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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
LW Informática Planejamento Estratégico Projeto de Competitividade Grupo 6 Celso Augusto Takeuchi Cintia Regina Doria Guardado Cristina Watanabe Cristine Marques Diogo Alves

2 Identificação da Empresa
A LW Informática está sediada em Fortaleza – Ceará e foi fundada em 1997. Atua no setor de assistência técnica de equipamentos de informática realizando reparos em computadores desktops, notebooks, monitores, scanners, nobreaks, impressoras, equipamentos de automação comercial. A LW é reconhecida em Fortaleza como uma empresa com elevado nível de qualidade de seus serviços com índice de retorno de equipamentos perto de zero. Não tem realizado investimentos nos últimos anos. Missão: Oferecer serviços de qualidade em Tecnologia de Informação, priorizando a satisfação do cliente através da qualidade, preço, atendimento e garantia, com profissionalismo e competência. Visão: Ser uma empresa líder que ofereça o melhor serviço de TI da região metropolitana de Fortaleza. Perfil da Empresa Capital inicial R$ 5.000 Qtde de clientes Aproximadamente 2400 Funcionários 6 técnicos eletrônicos e 3 administrativos Área de atuação Fortaleza e cidades vizinhas Qtde de reparos/mês 500 equipamentos Faturamento em 2005 R$

3 Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
Centralização da atuação em Fortaleza e cidades vizinhas, o que impede a competição em mercados maiores Os profissionais têm pouco conhecimento de administração de empresas, o que limita sua visão de negócios Baixo poder de barganha com fornecedores de peças de reposição Empresa conhecida em Fortaleza sem investimento em Marketing Bom conceito junto ao mercado. É reconhecida pela qualidade de seus serviços Sua sede é própria, não paga aluguel, o espaço físico permite crescimento Oportunidades Ameaças O setor de assistência técnica de equipamentos de informática está encolhendo, uma vez que os aparelhos estão se tornando descartáveis O aumento do poder de compra da população aliado ao barateamento dos equipamentos e acelerada atualização tecnológica, está fazendo com que os clientes troquem seus aparelhos por novos ao invés de repará-los Setor altamente competitivo Mantém uma boa carteira de clientes aos quais pode oferecer outros tipos de serviços Expansão para novos mercados. Conhecimento de bons fornecedores que poderiam suprir seus clientes com equipamentos de que necessitam, o que poderia levar a empresa a vender soluções de TI Conclusão: a LW atua num setor altamente competitivo que está encolhendo à medida que os equipamentos de informática estão se tornando descartáveis. Para que sobreviva no setor é preciso que reveja seu modelo de negócios e ofereça soluções diferenciadas. O conhecimento da necessidade de seus clientes e de bons fornecedores para atendê-los poderia ser uma oportunidade no setor de soluções de TI.

4 Forças Competitivas Ameaça de novos entrantes Existe grande ameaça de entrada de outras empresas dentro do setor de atuação da LW uma vez que a atividade de reparo de equipamentos é padronizada, não permitindo muita inovação. Funcionários da LW podem abrir empresas que concorram dentro do mesmo mercado. Poder de barganha dos fornecedores O poder de barganha da LW em relação aos fornecedores é baixo, pois são grandes empresas e são elas que determinam o preço das peças. Rivalidade O mercado de atuação é muito competitivo com tendência de redução das margens de lucro. Poder de barganha dos clientes Os clientes têm alto poder de barganha, pois existem várias outras empresas atuando na mesma fatia de mercado da LW. Ameaça de substituição A facilidade da manutenção dos equipamentos pelos próprios clientes, o baixo custo para aquisição de novos equipamentos é uma ameaça. Conclusão: As alternativas de oferecer serviços em TI ou aumentar a política de qualidade da empresa podem ser facilmente copiadas pelos concorrentes tornando a diferenciação pouco sustentável. Uma alternativa para reverter esta propensão dos lucros é a diversificação de suas atividades.

