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PublicouRaphaella Fontes Alterado mais de 9 anos atrás
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Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso
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Instrutor Renato M.E. Sabbatini, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas Campinas, SP, Brasil sabbatin@nib.unicamp.br http://nibgw.unicamp.br/~sabbatin
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Parte V Publicação e Controle de Qualidade
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Passos no Desenvolvimento do Projeto: O Proceso da Publicação Revisão Adição dos links Teste da cópia final (master) Uploading (carregando no servidor) Teste da cópia do servidor Correção e refinamento
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O Proceso de Carregamento Estação de Desenvolvimento Estação de Desenvolvimento Servidor WWW FTP Cópia Mestre Cópia do Servidor Software FTP Dedicado Mecanismo de Publicação Netscape Publicação MS FrontPage acesso restrito
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WS FTP para Windows 95
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Publicação desde o Netscape
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A Hospedagem na Internet Um computador conectado permanentemente à Internet, con endereço fixo e software completo para serviços (HTTP, FTP, Email, Listserv, etc.) Domínio lógico vs. domínio físico –o site www.socesp.org.br é lógico –o IP no. 200.134.43.1 é físico –um domínio lógico pode estar em qualquer domínio físico
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Selecionando o Provedor Domínio próprio –Necessário or registro no InterNIC e no registro de domínios do pais (Brasil: FAPESP) –pode ser qualquer nome não registrado Web hosting –Selecionar por localização, estabilidade, velocidade, preço e recursos oferecidos –Domínios COM muito baratos hoje dia –Número muito grande de provedores
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Busca de Nomes de Domínio www.register.com (USA) www.registro.br (Brasil)
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Exemplo de Provedor (1) www.ahnet.net: provedor norteamericano Affinity Corp., con conexão de 155 Mbsec (OC3) Preço básico: 19.90/mês a 49.90/mês Registro InterNIC: US$ 100 por dois anos, US$ 50 por ano adicional. FAPESP: R$ 50 na abertura, mais R$ 50 por ano. Serviço básico: 100 Mb/disco, 10 Gb transmissão/mes, 10 contas de email
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Exemplo de Provedor (2) Servidor Web Servidor FTP Mailing lists Contas de email CGI-BIN Contadores de acesso Loja eletrônica Servidor seguro (SSL) Suporte técnico Controle por painel vía Web Processador de formulários Respondedores automáticos Estatísticas de acesso Servidor RealAudio Faturamento via cartão de credito
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Passos no Projeto de Desenvolvimento Testes de Navegabilidade Navegação interna em uma página Mecanismos para passar páginas Componentes de indice Componentes de busca Componentes multimediais Links externos Outras referências cruzadas e links
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Teste dos Componentes de Acesso a Páginas Capítulos e seções prévios Capítulos e seções posteriores Acesso a home-page Página anterior Página posterior Ultima página Voltar a uma página
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Metodologias de Teste de Navegação Software de teste automático: Para testar links rompidos e links a arquivos locais (Ex.: FrontPage, HTML PowerTools, CyberLinks). Relatórios de erros. Teste manual: Necessario para ver se os links vão à referência apropriada. Use uma abordagem sistemática. Informes de links falhos feitos por usuários
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Software para Teste de Links CyberSpider
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Software para Teste de Links: Resultados
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Teste de Navegabilidade no Servidor Sempre devem ser testados duas vezes a navegação e os links: primeiro na cópia no computador local de desenvolvimento, depois de ter terminado o produto; e depois no servidor onde se disponibiliza a publicação. Use uma abordagem sistemática e rápida para corrigir erros de links e republicar o arquivo correspondente. Use um checklist derivado dos testes automatizados e manual Mantenha a sincronização entre as cópias do computador de desenvolvimento e servidor
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Passos no Projeto de Desenvolvimento: Teste em Campo (1) Enquetes e Questionários Objetivo: obter a opinão do público Métodos: Formulário on-line ou email Observação Directa Objetivo: Mostrar como os usuários estão usando realmente a publicação. Métodos: Narrativa de navegação, esquema de teste, análise automática de acessos ao servidor, relatórios pós-teste.
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Formulário On-Line de Leitor
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Testes de Leitura Objetivo: avaluar o que os usuários entenderam sobre o conteúdo das publicações Métodos: questionários on-line, opinião espontânea Revisões Especializadas Objetivo: averiguar o que os críticos profissionais pensam da publicação. Métodos: Revisões publicadas, indução. Passos no Projeto de Desenvolvimento: Teste em Campo (2)
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Teste de Usabilidade os usuários conseguem encontrar uma seção ou artigo específico dentro de um determinado tempo? os usuários conseguem encontrar informação específica dentro de um determinado tempo? os usuários conseguem navegar ou voltar a determinados pontos, sem se perderem? os usuários conseguem decidir seguir um link ou não, con base em informação do contexto ? os usuários conseguem entender os recursos de navegação sem ler textos de ajuda ?
