios e Valores: Livre Iniciativa Ética Transparência Satisfação dos Clientes Alta performance Valorização das pessoas Política da Qualidade: O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO SUL tem a Gestão pela Qualidade determinada como elemento crítico de sua Missão, comprometendo-se a: 1. Assegurar que a qualidade, a melhoria contínua e o cuidado com o meio ambiente sejam de responsabilidade de todos; 2. Praticar a qualidade no processo de administração e em seus serviços educacionais e tecnológicos, garantindo a satisfação dos seus clientes.

7 Sistema de Gestão da Qualidade SENAI RS
ISO 9001:2000 Sede e Todas Unidades ISO / ISO / OHSAS 18001 Unidades com Atividades Pertinentes R E Q U I S T O L G A E X C L Ê N I A M G S T Ã O MEG Sede e Todas as Unidades no PGQP

8 COMITÊ SETORIAL SENAI Criado em 1994
Atualmente são 77 Organizações Aderidas: 64 Unidades Operacionais do SENAI + SEDE do SENAI/RS; 13 Organizações do Sistema FIERGS.

9 COMITÊ SETORIAL SENAI SEDE NO DEPARTAMENTO REGIONAL DO SENAI RS
EQS- Escritório da Qualidade SENAI Setor responsável por assegurar que o Sistema de Gestão da Qualidade esteja estabelecido, implementado e mantido de acordo com a norma NBR ISO 9001:2000 e com o MEG – Modelo para Excelência em Gestão.

10 Reconhecimentos no PQRS
ATUAÇÃO NO PGQP Reconhecimentos no PQRS A participação das Unidades do SENAI RS no Prêmio Qualidade RS ocorre desde 1998 e foram os seguintes resultados acumulados até 2009: Troféu Ouro: 1 (um) em 2006 com CT Mecatrônica Troféu Prata: 9 (nove) Troféu Bronze: 32 (trinta e dois) Medalha Bronze: 10 (dez) Total: 52 Destaques (Para 25 Organizações Participantes)

11 Participação no Prêmio Qualidade RS 2010 Organizações Candidatas
ATUAÇÃO NO PGQP Participação no Prêmio Qualidade RS 2010 Organizações Candidatas 7 Unidades Operacionais do SENAI 6 Centros de Atividade do SESI 3 Organizações do Sistema FIERGS Total = 16 Organizações

12 COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas

13 Representante da Qualidade (RQ)
COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas Representante da Qualidade (RQ) Designado pelo Gestor, este tem em sua missão: - apoiar a Unidade aderida nos aspectos relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade; - acompanhar auditorias da qualidade e verificações do PGQP, bem como monitorar ações de melhorias; e - facilitar a comunicação entre a Unidade aderida e o Comitê Setorial SENAI com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade.

14 Promoção da Cultura da Excelência
COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas Promoção da Cultura da Excelência Em 2002, a Direção Regional do SENAI RS definiu que a sede e todas as Unidades do SENAI RS constem no Certificado Corporativo da Norma ISO 9001 e que todos participem anualmente do Sistema de Avaliação ou do Prêmio Qualidade RS do PGQP. Em 2009, iniciou o apoio às entidades do Sistema FIERGS na participação no PGQP e Certificação ISO 9001.

15 Capacitações para os Colaboradores das Aderidas
COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas Capacitações para os Colaboradores das Aderidas Desde 2000 as Capacitações necessárias para a implementação do MEG, bem como para participação no Sistema de Avaliação do PGQP são propostas, anualmente pelo Comitê Setorial SENAI, por meio do Escritório da Qualidade SENAI e, se aprovadas, são inseridas na Programação de Capacitação e Desenvolvimento do SENAI-RS para o ano seguinte. Para ministrar estas capacitações, o SENAI-RS mantém, no seu quadro de pessoal, colaboradores aptos para atuar como franqueados do PGQP.

16 Principais Práticas COMITÊ SETORIAL SENAI
Reconhecimento para as Organizações Aderidas vencedoras do Prêmio Qualidade RS Desde 2005, é realizada uma Recepção, no dia da Cerimônia de Entrega do Prêmio Qualidade RS, para todos os colaboradores das organizações aderidas vencedoras. Esta recepção é realizada nas dependências da FIERGS, com a presença dos Gestores Regionais destas organizações e o Presidente do Sistema FIERGS.

