A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Melhorar a Tomada de Decisão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Melhorar a Tomada de Decisão"— Transcrição da apresentação:

1 Como Melhorar a Tomada de Decisão

2 OBJETIVOS DE ESTUDO Comparar diferentes tipos de decisão e descrever o processo de tomada de decisão Avaliar como os sistemas de informação ajudam pessoas que trabalham individualmente ou em grupos a tomar decisões de maneira mais eficiente Avaliar os benefícios empresariais de usar técnicas inteligentes na tomada de decisão e na gestão do conhecimento

3 OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)
Definir e descrever os tipos de sistemas usados para gestão do conhecimento na empresa e demonstrar como eles oferecem valor para as empresas Definir e descrever os principais tipos de sistema de trabalhadores do conhecimento e demonstrar como eles oferecem valor às empresas

4 Valor Empresarial do Aperfeiçoamento da Tomada de Decisão
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação Valor Empresarial do Aperfeiçoamento da Tomada de Decisão Mensurar o valor da tomada de decisão melhorada Identificar uma série de decisões-chave em que o investimento em novos sistemas poderia melhorar a qualidade da tomada de decisão As decisões podem ser comuns, rotineiras e numerosas Embora o valor trazido pelo aperfeiçoamento de uma única decisão possa ser pequeno, a melhora em milhares de ‘pequenas’ decisões gera um grande valor anual para a empresa

5 Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Tipos de Decisão Não estruturada Estruturada Semi-estruturada

6 Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Necessidades de Informação de Grupos-chave Responsáveis pela Tomada de Decisão em uma Empresa Gerentes seniores, gerentes de nível médio e funcionários são responsáveis por diferentes tipos de decisão e têm diferentes necessidades de informação. Figura 10.1

7 O Processo de Tomada de Decisão
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação O Processo de Tomada de Decisão Inteligência Concepção Escolha Implementação

8 Estágios da Tomada de Decisão
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação Estágios da Tomada de Decisão O processo de tomada de decisão pode ser dividido em quatro estágios. Figura 10.2

9 Tomada de Decisão e Sistemas de Informação Qualidades de Decisões

10 Sistemas e Tecnologias de Apoio à Decisão
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação Sistemas e Tecnologias de Apoio à Decisão Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo (SADG) Técnicas inteligentes

11 Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Ajudam os gerentes a monitorar e a controlar o negócio Produzem relatórios fixos, programados para periodicidades definidas, como vendas mensais ou anuais Algumas vezes destacam condições excepcionais Os relatórios geralmente estão disponíveis on-line

12 Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Apóiam análise de problemas semi-estruturados e não estruturados Orientados por modelos Análise ‘se-então’ Orientados por dados Processamento analítico on-line

13 Sistemas de Apoio à Decisão
Componentes do SAD Banco de dados SAD Sistema de software SAD Modelos Análise de sensibilidade Interface de usuário SAD

14

15 Sistemas de Apoio à Decisão
Exemplos de SAD Burlington Coat Factory: SAD para decisões de determinação de preços Parkway Corporation: SAD para utilização de ativos Compass Bank: SAD para gerenciamento do relacionamento com o cliente

16 Sistemas de Apoio à Decisão
Visualização de Dados e Sistemas de Informações Geográficas (GIS) Ferramentas de visualização de dados ajudam os usuários a perceber padrões e relações em grandes quantidades de dados Sistemas de informações geográficas (geographic information systems — GIS) são uma categoria de SAD que analisa e exibe dados para planejamento e tomada de decisões na forma de mapas digitalizados O GIS apóia decisões que requerem conhecimento sobre a distribuição geográfica de pessoas ou de outros recursos

17 Sistemas de Apoio à Decisão
Sistemas de Apoio à Decisão do Cliente Baseados na Web Interatividade e personalização Intensidade da informação Sistemas de apoio à decisão do cliente (SADC) dão apoio ao processo de decisão de um cliente existente ou potencial Mecanismos de busca, agentes inteligentes, catálogos on-line, diretórios Web, grupos de discussão, etc.

18 Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE)
Dão aos executivos seniores um panorama do desempenho geral de uma empresa Permitem que um executivo focalize rapidamente detalhes de problemas e, depois, volte a uma visão geral da empresa Função drill down Painel digital

19 Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo (SADG)
Sistemas interativo, baseados em computador, para facilitar a resolução de problemas não estruturados, por um conjunto de profissionais que tomam decisões trabalhando juntos como um grupo Usados em salas de conferência com hardware e software especial Dão suporte a reuniões de um número maior de participantes, com produtividade aumentada

20 Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão
Inteligência Artificial (IA) Sistemas especialistas Base de conhecimento Mecanismo de inferência Engenheiro do conhecimento Raciocínio baseado em casos Sistemas de lógica difusa Redes neurais Algoritmos genéticos Agentes inteligentes


Carregar ppt "Como Melhorar a Tomada de Decisão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google