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Aula 2 Ambiente de Marketing.

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Apresentação em tema: "Aula 2 Ambiente de Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Ambiente de Marketing

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3 Qual o papel do Marketing dentro da Organização?
As áreas funcionais de uma organização/ empresa são: Contabilidade  Finanças  Recursos Humanos Administração Produção Suprimentos Marketing Segundo Peter Drucker, o maior autor sobre administração e negócios,  "marketing e inovação geram resultados; todo o restante gera custos"

4 Qual o papel do Marketing dentro da Organização?
Processo Administrativo  Atividades gerenciais Estratégicas Tático-operacionais Planejamento Organização  Análise de oportunidades  ciclo de vida produto  curva experiência  portfolio  atratividade  competitividade segmentação Análise mercados atuais  delineamento de mercado  organização de compra operação de compra Direção   Controle  Decisões targeting  posicionamento  estratégia competitiva  estratégia de crescimento Decisões  produto  preço  comunicação  distribuição  transação  pós-transação

5 O que faz uma Gerência de Marketing?
Avaliar os recursos corporativos Estabelecer os objetivos Estabelecer a estratégia de Marketing Organizar o esforço de Marketing Formular o Marketing Mix Estimar as vendas Controlar e avaliar a função de Marketing Implementar ações corretivas

6 Ambiente de Marketing

7 Microambiente Macroambiente Interno Externo

8 Macroambiente de Marketing
Ambiente Tecnológico Ambiente Político- Legal Ambiente Natural Ambiente Demográfico Ambiente Sócio-Cultural Ambiente Econômico Fatores externos à empresa  sobre os quais ela tem  pouco ou nenhum controle

9 Macroambiente de Marketing
Necessidades e tendências Modismos / Tendências e Megatendências Identificação das principais forças Oportunidade e ameaças Ambiente Demográfico Crescimento da população mundial Composição etária da população Mercados étnicos Grau de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população

10 Macroambiente de Marketing
Ambiente econômico Distribuição de renda Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito Terceirização e livre-comércio Ambiente sociocultural Visões de si mesmo, das outras pessoas, das organizações, da sociedade, da natureza e do universo Cultura central e subculturas Mudanças de valores ao longo do tempo

11 Macroambiente de Marketing
Ambiente natural Escassez de matérias-primas Aumento do custo de energia Pressões antipoluição Mudanças no papel dos governos Ambiente tecnológico Aceleração do ritmo das mudanças Oportunidades ilimitadas para a inovação As variações nos orçamentos de P&D A regulamentação da mudança tecnológica Ambiente político-legal Intensificação da legislação Crescimento de grupos de interesse (ONGs)

12 Oportunidades e Ameaças
fatores externos, fora do controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Ameaças fatores externos, fora do controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios

13 Análise FFOA Oportunidades Ameaças

14 Microambiente de Marketing
Fatores próximos à empresa Fatores internos da empresa sobre os quais ela tem algum tipo de controle ou interferência Stakeholders

15 Análise FFOA Forças (Pontos Fortes)
fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Fraquezas (Pontos Fracos) fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios

16 Análise FFOA Forças (Pontos Fortes)
fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Fraquezas (Pontos Fracos) fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios

17 Sistema de Informação de Marketing

18 O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter
SIM O que os gerentes gostariam de ter  O que os gerentes precisam ter  O que os gerentes podem ter 

19 SIM Pesquisa de Mercado
Instrumento que liga, por meio da informação, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, público. Tem como objetivos gerais: Identificar e definir oportunidades e problemas de marketing Gerar, aprimorar e avaliar oportunidades de marketing  Monitorar o desempenho da empresa Melhorar a compreensão do processo de marketing

20 SIM Inteligência de Marketing
Informações sobre as alterações no ambiente de marketing. Podem ser colhidas tanto sistematicamente (acompanhamento contínuo de mercado) como de forma esporádica (acesso eventual a informações sobre concorrência) Fontes  pessoal da empresa  clientes e fornecedores  relatórios anuais, imprensa  empresas especializadas 

21 SIM Registros Internos Relatórios emitidos pela empresa
Usados para planejamento diário, implementação e controle Fontes Contabilidade Produção Vendas 

22 SIM Análise da Informação
Transformar dados colhidos em forma bruta no ambiente externo em informações úteis para a tomada de decisões. Pode-se utilizar desde simples fichas de registro até sofisticados softwares estatísticos e de gerenciamento de informações. O importante é a ter a informação de forma estruturada e compreensível.

23 Sua empresa tem SIM? Você tem seu SIM particular?

24 Avaliar os recursos corporativos
Área Fatores de análise financeiros caixa capital instalações  equipamentos  redes de comunicação humanos habilidades  capacidade  disponibilidade  equipe de vendas Pesquisa & Desenvolvimento instalações  pessoal  patentes suprimento disponibilidade  garantia de recebimento  contratos mercado sistemas de distribuição  marcas  programas promocionais

25 Estabelecer a estratégia de Marketing

26 Organizar o esforço de Marketing
Estrutura Funcional Estrutura Geográfica Estrutura por Gerência de Produto Estrutura por Gerência de Mercado Estrutura por Gerência de Produto/ Mercado

27 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura Funcional

28 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura Geográfica

29 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura por Gerência de Produto

30 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura por Gerência de Mercado

31 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura por Produto e Mercado


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