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MBA em Gestão Estratégica de Negócios

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Apresentação em tema: "MBA em Gestão Estratégica de Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Disciplina: Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Prof.: Érico Pagotto

2 EMENTA: Conteúdo Programático: 1. Fundamentos do Marketing Histórico. Conceitos fundamentais. Conceito de Vendas vs Marketing. Os objetivos do Sistema de Marketing.

3 EMENTA: Conteúdo Programático: 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Produto. Preço; Promoção. Praça (canais de distribuição) Ciclo de vida do produto.

4 EMENTA: Conteúdo Programático: 3. Análise de Mercados e Orientação Mercadológica Seleção de Mercado-Alvo. Análise de Oportunidades de Mercado. O Ambiente de Marketing: análise ambiental e análise setorial; Estratégias de segmentação de mercado; Estratégias de posicionamento.

5 EMENTA: Conteúdo Programático: 4. Planejamento Estratégico de Marketing Introdução ao planejamento estratégico de marketing. Diferenças entre plano estratégico, plano tático e operacional; Diferença entre planejamento de marketing e plano de marketing. Estrutura do plano de marketing; Gestão da inovação. Conceitos de inovação. Inovação para competitividade.

6 Cronograma de aulas AULA DATA PROFESSOR TÓPICOS AULA 1 13/abr/12 Érico
Apresentação e Módulo 1: Fundamentos do Marketing AULA 2 14/abr/12 Módulo 2: Marketing Mix: Administrando os 4Ps AULA 3 20/abr/12 Módulo 3: Análise de Mercados e Orientação Mercadológica AULA 4 21/abr/12 Módulo 4. Planejamento Estratégico de Marketing AULA 5 27/abr/12 Ana Carolina Marini Módulo 4: Gestão da inovação. Conceitos de inovação. Inovação para competitividade. AULA 6 28/abr/12 Seminários

7 BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA:
Bibliografia Básica: KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Pearson, 2000. CHURCHILL, G. A. e PETER, Jr. J. P. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000. McDONALD, M. Planos de Marketing: planejamento e gestão estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Bibliografia Complementar: MARCHESINI, F. et. Al. Fundamentos de marketing. 7ª edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. LAMB Jr., C. W.; HAIR J.; MCDANIEL, C., Princípios de Marketing. 1a Edição. São Paulo: Thomson Pioneira CERTO, S. C.; PETER, J. P., Administração Estratégica. 2a Edição. São Paulo: Pearson

8 Apresentação do Professor
Experiência acadêmica: - graduação em Ecologia - pós-graduação em Administração - MBA em Marketing - Mestrado em Ciências Experiência profissional: - 19 anos de mercado - coordenador de projeto, executivo de contas e gerente de marketing Linhas de pesquisa na Anhanguera: - Desenvolvimento sustentável - Marketing ambiental - Planejamento estratégico

9 Apresentação do Professor
Contatos: - - Skype: erico.pagotto - Fone: (12) - Cel.: (12) Online: - Blog do Prof. Pagotto: - Outro blog: - - Facebook, orkut

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11 O que é MARKETING? “Obter e manter clientes.” Theodore Levitt
Compreende toda a cadeia: da idéia do produto, passando pela obtenção das matérias-primas, industrialização, comercialização e pós-venda.

12 Do que trata o MARKETING?
- Produtos - Serviços - Experiências - Eventos - Pessoas Lugares Marcas Organizações Informações Ideias

13 Os 4 pilares do Marketing:
Necessidade Mercado-alvo Comunicação Lucro

14 Histórico das Organizações
Globalização Fase Moderna Era da Informação Era da Agricultura Gigantismo Industrial Crescimento industrial Transição para a Industrialização Fase artesanal 1780 1860 1914 1945 1980 1990

15 1. Fundamentos do Marketing Histórico.
MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Histórico. 1900 a 1920: surgimento dos conceitos básicos 1930s: especialização e variedade 1940s: abordagem científica, novas demandas 1950s: métodos quantitativos 1960s: marketing gerencial, ambientalismo, internacionalização 1970s e 1980: marketing social, eficiência energética 1990s: informatização, certificações 2000s: marketing ambiental, marketing 3.0

16 1. Fundamentos do Marketing Conceitos fundamentais:
MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Conceitos fundamentais: Reengenharia Downsizing Benchmarking Outsourcing Parcerias com: Fornecedores Clientes

17 1. Fundamentos do Marketing Tendências no mercado atual:
MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Tendências no mercado atual: Fusões Achatamento do organograma Focalização em top clients Empowerment (iniciativa) Globalização

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19 MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Conceitos fundamentais: Necessidade Desejo Demanda Troca Transações Mercado

20 MÓDULO 1: Fundamentos do Marketing Conceito de Vendas x Marketing

21 MÓDULO 1: Fundamentos do Marketing Os objetivos do Sistema de Marketing: maximizar o consumo, maximizar a satisfação do consumidor, maximizar a escolha e maximizar a qualidade de vida.

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23 DEBATE Reuna-se em grupos de 2 a 4 pessoas e discuta: O que é “fazer Marketing”? Qual o papel do Marketing nos dias atuais? Apresente e discuta coletivamente.

24 Texto – Fonte Arial Normal – Máx. 14pt / Mín
Texto – Fonte Arial Normal – Máx.14pt / Mín.12pt – Preto – Centralizado


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