A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias de suprimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias de suprimento"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de suprimento
Grupo 1992 Bruno Oliveira Gustavo Basso Bruno Takatsu Wesley Araujo Barbara Lopes Inti Torres

2 Estratégias de suprimento
O raciocínio básico é que não se pode tratar todos os fornecedores de forma indiscriminada, como se fosse iguais.

3 Determinação das estratégias de suprimento
Três macroetapas: avaliação, análise e implantação

4 1. Macroetapa de avaliação
Identificação dos grupos de suprimento Vá procurar sua turma! Informações sobre os grupos

5 2. Macroetapa de análise A) Determinação das estratégias de suprimento. - estratégia de consolidação: alavancar o poder de barganha dos fornecedores.

6 - estratégia de redução de complexidade: a empresa pode explorar seu poder de compra.
-estratégia de integração: Deve trabalhar na integração com fornecedores, fazendo relacionamentos estáveis e duradouros.

7 - estratégia de reposicionamento: Desenvolver produtos substitutos ou alternativos e assegurar fornecimento em períodos de alta demanda.

8 B) Identificação de táticas: decidir a melhor tática para cada estratégia.
C) Identificação dos fornecedores potenciais: banco de dados de fornecedores.

9 3. Macroetapa de Implantação
Prioridades de implantação de estratégias. Integração com fornecedores.

10 Avaliação contínua das estratégias.

11 Perguntas e Respostas 1 – Por que uma empresa deveria adotar estratégias diferenciadas de suprimento? R: Para desenvolver uma integração única com cada fornecedor, aumentar a efetividade organizacional, aplicar o benchmarking das melhores práticas, gerencias a cadeia de suprimentos e fornecer seu produto ao maior número de clientes. 2 – Quais são as 3 macroetapas da estratégia de suprimento? R: Avaliação (identificação e levantamento de informações sobre os grupos de suprimentos), Análise (determinação da estratégia e táticas de suprimento e identificação dos fornecedores) e Implantação (determinar as prioridades na implantação das estratégias, integração com fornecedores e avaliação contínua das estratégias)

12 Perguntas e Respostas 3 – Os produtos adquiridos pela empresa são associados em grupos de suprimento de acordo com quais critérios? R: Processos de produção, especificação e/ou uso interno similares ou comprados do mesmo grupo de fornecedores, utilizando processos de compra similares. Qualquer outro critério de similaridade (em termos de componente, sistema, etc.) pode ser definido pela empresa para efeito de agrupamento de itens comprados. 4 – Considerando-se os dois macrodirecionamentos e com base na avaliação de impacto de cada grupo de suprimento sobre a empresa, quais são as 4 estratégias de suprimento? R: Estratégia de consolidação, estratégia de redução de complexidade, estratégia de integração e estratégia de reposicionamento.

13 Perguntas e Respostas 5 – É preciso criar um banco de dados de fornecedores de classe mundial para se identificar os fornecedores potenciais. Quais são algumas das fontes desses dados? R: Consultorias de especialistas nos diversos ramos de indústria, federações de indústria, órgãos de classe, câmaras de comércio dos diversos países, consulados, referências de outras empresas, etc. 6 – Por que o objetivo-chave de fornecimento mundial deve ser o primeiro a ser perseguido? R: Por trazer altos ganhos financeiros e ter um prazo curto de implantação e de retorno do investimento.

14 Perguntas e Respostas 7 – No que se consiste a fase de integração com fornecedores? R: Analisar as respostas recebidas dos questionários enviados aos fornecedores com as informações necessárias, verificar a capacidade dos fornecedores, inclusive com visitas in loco, iniciar o processo de análise de cotações e de negociação desenvolvidas com base na estratégia definidas para cada grupo de suprimento, escolher os fornecedores e estabelecer contratos, acordos ou confirmações das cotações e fazer gradualmente a transição para os fornecedores escolhidos. 8 – Quanto à avaliação contínua das estratégias, a empresa precisar estar atenta com relação a que critérios? R: Detectas alterações no mercado, saber das novas capacidades dos fornecedores, descobrir novos fornecimentos em potencial e monitorar a evolução dos grupos de suprimento.

15 Perguntas e Respostas 9 – A busca de fornecedores globais de classe mundial deve perseguir que objetivos? R: obter alto valor agregado, desenvolver tecnologia mais rapidamente, por meio da alavancagem de capacitação de fornecedores globais, integrar estratégias de negócios e de suprimento e oferecer preços inferiores aos nacionais. 10 – Quais são os critérios finais para a definição final dos fornecedores? R: Custo, qualidade, tecnologia, gestão da empresa, serviços e referências.


Carregar ppt "Estratégias de suprimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google