Carregar apresentação
PublicouIuri Farias Alterado mais de 10 anos atrás
1
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta condição gera estagnação e excesso de umidade Sintomas – perda de apetite, dor e distensão abdominal leve(gases), atrofia muscular, fezes soltas, fraqueza nos membros, cansaço, pele e mucosas pálidas, anemia, retenção hídrica.
2
baço-pâncreas Deficiência do yang do baço – a falta do yang gera inatividade e frio nas funções deste órgão, debilidade digestiva e acúmulo de mucosidade Sintomas: fraqueza, má digestão com fezes líquidas e pedaços de alimentos não digeridos, frio nos membros, dores abdominais que aliviam com o calor. O acúmulo de mucosidade no baço leva ao aparecimento de muco nos pulmões.
3
Baço-pâncreas O chi do BP não governa o sangue – seria o agravamento dos sintomas de deficiência do chi e do yang do BP – o baço não mantém mais o sangue dentro dos vasos ocorrendo hemorragias principalmente da parte inferior do corpo: fezes com sangue, hemorragia uterina, púrpuras.
4
Baço-pâncreas Desmoronamento do chi do baço – consequente da deficiência de chi e de yang do baço, em que ele não consegue manter os órgãos no lugar, ocorrendo ptose(“queda”ou prolapso). Sintomas: ptose (fraqueza muscular do órgão e dos ligamentos que o sustentam): útero, bexiga, reto, estômago,sensação de peso no abdome, diarréia crônica e incontinência urinária ou fecal.
5
Baço-pâncreas Invasão do BP pelo frio e umidade – situação aguda, em que o frio externo, como fator climático, penetra o corpo ou através da ingestão de alimentos crus e frios ou gelados - enfraquece o baço. Umidade externa como lugares alagados, roupas suadas, umidade do ar elevada,trabalhadores de locais úmidos, etc afetam o corpo e promovem a perda de chi. Pessoas com def do chi e do yang do baço são mais suscetíveis Sintomas: sensação de peso nos membros e cabeça, retenção urinária, leucorréias, vaginites, edemas, náuseas, diarréia,perda de apetite, erupções úmidas na pele.
6
Baço-pâncreas Acúmulo de umidade-calor no baço – se subdivide em dois de acordo com a origem: (1) umidade-calor de origem interna: crônica de origem insidiosa, aparece pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos(gordura animal, frituras e gorduras hidrogenadas),açucarados e bebidas alcoólicas = sintomas de letargia, gordura abdominal acumulada, hipercolesterolemia,diabetes,mal hálito, fezes putrefatas. (2) umidade-calor de origem externa: surge de maneira repentina, súbita, pelo contato com clima quente e úmido ou pelo consumo de alimentos contaminados/deteriorados = diarréias, vômitos,febre,hepatite aguda.
7
Estômago Disfunções: Retenção de líquidos no estômago devido ao frio;
Retenção de alimentos no estômago – estagnação; Deficiência de yin do estômago; Fogo no estômago.
8
Estômago Retenção de líquido pelo frio: dor que melhora pelo calor; vômitos de liquido claro após se alimentar, ausência de sede. Retenção de alimentos(estagnação): perda de apetite, dor e distensão abdominal, arrotos e fezes de mau cheiro, aumento da mucosidade-umidade. As duas situações ocorrem por maus hábitos de vida, alimentos sem energia vital, comer em excesso, deficiência do yang dos rins e do BP.
9
Estômago Deficiência de yin: perda de apetite, boca e lábios secos,ansiedade,insônia, vômito. Comum nos dias de hoje devido ao stress. Fogo(calor): dor em queimação no epigástrio,sede e desejo de bebidas geladas, ulceração e sangramento das gengivas, mal hálito. Proveniente de calor interno prolongado, invasão do E pelo fogo do fígado, comer demais , em especial alimentos muito condimentados,gordurosos, cafeínados e álcool.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.