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A Ergonomía de uma Publicação (1) Antes de tudo, considere a psicología do leitor Alguns fatores psicológicos para o êxito de uma publicação eletrônica são: consistência familiaridade encerramento onde está ou leitor, para onde se dirige quanto falta para terminar algo deve ser fácil e divertido de usar
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A Ergonomía de uma Publicação (2) O planejamento visual deve ser limpo, atrativo e simples, Mantenha consistencia de fundos, botões, esquema e conjuntos de caracteres ao longo de toda a interface visual Mantenha consistencia de navegação Sempre mostre onde está o leitor Evite usar animações e texto piscante Evite usar demasiados links
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Evite abusar de quadros e colunas de texto Use fundo branco e um conjunto de caracteres bem contrastante, quando possível Evite usar conjuntos de caracteres exóticos Reduza os tempos globais de carregamento de páginas, tanto como possível Evite demasiados gráficos Não segmente demasiadamente a informação A Ergonomía de uma Publicação (3)
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Como Fidelizar os Leitores Permita o registro on-line do usuário e use o banco de dados para anúncios por email Ofereça registro automático para serviços de aviso de mudança de páginas No caso de que a publicação é periódica, mantenha estrita obediência à datas programadas de publicação
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Anuncie em um número a data de publicação do próximo número No caso em que a publicação é continua, atualize a publicação sempre em um dia fixo ou que seja fácil de lembrar Responda rapidamente aos emails des leitores Como Fidelizar os Leitores (2)
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Propaganda Comercial Deve adaptar-se às peculiariedades do meio As formas prevalecentes atuais são os banners e logotipos clicáveis Anuncios que tomam toda uma página ou que sejan muito conspicuos são considerados desagradáveis e menos tolerados pelos leitores as taxas cobradas variam muito e dependem do tráfego e da importância da publicação
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Anuncio con link Home page do patrocinador Informação de produto
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Exemplos de Anúncios
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Características Inovadoras dos Anúncios On-Line links ao site do anunciante Anúncios animados (GIFs) Anúncios funcionais: caixas de busca, mapas sensíveis, etc. Rotação do anúncio aleatorizada Anúncios condicionais a palavras-clave ou seção Serviços de intercâmbio de banners Podem ser documentados os acessos a anúncios
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Parte VI Indexação e Promoção da Publicação
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Promoção A Internet é um mundo completamente diferente do das publicações impressas; portanto requer estratégias e táticas especializadas de promoção, comercialização e venda de um novo periódico as técnicas de promoção sistemáticas são obrigatórias e exigem conhecimento e software ou serviços especializados
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Mecanismo de Busca por Palavras- Clave
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Catálogo On-Line
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Promovendo o Periódico Anúncio em listas de emailing e grupos de notícias Anúncio em outras publicações especializadas (impresso ou on-line) e sites Anúncio em listas e sites de novidades na rede Submissão aos catálogos e mecanismos de busca on-line, genéricos e especializados Uso de softwares e serviços de promoção (centenas de catálogos e mecanismos de busca simultaneamente) Estratégias para visibilidade e manutenção
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Indexando um Periódico On-line Indexação automática em mecanismos de busca da Web –Não há a necessidade de submeter, mas é desejável, para apressar o processo –Todas as páginas no site são indexadas, com todas as palavras do texto, imagens e links –a busca é menos ineficaz, por ser baseada em texto livre –Nenhuma categorização hierárquica de assuntos
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Exemplo de Submissão a Mecanismo de Busca
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Exemplos de Mecanismos de Busca Genéricos Altavistahttp://www.altavista.digital.com Lycoshttp://www.lycos.com WebCrawlerhttp://www.webcrawl.com HotBothttp://www.hotbot.com Excitehttp://www.excite.com InfoSeekhttp://www.infoseek.com MetaCrawlerhttp://www.metacrawl.com AlltheWebhttp://www.alltheweb.com Googlehttp://www.google.com
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Indexando um Periódico On-line (2) Submissão de Sites para Catálogos On-line –Entrada de dados baseada em formulario on-line –A inclusão não é automática: examinada antes por seres humanos –O link se categoriza através de uma árvore prefixado de assuntos –Não se indexan automáticamente as demais páginas –Existem catálogos genéricos e especializados em muitos dominios do conhecimento
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Exemplo de Formulário de Submissão Yahoo!
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Exemplos de Catálogos Yahoo!http://www.yahoo.com EINet Galaxyhttp://www.einet.com Yellow Pageshttp://www.riders.com HealthAtoZhttp://www.healthatoz.com Achoohttp://www.achoo.com MedHunthttp://www.hon.ch/medhunt MedWebPlushttp://www.medwebplus.com Medical Matrixhttp://www.medmatrix.org
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Referência Básica Http://www.epub.org.br/intermedic/n0101/catalog/catalog_p.htm
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Exemplo de Software de Promoção Registro descritivo único Lista de sites a submeter
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Exemplo de Serviço de Promoção www.submitit.com
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Bibliografia http://www.epub.org.br/informaticamedica/n0103/sabbatini.htm
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Bibliografia
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Finis!
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