Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStéphanie Jacob Alterado mais de 9 anos atrás
1
Agile Game Process Metodologia Ágil para Projetos de Advergames Allan Araujo arsa@cin.ufpe.br
2
Agenda Jogos Advergames Processos para Jogos Agile Game Process (AGP) Conclusões
3
Jogos Atividade Estruturada Semi-Estruturada Objetivos Regras Estímulos Físicos Mentais
4
Jogos Eletrônicos - Histórico Tennis for Two (1958) SpaceWar (1962) Super Mario (1985) Sonic (1991) Final Fantasy (1997) Age of Empires (1999) Halo 2 (2004) WoW (2004) Call of Duty 2 (2005)
5
Jogos Eletrônicos - Estilos Tipologia do Enredo Esportes Ação Estratégia Aventura RPG ... Finalidade Entretenimento Educação e Treinamento Publicidade ...
6
Advergames Jogos + Publicidade Imersão Interatividade Características Marca Cronograma Objetivos Público Experiência
7
Advergames Stakeholders Clientes Agências Desenvolvedora Projetos Orçamento: US$ 10 a 500 mil (em média) Ambiente Dinâmico e Complexo Duração: 3 a 15 semanas Equipe Multidisciplinar Fonte: IGDA
8
Entretanto... “O jogo foi entregue com atraso. Ele contém muitos bugs. As funcionalidades originalmente pretendidas não foram entregues. Lançar o jogo levou muitas horas de desenvolvimento com o time sob pressão. Uma vez lançado o jogo, a gerência parecia não estar satisfeita (...)”
9
Processos de Jogos Waterfall Processos Iterativos (UP) Metodologias Ágeis eXtreme Programming (XP) Scrum
10
Processos de Jogos
11
Agile Game Process (AGP) Valores Ágeis Características/Objetivos Adaptativa Desenvolvimento Iterativo e Incremental Orientação a Testes Gerenciamento Descentralizado Suporte ao Gerenciamento e Desenvolvimento Integração de Processos Negócios e Produção
12
Agile Game Process (AGP) Estrutura da Metodologia
13
Agile Game Process (AGP) Papéis
14
Agile Game Process (AGP) Fases e Disciplinas
15
Agile Game Process (AGP) Práticas Recomendadas Estórias (User Stories) Story Points TDD e Continuous Design Comunicação Transparente Daily Meeting Ambiente de Trabalho Otimizado Feedback Constante e Ciclos Curtos Pair-Programming
16
Conclusões - AGP
17
Desvantagens Ferramentas Múltiplos Projetos Atividades Abstratas Trabalhos Futuros Medir (Projetos e Processo) Melhoria e Refinamento Ferramentas (Integração e Suporte) Gerenciamento de Portfólio
18
Referências ARAUJO, Allan. Agile Game Process – Metodologia Ágil para Projetos de Advergames. Trabalho de Graduação, Bacharelado em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco. 2006.
19
Agile Game Process Metodologia Ágil para Projetos de Advergames Allan Araujo arsa@cin.ufpe.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.