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Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade

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Apresentação em tema: "Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade"— Transcrição da apresentação:

1 Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Faculdade Dom Pedro II Curso: Serviço Social 3º semestre noturno Disciplina:Psicologia Social Docente: Jailson Braga Discentes:Aline oliveira/Cíntia Santos Regina Célia/Rita Antunes

2 Consciência/Alienação
O homem como ser ativo e inteligente se inseri historicamente em um grupo social através da aquisição da linguagem, condição básica para a comunicação e o desenvolvimento de suas relações sociais e, consequentemente,de sua própria individualidade.

3 A analise ideológica é fundamental para o conhecimento psicossocial pelo fato de ela determinar e ser determinada pelos comportamentos sociais do individuo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio individuo.

4 A alienação se caracteriza, ontologicamente, pela atribuição de “naturalidade” aos fatos sociais.
Consciência Social: É um processo essencialmente grupal e se manifesta quando indivíduos cocientes de se se percebem sujeitos das mesmas determinações históricas que os tornaram membros de um mesmo grupo,inseridos nas relações de produção que caracteriza a sociedade num dado momento.

5 A questão da alienação-consciência só poderá ser analisada, no plano individual, enquanto processo que envolve necessariamente, pensamento e ação, mediados pela linguagem- produto e produtora da história de uma sociedade.

6 O Fazer e a Consciência A sobrevivência de um organismo depende em última estância da capacidade física, biológica e psicológica de transformar o meio à sua imagem e semelhança e, portanto, de autotransformar-se à imagem e semelhança do meio. Conhecendo exatamente como um animal sobrevive, muito saberemos sobre como se comportará.

7 O homem produz sua própria existência, portanto produz a si mesmo, para tanto se relaciona com os outros, produzindo e sendo produzido pelo outro.

8 O Uso de Instrumento de Trabalho
O que é instrumento de trabalho? Marx nos diz: “ o meio de trabalho é uma coisa ou um conjunto de coisas que o homem interpõe entre ele e o objeto do seu trabalho,como condutor da sua ação”. O instrumento de trabalho é um mediador entre o homem e a sua transcendência, ou seja, a sua história.

9 O instrumento de trabalho transforma o homem de animal em ser transcendente: através da ação mediatizada o homem transcende a si mesmo, em direção a seu projeto, portanto em relação ao outro,e assim em direção à história.

10 O Homem e o Outro O trabalho enquanto modo de produção de sua própria existência exigiu do homem a convivência em grupo, o desenvolvimento da linguagem e a divisão de trabalho. A divisão de trabalho une e separa (une porque separa, separa porque une) ,os homens ao mesmo tempo.

11 Segundo Marx, o trabalho é alienado, por isto dividido entre trabalho intelectual e trabalho braçal, ou seja, o gesto é expropriado da criação. O trabalho coletivizado e as relações de trabalho competitivas, o irmão do qual o trabalho depende e pelo qual o produto se cria representando como inimigo.

12 Identidade Uma pergunta aparentemente simples: Quem é você?
Quem sou eu? É uma pergunta que frequentemente nos fazem e às vezes fazemos a nós mesmos. E sua resposta torna possível você se mostrar ao outro e a você mesmo de forma total e transparente, de modo a não haver nenhuma dúvida, nenhum segredo a seu respeito?

13 A literatura, o cinema, a TV, as história em quadrinhos, as artes no sentido bem amplo também lidam com o problema da identidade.

14 No Princípio era o Verbo
Quando queremos conhecer a identidade de alguém, quando nosso objetivo é saber quem alguém é, nossa dificuldade consiste apenas em obter as informações necessárias: Quais as informações significativas, quais as fontes confiáveis( quem dá as “referências”), de que forma obter as informações, como interpretar e analisar essas informações?

15 O primeiro grupo social do qual fazemos parte é a família, exatamente quem nos dá o nosso nome, é uma primeira noção de identidade. Vamos nos diferenciando e nos igualando conforme os vários grupos sociais de fazemos parte.

16 Uma Questão Complicada
Dizer que a identidade de uma pessoa é um fenômeno social e não natural é aceitável pela grande maioria dos cientistas sociais. Não podemos isolar de um lado todo o conjunto de elementos- biológicos, psicológicos, sociais que podem caracterizar um indivíduo, identificando-o, por outro lado, a representação desse indivíduo como uma duplicação mental ou simbólica, que expressaria a sua identidade.

17 Nem Anjo Nem Besta, Apenas Homem
O que quer dizer o ser ser o que é? Uma semente já contém em si uma pequena plantinha, a planta plenamente desenvolvida e seus frutos, de onde sairão novas sementes. O que é para o se humano ser o que é? O homem diferencia-se do animal, produz suas condições de existência produzindo-se a si mesmo consequentemente.

18 O fato de vivermos sobre o capitalismo e a complexidade crescente da sociedade moderna impede-nos de ser verdadeiramente sujeitos. A tendência geral do capitalismo é constituir o homem como mero suporte do capital, que o determina, negando enquanto homem.

19 CONCLUSÃO Concluímos, portanto, que o homem como a sociedade vive em constante mudança e evolução, com isso, hoje como ontem busca a conhecer-se a si mesmo dentro da sua complexibilidade. É pertinente para nós como futuras Assistentes Sociais, termos essa visão para que possamos lidar com as possíveis dificuldades e atender de modo satisfatório e competente as solicitações dos nosso usuários.


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