A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação
Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

2 OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes para entender o papel dos sistemas de informação Descrever os sistemas de informação que dão suporte às principais funções empresariais: vendas e marketing, manufatura e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos. Avaliar o papel desempenhado pelos sistemas que atendem aos diferentes níveis de gerência numa empresa e a relação entre eles

3 OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)
Explicar como os aplicativos integrados e as intranets promovem a integração entre os processos de negócios e aumentam o desempenho organizacional Avaliar o papel da função de sistemas de informação em uma empresa

4 Sistemas de Informação Ajudam a Kia a Resolver Seus Problemas de Qualidade
Problema: alto índice de defeitos nos produtos, novas exigências governamentais para reportar defeitos. Soluções: aumentar a qualidade e monitorar os defeitos de modo que os problemas de qualidade e os defeitos sejam facilmente identificados. O repositório de dados Infogain e os sistema CRM combinam resultados de redução de custos e aumento de vendas. Demonstra o papel da TI em centralizar dados, fazer a interface com os consumidores e melhorar os processos de produção. Ilustra o papel da tecnologia digital em aumentar a qualidade e reduzir o índice de defeitos, conduzindo à satisfação dos clientes e à repetição dos negócios.

5 Sessão Interativa: Kia Motors
Sistemas de Informação Ajudam a Kia a Resolver Seus Problemas de Qualidade Usar a Internet para encontrar os dados mais recentes sobre defeitos por veículo na indústria automobilística. Procurar por novos artigos sobre o uso de sistemas de informação na Kia. Que novos dados estão disponíveis? O ranking da Kia mudou? Em caso positivo, quais fatores podem ter contribuído para a mudança? Que tipos de garantias a Kia está oferecendo sobre seus veículos atualmente? Como essas garantias afetam a capacidade de a Kia ser lucrativa? Sessão Interativa: Kia Motors

6 Componentes de uma Empresa
Uma empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro Organizando uma Empresa: Funções Empresariais Básicas Quatro funções empresariais básicas: manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, e recursos humanos Cinco entidades empresariais básicas: fornecedores, funcionários, faturas/salários e produtos e serviços

7 Componentes de uma Empresa Processos Empresariais
Que tarefas cada funcionário desempenha, em que ordem e em que agenda? Como as matérias-prima são transformadas em produtos? Como os pedidos são preenchidos? Como as contas são pagas? Como os produtos são oferecidos ao mercado? Como os funcionários são contratados?

8 Componentes de uma Empresa Processamento do Pedido
Processar um pedido do cliente envolve um complexo conjunto de passos que exigem a estreita coordenação entre as funções de vendas, contabilidade e produção. Figura 2.2

9 Administrando uma Empresa e Suas Hierarquias
Componentes de uma Empresa Administrando uma Empresa e Suas Hierarquias Gerência sênior Gerência média Gerência operacional Trabalhadores do conhecimento Trabalhadores de dados Trabalhadores da produção e dos serviços

10 Componentes de uma Empresa
O Ambiente de Negócios Fatores ambientais globais Tecnologia e ciência Economia Política Mudanças internacionais Fatores ambientais imediatos Clientes Fornecedores Concorrentes Órgãos reguladores Acionistas

11 O Papel dos Sistemas de Informação em uma Empresa
Componentes de uma Empresa O Papel dos Sistemas de Informação em uma Empresa Os sistemas de informação se relacionam aos seguintes objetivos empresariais: Alcançar excelência operacional Desenvolver novos produtos e serviços Desenvolver relacionamento estreito e serviço ao consumidor Melhorar a tomada de decisão Promover vantagens competitivas Assegurar a sobrevivência

12 Sistemas sob a Perspectiva Funcional
Tipos de Sistemas de Informação Empresariais Sistemas sob a Perspectiva Funcional Sistemas de vendas e marketing Sistemas de manufatura e produção Sistemas de finanças e contabilidade Sistemas de recursos humanos

13 Sistemas sob a Perspectiva de Grupos Usuários
Tipos de Sistemas de Informação Empresariais Sistemas sob a Perspectiva de Grupos Usuários Sistemas de processamento de transações Sistemas de informações gerenciais e sistemas de apoio à decisão Sistemas de apoio ao executivo

14 Tipos de Sistemas de Informação Empresariais
Administrar Incentivos a Funcionários: a Ferramenta Estratégica do Wachovia Leia a seção Organizações em Destaque e então discuta as seguintes questões: Que problemas os bancos First Union e Wachovia enfrentaram quando se fundiram? Quais eram as soluções disponíveis para o Wachovia resolver seus problemas e atingir seus objetivos? O que o sistema TrueComp EIM fez pelo Wachovia? Como o sistema beneficiou o negócio?

