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Administração de Produção e Operações

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Apresentação em tema: "Administração de Produção e Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Produção e Operações
Projeto do produto e seleção de processos

2 Embraer 170

3 Filtragem sucessiva de idéias
Grande número de opções de projeto Processos sucessivos de filtragem Projeto selecionado

4 Fases típicas de desenvolvimento
Início do projeto Meses antes da introdução no mercado Introdução no mercado 36 27 18 9 Desenvolvimento do conceito Planejamento do produto Engenharia do produto/processo Produção piloto / crescimento Arquitetura do produto Projeto conceitual Mercado alvo Construção do mercado Teste em pequena escala Investimento/finanças Projeto detalhado do produto e ferramental Construção e teste de protótipos Teste de produção em volume Início da produção na fábrica Volume aumenta para níveis comerciais conceito Aprovação do programa projeto/ planejamento produto processo Primeiro protótipo completo produção piloto crescimento de produção Liberação final da engenharia

5 Papéis dos vários setores

6 Abordagens para solução de problema
Ciclo de solução especializada de problema Nível de completamento do produto do ciclo anterior Abordagem sequencial de solução de problema “paralelizada” de solução de problema Ciclo anterior Ciclo posterior Transmissão da informação completa, num “tiro” só, do produto do ciclo anterior Transmissão gradual, com liberações de informação preliminares desde cedo do produto do ciclo anterior

7 Casa da qualidade QFD    1 2 3 4 5 X – Nós A = Concorrente A
X – Nós A = Concorrente A B = Concorrente B (5 é o melhor) Avaliação competitiva X AB B A Correlação  Fortemente positiva  Positiva  Negativa  Fortemente negativa Fácil de fechar por fora Ficar aberta em rampa Fácil de abrir Não permite vazamento Silenciosa na estrada 7 5 3 2 10 6 9 Pesos de importância Valores meta Avaliação técnica (5 é o melhor) 4 1 BA BXA Energia necessária para fechar porta Resistência de vedação Força para fechar no plano Energia necessária para abrir porta Vedação acústica, janela Vedação à água Características técnicas Requisitos do cliente Importância para o cliente Escala de importância (10 é o mais importante) Reduzir energia para 7,5 ft/lb Manter nível atual Reduzir força para 9lb Casa da qualidade QFD

8 Casas da qualidade “como” (e.g. características de processo) “o que”
(e.g. características técnicas) “como” (e.g. características técnicas) “o que” (e.g. requisitos do cliente)

9 Ciclo de vida de produto
Vendas Introdução Crescimento de volume Maturidade Declínio Tempo Desenvolvimento e projeto

10 Aspectos dos processos
Volume de fluxo processado Variedade de fluxos processados Recurso dominante Critério competitivo de vocação Incrementos de capacidade alto baixo alta baixa pessoas tecnologia graduais em grandes degraus flexibilidade eficiência Aspecto Contínuos de variação dos processos

11 Processos intermediários
Estágios do continuum Volume de fluxo processado Variedade de fluxos processados Recurso dominante Critério competitivo de vocação Incrementos de capacidade alto baixo alta baixa pessoas tecnologia graduais em grandes degraus flexibilidade eficiência Aspecto Contínuos de variação dos processos Processos em fluxo contínuo Processos por tarefa Processos intermediários

12 Diagonal de alinhamento
Processo por tarefa Processos em fluxo contínuo Processos intermediários Volumes baixos, baixa padronização, alta variedade Volumes altos, alta padronização, baixa variedade

13 Matriz produto – processo (fabril)
Volumes baixos, baixa padronização, alta variedade Volumes altos, alta padronização, baixa variedade Processo por tarefa Por tarefa (job shop) Em lotes (batch) Processos intermediários Em linha Em fluxo contínuo Processos em fluxo contínuo

14 Matriz produto – processo (serviço)
Processo por tarefa Processos em fluxo contínuo Processos intermediários Volumes baixos, baixa padronização, alta variedade Volumes altos, alta padronização, baixa variedade Tecnologia Serviços de massa Serviços de massa customizados Serviços profissionais de massa Loja de serviço Serviços profissionais

15 Processo de mistura “postergado”
Postergamento Estoque Situação Anterior Varejo Estoque Processo Distribuidor Fabricante 70 cores Cliente 70 cores 70 cores PV 70 cores Situação Posterior Processo de mistura “postergado” 2600 cores Estoque reduzido Processo simplificado Estoque reduzido Fabricante 10 cores + base branca 10 cores + base branca Cliente 10 cores + base branca 10 cores + base branca

16 Fluxograma Início Cliente chega e faz pedido Espera longa?
Cliente coloca pedido Cliente espera pedido Pedido chega Pedido correto? Continua esperando? Venda perdida Espera outra? Fim N S Possível área- problema Fluxograma

17 Mapas de processo a. Mapa de processo de alto nível
Diretivas estratégicas Dados de requisitos do cliente Mapas de processo Dados de benchmarking Analise da situação corrente Especificações e metas de desempenho do processo Princípios de projeto Idéias inovadoras Mapa de processo de alto nível Medidas chaves de desempenho Validação do modelo Mapa detalhado de processo Subprocesso Subprocesso Estudo piloto do novo projeto Entrada Meta de desempenho Saída Subprocesso Subprocesso Implantação a. Mapa de processo de alto nível b. Processo geral de re-engenharial


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