17 Principais Práticas COMITÊ SETORIAL SENAI
Reconhecimento para os Representantes da Qualidade das Unidades que participam do Prêmio Qualidade RS Desde 2008, na ocasião do Seminário de Representantes da Qualidade ou de Auditores Internos da Qualidade, que ocorrem anualmente, é realizado um momento de entrega de uma lembrança e um cartão aos Representantes da Qualidade responsáveis pela elaboração do Relatório de Gestão de sua Unidade.

18 PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO QUALIDADE RS 2009

19 Projeto Gestão da Qualidade no SISTEMA FIERGS
COMITÊ SETORIAL SENAI Projeto Gestão da Qualidade no SISTEMA FIERGS

20 PROJETO GESTÃO DA QUALIDADE NO SISTEMA FIERGS
OBJETIVO Implantar Gestão da Qualidade no Sistema FIERGS, respeitando as características das entidades, na busca da melhoria dos processos internos e reconhecimentos, tais como: diplomas e prêmios do PGQP/MEG e certificações ISO.

21 Gestão da Qualidade no Sistema FIERGS
Apoio, Condomínio SESI e SENAI 4- Sistema de Gestão da Qualidade 5- Responsabilidade da Direção 6- Gestão de Recursos 7- Realização do Produto 8- Medição, Análise e Melhoria ISO 9001 R E Q U I S T O L G A D I R E T Z S O M A E X C L Ê N I A M G S T Ã O 1- Liderança 2- Estratégias e Planos 3- Clientes 4- Sociedade 5- Informação e Conhecimento 6- Pessoas 7- Processos 8- Resultados MEG / PNQ PGQP Entidades do Sistema FIERGS

22 CRONOGRAMA DO PROJETO - ISO 9001 NA CSC
2010 ACPD do 2º sem/2009 (16/04/10) Mapeamento de Processo e elaboração de procedimento Auditoria interna Revisão do MQ set Projeto Implantado Fev-Mar Mar-Abr Abril-Jun Jul Ago Nov-Dez Elaboração e aprovação ANS Definição de indicadores. Capacitação do colaboradores Auditoria externa ACPD 1º sem.2010 Definição do escopo nas Gerencias Objetivos Secundários: Coordenar e potencializar as ações de oferta de serviços do Sistema FIERGS Propor e implantar soluções, adequando nossa oferta às expectativas dos clientes. ESCOPO: GINFO – Gerenciamento de Incidentes (Certificado 2009) GEPES – Recrutamento e Seleção GESAD – Gestão contratas terceiros GESUP – Compras eletrônicas GECON – Contas a pagar GENGE – Fiscalização de obras

23 CRONOGRAMA DO PROJETO – PGQP/MEG
2010 Capacitação para interpretação e avaliação PGQP 2ª quinz. jun Reconhecimento da participação no PGQP/2010 no dia da Qualidade FIERGS Elaboração dos RGs da candidatas da FIERGS no PQRS 2010 PQRS 2010 Reconhecimento das Premiadas FIERGS 21/07 Jan-Mar Abr-Maio Jun Jul Jul - Out Dez Descrição do Perfil; Autoavaliação;e Elaboração do Plano de Melhorias. Objetivos Secundários: Coordenar e potencializar as ações de oferta de serviços do Sistema FIERGS Propor e implantar soluções, adequando nossa oferta às expectativas dos clientes. Verificação do Status dos PASG

24 Melhoria Contínua do Sistema 4 – Sistema de gestão da Qualidade
ISO X MEG C L I E N T R Q U S O A F Ç Ã NBR ISO 9001:2008 Melhoria Contínua do Sistema 4 – Sistema de gestão da Qualidade 5- RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO 6- GESTÃO DE RECURSOS 8- MEDIÇÕES, ANÁLISE E MELHORIA PRODUTO/ SERVIÇO 7- REALIZAÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO ENTRADAS SAÍDAS MEG – Modelo de Excelência em Gestão Gestão do Processo Certificado / Escopo Gestão do Sistema


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