Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJonatas Penso Alterado mais de 10 anos atrás
1
O USO DE JOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM
Gustavo Quevedo Carvalho UFRGS
2
REFERENCIAIS TEÓRICOS
Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud) Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky)
3
Teoria dos Campos Conceituais
Vergnaud define como campo conceitual: um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas,conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente,entrelaçados durante o processo de aquisição (VERGNAUD, 1998).
4
Justificativas para a Teoria dos Campos Conceituais
Um conceito não se forma a partir de um só tipo de situação Uma situação não se analisa com um só conceito A construção e apropriação de todas as propriedades de um conceito ou todos os aspectos de uma situação é um processo longo
5
Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotsky
Para Vigotsky a constituição das funções complexas do pensamento se dá pelas trocas sociais, onde prepondera a linguagem. Definição:distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro.
6
METODOLOGIA ESTUDO DE CASO Particularista Descritiva
7
JOGOS A Grande Aposta Contig60 Senha Bicolorido
Cara a cara (não aplicado)
8
Referências CARVALHO, Gustavo Quevedo JUNIOR, Gabriel Dias de Carvalho. A teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e o Planejamento didático. STURM, Wilton. As possibilidades de um ensino de análise combinatória sob uma abordagem alternativa.UNICAMP, 1999. Zona de desenvolvimento proximal. pt.wikipedia.org/wiki/
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.