5 Cadeia de Valores Margem Margem
ATIVIDADES DE APOIO Infra-estrutura: estrutura pouco hierarquizada, dinâmica e de rápidas decisões. Possui uma loja em Fortaleza e presta serviços para cidades vizinhas. Possui equipamentos novos e boa infra-estrutura de atendimento aos clientes. Recursos Humanos: retenção de talentos (pouca rotatividade), profissionais qualificados. A empresa possui 06 técnicos e 3 administrativos. Os técnicos são todos da escola técnica do Ceará. Todos os técnicos estão na empresa desde sua fundação em abril de 1997. Margem Desenvolvimento Tecnológico: ausência de um website. Não há reciclagem contínua de funcionários. Compras: Fornecedores de serviço – compra de peças para reposição Logística Interna Rígido controle de entrada e saída de materiais, dentro de prazos estipulados. A empresa implementou um programa de padrão de qualidade interna para atender o cliente com excelência. Operação Processo bem estruturado de reparo de equipamentos, produção em série e rigorosamente monitorada, atingindo taxa quase zero de reclamações de consertos. Logística Externa Trabalho de parceria com técnicos especializados, que entregam os pedidos dentro do cronograma estabelecido, boa parte dos reparos são feitos dentro da empresa, variando de acordo com a sazonalidade dos pedidos. Marketing/ Vendas Marketing informal através de indicações. Serviços Reparo e manutenção de equipamentos de informática. ATIVIDADES PRIMÁRIAS Margem Conclusão: A empresa precisa investir em marketing e manter a qualidade de serviços prestados aos seus clientes, o que representa uma excelente referência de mercado. A marca precisa ser fortalecida para poder expandir sua atuação em novos nichos de mercado. Para agregar valor em sua cadeia, sugerimos a criação de um website que permita maior sinergia entre a empresa e seus clientes.

6 Sistema de Valores FORNECEDORES CLIENTES 10% GRANDE PORTE 1% FORTALEZA
30% MÉDIO PORTE 99% SÃO PAULO 60% PEQUENO PORTE Conclusão: o Sistema de Valores da LW Informática revela que os fornecedores têm grande importância, pois são empresas grandes e determinam o preço das peças/ equipamentos. Observa-se também que há uma concentração de clientes de pequeno porte, no entanto, os clientes de grande porte são responsáveis por grande parte do faturamento da LW.

7 Principais Concorrentes: Fmnet Prodados Núcleo Informática
Posição Competitiva LW Informática Principais Concorrentes: Fmnet Prodados Núcleo Informática Valor para o Cliente Posição Competitiva Fraca Ameaçada Favorável Forte Dominante Características Atualização Tecnológica Confiabilidade Qualidade Custo Total Preço Deslocamento Atendimento Índice de retorno Prazo de Entrega Abrangência LW F P N F P LW N F N LW P N LW P F P F LW N LW N F P F P N LW N F P LW LW N F P Conclusão: As principais vantagens competitivas da LW são seu baixo índice de retorno de equipamentos por problemas e seu compromisso com os prazos acordados com os clientes para a realização do serviço. As principais deficiências da LW em relação a seus concorrentes são: a abrangência do serviço (não está presente em todas as cidades); bem como sua atualização tecnológica, pois não possuir um Web Site para divulgação de seus serviços.

8 Estratégia Competitiva e Plano de Ação
A estratégia da empresa será baseada no fortalecimento da sua marca, oferta de serviços diferenciados e ampliação do market-share. 1. Ações de Marketing: Desenvolvimento de website  Investimento em mídia tradicional 2. Oferta de serviços diferenciados: venda de soluções de TI customizados. 3. Ampliação da base de clientes explorando novos nichos de mercado como escolas e hospitais na região metropolitana de Fortaleza. JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Ação 1 – CURTO PRAZO (2009) - Desenvolvimento de Web Site - Investimento em mídia tradicional Ação 2 MÉDIO PRAZO (2010) - planejamento da ação / estabelecimento de metas de desempenho - definição dos fornecedores - contratação de profissionais especializados - treinamento - elaborar plano de divulgação e colocá-lo em prática - início da ação - acompanhamento da ação Ação 3 MÉDIO PRAZO (2011) - análise de mercado / Identificação dos nichos - preparar plano de divulgação customizado ao perfil do cliente - preparar material promocional - enviar material promocional aos clientes prospects - visita a clientes prospects, demonstração dos produtos e serviços

9 Comentário Finais A LW Informática tem como base de atuação o foco em qualidade, pois seus reparos em equipamentos têm taxa de reclamação quase zero. No entanto, a queda nos preços dos suprimentos de informática levou a uma mudança nos hábitos de consumo. Os consumidores estão preferindo comprar equipamentos novos ao invés de repará-los. A LW não fez investimentos ao longo dos últimos anos e não se preparou para o novo cenário do setor, ou seja, não acompanhou as tendências e mudanças do mercado, fatores que a levaram a perda de competitividade e conseqüente queda no faturamento. A empresa precisa investir em ampliação de vendas, criando novos serviços para aumentar o seu portfólio de clientes. Também recomendamos que a empresa diversifique seus serviços para aumentar o seu faturamento. É necessário investimento em marketing, e a criação de uma frente para o desenvolvimento de novos negócios. Outro ponto importante que pode ser explorado é desenvolvimento de parcerias com fabricantes, ou representação exclusiva de equipamentos de informática. Através de uma aliança estratégica com uma empresa sólida neste segmento de mercado, pode-se criar novas oportunidades de negócios para a LW Informática e aumentar o seu market-share.


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