15 Sessão Interativa: Wachovia
Tipos de Sistemas de Informação Empresariais Sessão Interativa: Wachovia Visite o site do Wachovia em Qual a sua impressão do site? Ele faz você pensar em “serviço ao cliente” ou em “máquina de vender empréstimos”? Há um equilíbrio? Por quê? Que características do site parecem orientar-se para serviços de primeira linha no atendimento ao cliente? Discuta se o site do Wachovia seria atraente caso você estivesse procurando abrir uma conta, planejando um investimento ou pedindo um empréstimo.

16 Inter-relacionamentos entre Sistemas
Tipos de Sistemas de Informação Empresariais Inter-relacionamentos entre Sistemas Os vários tipos de sistemas da organização têm interdependências. Os SPTs são os maiores produtores das informações requisitadas pelos outros sistemas, que, por sua vez, produzem informações para outros sistemas. Na maioria das organizações, as ligações entre esses diferentes tipos de sistemas são menos rígidas. Figura 2.13

17 Sistemas que Abrangem Toda a Empresa Aplicativos Integrados
Aplicativos integrados são sistemas que abrangem todas as áreas funcionais, executam processos de negócios que atravessam toda a empresa e incluem todos os níveis de gerência, como: Sistemas integrados Sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente Sistemas de gestão do conhecimento

18 Sistemas que Abrangem Toda a Empresa
Sistemas integrados Também conhecidos como sistemas de planejamento de recursos empresariais (enterprise resource planning – ERP) Integram os processos empresariais importantes de uma empresa inteira em um único repositório central, permitindo que gerentes de empresas grandes tenham uma visão panorâmica das operações A Alcoa usou o ERP para eliminar redundâncias e ineficiências em seus diversos sistemas

19 Sistemas que Abrangem Toda a Empresa
Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimento Ajudam a administrar a quantidade correta de um produto da fonte para o ponto de consumo, com o mínimo dispêndio de tempo e o menor custo possível Usados pelas empresas para administrar relações com fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística por meio do compartilhamento de informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque etc. Automatizam o fluxo de informações por meio das fronteiras organizacionais

20 Sistemas que Abrangem Toda a Empresa
Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente Coordenam todos os processos de negócios que lidam com clientes, a fim de otimizar a receita, a satisfação e a retenção dos clientes Podem ser combinados registros de dados de vendas, marketing e serviços de múltiplos canais de comunicação A Saab implementou aplicativos CRM da Siebel Systems para obter uma visão de 360º dos clientes, resultando em taxas mais altas de follow-up das indicações de vendas e aumento da satisfação do consumidor

21 Sistemas que Abrangem Toda a Empresa
Sistemas de Gestão do Conhecimento Ativos de conhecimento intangíveis agregam valor às empresas Os sistemas de gestão do conhecimento administram a captura, o armazenamento, adistribuição e a aplicação do conhecimento, de modo que ele possa alavancar benefícios estratégicos

22 A Haworth Revisa o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Sistemas que Abrangem Toda a Empresa A Haworth Revisa o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais os problemas enfrentados pela Haworth? Como eles afetavam a condução dos negócios? Como a empresa solucionou esses problemas? Com quais questões humanas, organizacionais e tecnológicas a solução teve de lidar? Em que medida a solução teve êxito?

23 Sistemas que Abrangem Toda a Empresa
Intranets e Extranets Plataformas tecnológicas que aumentam a integração e aceleram o fluxo de informação Intranets: redes internas baseadas em padrões Internet Extranets: intranets que são estendidas para uso externo autorizado As intranets geralmente utilizam um portal As extranets facilitam a colaboração

24 E-Business, E-Commerce e E-Government
Sistemas que Abrangem Toda a Empresa E-Business, E-Commerce e E-Government E-business refere-se ao uso de tecnologia digital e Internet para orientar os principais processos empresariais E-commerce é um conjunto do E-Business que consiste em comprar e vender mercadorias e serviços pela Internet E-government refere-se ao uso da tecnologia Internet para entregar informação e serviços aos cidadãos, empregadores e empresas

25 O Departamento de Sistemas de Informação
A Função de Sistemas de Informação na Empresa O Departamento de Sistemas de Informação Programadores Analistas de sistema Gerentes de sistemas de informação Executivo-chefe de informática – Chief information officer (CIO) Usuários finais

26 Organizando a Função de Sistemas de Informação
A Função de Sistemas de Informação na Empresa Organizando a Função de Sistemas de Informação As pequenas empresas em geral confiam os serviços de tecnologia da informação a uma única pessoa em vez de a um departamento de sistemas de informação Algumas empresas grandes, com departamentos de SI, utilizam a descentralização para que cada área funcional tenha seus próprios sistemas de informação Outras empresa grandes dependem de um departamento central que toma as decisões de tecnologia para toda a empresa


Carregar ppt "E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google