A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo Oficial do Estado de São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo Oficial do Estado de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo Oficial do Estado de São Paulo
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA – INGLÊS PCNP Cleide Antunes Junho/2012

2 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA CURRÍCULO CURRÍCULO Língua Portuguesa Educação Física LEM (INGLÊS/ESPANHOL) Arte

3

4 Main Methodologies Ênfase estruturalista Ênfase comunicativa
Ênfase no letramento

5

6

7 A partir de 1855, o ensino de LEM foi implementado no currículo das escolas secundárias no Brasil;
Desde então, existem as seguintes orientações para o ensino de LEM:

8 1. Estruturalista: centrada no SABER (sistema de regras; descrição da estrutura da língua; preenchimento de lacunas; formação de tempos verbais; exercícios descontextualizados);

9 ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE ESTRUTURALISTA
Ampliação do repertório de estruturas gramaticais analisadas em textos escritos Ferdinand de Saussure “A língua, distinta da fala, é um objeto que se pode estudar separadamente” SABER O conhecimento da língua enquanto sistema de regras. Explicitações de regras Procedimentos trabalhados à exaustão

10 EXEMPLIFICANDO... Complete with I, You, He or She. I am a student You are my boss. He is my boyfriend She is my daughter

11

12 2. Comunicativa: centrada no FAZER (língua em uso; currículo contempla atividades de cumprimentar, trocar informações pessoais, perguntar e responder sobre acontecimentos; teatralização da vida – reprod. das realizações comunicativas); 4 habilidades: ler, falar, ouvir e escrever, mas a ênfase é na fala. No entanto, essa orientação não se instalou nas escolas, ficando reduzida a algumas funções comunicativas influenciadas pelo estruturalismo;

13 distinguir entre “aprender o quê” e “aprender como”.
ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE COMUNICATIVA distinguir entre “aprender o quê” e “aprender como”. David Nunan “...Temos de discernir entre o conhecimento de várias regras gramaticais e a capacidade de usá-las eficiente e apropriadamente para a comunicação...” FAZER uma ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua-alvo;

14 EXEMPLIFICANDO... Sure, Carol. I wouldn’t miss a chance to make new friends and a have good time. Hi John, are you coming to the party tonight ? Hi John, are you coming to the party tonight ?

15 Orientação do Currículo do Estado de São Paulo:
3. Letramentos múltiplos: múltiplas linguagens e gêneros discursivos; o objetivo é promover autonomia e capacidade de reflexão dos aprendizes.

16 ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE NO LETRAMENTO
SABER FAZER Língua é meio e não o fim. Relações entre “forma” e “uso” Promover autonomia intelectual e maior capacidade de reflexão dos aprendizes Foco = Gêneros Textuais

17 Considerações A maior contribuição do material proposto pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo está em permitir um encadeamento de conteúdos e vivências, por meio de diferentes gêneros discursivos, de acordo com os níveis de desenvolvimento de cada série.

18 Tendo em vista que a maioria dos professores de LEM não trabalhava com livros didáticos, os conteúdos acabavam se repetindo em séries diferentes. Desse modo, os cadernos do professor e do aluno constituem-se como um importante apoio para o trabalho do professor, ao apresentar uma sequência de conteúdos relevantes e condizentes com as necessidades dos alunos nos Ensinos Fundamental e Médio.

19 O Currículo da Disciplina LEM – Inglês visa a desenvolver no aluno principalmente as competências leitora e escritora, por meio do trabalho com diferentes gêneros textuais que circulam no entorno social. Mas, o professor também pode – e deve - criar mais contextos para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências de ouvir e falar a língua-alvo.

20 Conteúdos dos Cadernos

21 A língua estrangeira ao nosso redor
5ª SÉRIE EF 1º Bimestre Primeiros contatos 3º Bimestre A escola 2º Bimestre A língua estrangeira ao nosso redor 4º Bimestre Diferentes lares

22 6ª SÉRIE EF 1º Bimestre Meu bairro, minha comunidade 3º Bimestre
Lazer na cidade 4º Bimestre Meu perfil, minhas preferências 2º Bimestre Inglês e Esportes

23 7ª SÉRIE EF 1º Bimestre Comemorações ao redor do mundo 3º Bimestre
Hábitos de alimentação 2º Bimestre Rotinas de jovens em diferentes lugares do mundo. 4º Bimestre Infância e adolescência ontem e hoje

24 Biografias de pessoas marcantes
8ª SÉRIE EF 1º Bimestre Biografias de pessoas marcantes 3º Bimestre Narrativas pessoais 2º Bimestre Inventores famosos 4º Bimestre O mundo ao meu redor

25 1ª SÉRIE EM 3º Bimestre Caderno de entretenimento (informações sobre cultura e entretenimento) 1º Bimestre A língua inglesa pelo mundo: interações culturais 2º Bimestre Jornal 4º Bimestre Leads

26 2ª SÉRIE EM 1º Bimestre Filmes e programas de TV 3º Bimestre
Cinema e Preconceito 2º Bimestre Propagandas e peças publicitárias 4º Bimestre Cinema e Literatura

27 3ª SÉRIE EM 1º Bimestre Trabalho voluntário como experiência profissional 3º Bimestre Profissões do século XXI 4º Bimestre Construção do Currículo 2º Bimestre Primeiro emprego

28 ESPANHOL Competência Comunicativa Compreensão oral
Produção de Significados e de oralidade Promover situações de aprendizagem que geram motivação nos alunos em continuar aprendendo a língua. Promover a Competência Leitora Promover situações de uso da língua em contextos reais

29 A FINALIDADE DO CURRÍCULO

30 O FOCO DO CURRÍCULO

31 TRABALHO E RESULTADO

32 A FINALIDADE DO CURRÍCULO O Real ... O Possível ... e o Necessário

33 Bibliografia Lei Federal nº 11.161 de 05 de Agosto de 2005.
Resolução SE nº 5, de BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, Linguagem, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna. Brasília: MEC, 1999. SÃO PAULO, Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Inglês / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, estrangeira/fundamentos/alem-gramatica shtml

34 CONTATO – NPE Cel

35

36 COFFEE BREAK


Carregar ppt "Currículo Oficial do Estado de São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google