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PublicouDébora Faria Alterado mais de 9 anos atrás
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David A. Korver, MSc, MBA 22-10-2009
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Conceitos Estratégias de GC Modelos Processos Integração de GC Níveis Sistema de GC
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A Organização esta pronta para dar este passo? Liderança Recursos (tempo e dinheiro) Integração
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Gestão de Conhecimentos – Knowledge Management Desenvolvimento/ Geração de Conhecimentos – Knowledge Development Action Learning (Plan-Act-Reflect-Learn)
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Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias; Permitir a identificação e mapeamento dos activos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional); Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas. Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando- os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário. Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis. Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis. O conhecimento pode ser implícito (tácito) ou explícito. A unidade de análise do conhecimento não deve ser a organização, nem o indivíduo, mas sim grupos com contextos comuns
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Conhecimentos podem ser capturados em 3 alturas: antes, durante e depois de actividades. Varias organizações tentam implementar incentivos, incluindo obrigar a submissão de conteúdo ou criar incentivos incorporados na gestão de recursos humanos (desempenho). Existem diferentes opiniões sobre se isto funciona ou não. Push - Gestão Activa Pull – Indivíduos fazem pedidos a especialistas ad-hoc. Factor Humano e Cultura Organizacional são os factores mais importantes: As pessoas e organização querem GC, sentem e/ou entendem os beneficios, estão dispostos a investir o tempo necessario?
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Outras estratégias incluem: Incentivos Contar de histórias Aprendizagem entre projectos Reflexão depois de uma acção Mapeamento do Conhecimento– criar um mapa de quem sabe o que e/ou onde se pode encontrar certos conhecimentos Comunidades de Pratica (communities of practice, fóruns temáticos) Transferência de boas praticas Gestão de competências Proximidade física e arquitectura Relações de mestre-aprendiz Tecnologias corroborativas (TI com groupware, etc) Depósitos de conhecimentos (bases de dados, bibliotecas, etc.) Medições e relatórios Atribuição de papeis específicos (knowledge brokers) Software social (wiki, outros sites na internet)
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Definem uma linguagem comum, uma maneira de nos entendermos Representação Simplificada da Realidade Baseado em Princípios, Valores, Conceitos Nasce da reflexão sobre a realidade (dialogo entre pratica e teoria) Devem ser flexíveis (adaptáveis) por um lado e rígidos por outro (existem passos, princípios que devem ser seguidos)
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Descrevem os passos a ser dados. Descrevem as funções, departamentos, organizações envolvidas e seu papel.
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A Gestão de Conhecimentos só funciona havendo: Integração com a Estratégia da organização Integração com a Gestão de Recursos Humanos Integração com o Sistema de Monitoria e Avaliação Integração com Sistemas de Informática (Intranet e Internet) Liderança que dá o bom exemplo
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Relatórios Avaliações Estudos de Caso Modelos Conceptuais Descrição de Processos Ferramentas Produção de Conhecimento Certificação (Gestão de RH)
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Simples Fácil Acesso Rápido Flexível Deve ser gerido De pasta partilhada para sistema a sério
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