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LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Apresentação em tema: "LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: VOLEIBOL Prof.º Armando Alves Júnior

2 APRENDIZAGEM E TREINAMENTO
Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

3 APRENDIZAGEM E TREINAMENTO
Como todo esporte, o vôlei é baseado em gestos específicos, também chamados fundamentos. As características especiais desses gestos motores fundamentam o esporte, os quais são classificados como não naturais ou construídos. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

4 A ALTA ADAPTABILIDADE DO VOLEIBOL
Principal vantagem do vôlei é a variedade de formas lúdicas de jogo, podendo ser adaptado a diversos locais e sofrer alterações de regras, tamanhos de quadra ou materiais utilizados normalmente. A adaptação contribui para a massificação e a popularização do esporte. Não há dúvida de que o voleibol como esporte e recreação contribui muito para a educação da população. Mais que um evento esportivo, o voleibol se torna um evento social. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

5 A IDADE IDEAL É difícil precisar a melhor idade para começar um treinamento específico de voleibol.  Segundo os estudos de Chaurra (1998): Dos 6 a 7 anos de idade a criança deve ser estimulada a melhorar a execução das habilidades básicas e vivenciar a combinação entre elas; Dos 8 aos 9 anos familiarizar a criança com práticas esportivas culturalmente determinadas de acordo com seus interesses e possibilidades; Dos 11 aos 12, as habilidades aprendidas anteriormente oferecem uma base facilitadora para que a aprendizagem das técnicas do esporte escolhido pela criança seja possível. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

6 A IDADE IDEAL A partir de vários, pode-se sugerir uma divisão do processo de aprendizagem do voleibol em cinco estágios: Escolar (7 a 10 anos); Iniciação (10 a 12 anos); Aprendizagem (12 a 15 anos); Aperfeiçoamento (15 a 18 anos); Treinamentos total (a partir dos 18 anos). Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

7 HABILIDADES ENVOLVIDAS
O professor deve estimular a criança no momento propício, respeitando sua maturidade motora. Andar e correr tem de fazer parte do aquecimento, com a maior variação possível. Saltitar e galopar estão intimamente relacionados a várias situações de jogo de voleibol. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

8 HABILIDADES ENVOLVIDAS
O saltar no vôlei é executado de várias formas durante o jogo, não somente buscando alcançar a maior altura. Volear e rebater estão diretamente ligados ao vôlei. A criança que passa por experiências ricas de volear tem muito menos dificuldade na aprendizagem de habilidades do vôlei. A combinação de todas essas habilidades deve ser criativa e incluída nos diversos momentos de uma aula de educação física ou de iniciação ao voleibol. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

9 O PROCESSO METODOLÓGICO
Processos Metodológico do Voleibol Dinâmico-Paralelo Progressivo-Associativo Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

10 O PROCESSO METODOLÓGICO
MÉTODO DINÂMICO-PARALELO Ordena os fundamentos de acordo com a sequência normal de um jogo: saque, recepção do saque, levantamento e assim por diante. Alguns pontos são questionáveis: As crianças tem dificuldade em aprender a ordem de ensino dos fundamentos; Sentem dificuldade em manipular voleando a bola que tem nas próprias mãos, sendo um tarefa complexa; A associação dos demais fundamentos torna-se mais difícil pelos mesmos motivos: Como associar o toque e a manchete com o saque se não consegue ser recebido? O reduzido número de repetições e a baixa quantidade de acertos provocam um desestímulo inaceitável para essa etapa de aprendizagem. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

11 O PROCESSO METODOLÓGICO
MÉTODO PROGRESSIVO-ASSOCIATIVO Considerado o mais apropriado para aprendizagem do voleibol. Consiste em seguir a dinâmica dos movimentos específicos a serem realizados, associando-os de acordo com a semelhança de postura, e aumentando-se progressivamente o grau de dificuldade dos fundamentos, proceder a uma transferência mais suave do fundamento aprendido para o seguinte. A posição básica é associada à movimentação específica, que nada mais é que a manutenção da postura em deslocamento. Dá-se especial atenção à posição básica e movimentações específicas, fazendo com que elas antecedam sua realização com o corpo geralmente estendido e com os movimentos executados com os braços acima da cabeça. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

12 O PROCESSO PEDAGÓGICO Dentro do processo pedagógico, o método ideal é o sintético-analítico-sintético, que permite ao aluno experimentar o fundamento, aprendê-lo de forma decomposta e depois realizá-lo de forma global. O Processo Pedagógico se estrutura da seguinte forma: Apresentação dos fundamentos; Importância do aprendizado correto e da utilização em jogo; Experimentação (global) Sequência pedagógica; Exercícios educativos e formativos; Fixação; Aplicação. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

13 O PROCESSO PEDAGÓGICO É necessário que o professor saiba identificar em qual estágio se encontra cada um de seus alunos para dirigir melhor o programa de ensino, respeitando as individualidades e fornecendo elementos pedagógicos que possibilitem ao aluno completar a aprendizagem. Disciplina: Voleibol ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

14 Buaááá, como dobrei os cotovelos ao receber a bola,
levei com ela na cara. Na próxima vou Aprender a estendê-los!


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