A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sentido Empresarial do Desenvolvimento Sustentável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sentido Empresarial do Desenvolvimento Sustentável."— Transcrição da apresentação:

1 O Sentido Empresarial do Desenvolvimento Sustentável

2 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 2 O Exemplo Empresarial para Desenvolvimento Sustentável Expectativas das Partes Interessadas 1 2 Como as Empresas estão Respondendo?3

3 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 3 “Para atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atenderes às próprias necessidades” Definição da Comissão Bruntland Cada vez mais, as empresas acreditam que o Desenvolvimento Sustentável oferece maiores oportunidades de negócios. O Crescimento Sustentável (CS) representa o conjunto menos apreciado e potencialmente mais significativo de oportunidades empresariais maiores voltadas para a indústria nas próximas décadas. + Crescimento econômico Qualidade Ambiental Responsabili- dade Social + A Base Tríplice O Exemplo Empresarial para DS 1

4 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 4 “Crescimento Sustentável” Revolução Industrial Nós estamos à beira de uma transformação maior. Tempo Revolução Agrícola “Qualidade de Vida” 1 O Exemplo Empresarial para DS 200x Transformações

5 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 5 A Shell chama a isto de “A Transição Confusa.” 1 O Exemplo Empresarial para DS Fonte; “The Shell Report”, 1999

6 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 6 Nós vemos uma mudança radical na forma através da qual os executivos vêem as questões ambientais e sociais emergentes. Criação de Valor Inovação de Incentivos Licenças de Crescimento Vantagens Competitivas Insert Picture Custos Conformidade Licenças de Operação Prevenção de Riscos 1975 - 20002001 - 2025 1 O Exemplo Empresarial para DS

7 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 7 O Exemplo Empresarial para Desenvolvimento Sustentável Expectativas das Partes Interessadas 1 2 Como as Empresas estão Respondendo?3

8 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 8 Os presidentes reconhecem o meio ambiente e a sustentabildade como uma questão estratégica chave. O número de participantes no CEMDS cresce em 60% Meio Ambiente = Questão empresarial #1!! (Fórum Econômico Mundial, Fev. 2000) 50 corporações assinaram o “Global Compact” da ONU Expectativas das Partes Interessadas Participação no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável Participações no CEMDS 2000 60% 2

9 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 9 “Nenhuma empresa pode ser realmente bem sucedida a menos que seja sustentável... A verdadeira sustentabilidade está para ser simultânea à lucratividade, respondendo à realidade e às preocupações do mundo no qual você opera.” John Browne, Executivo Chefe de Grupo, BP “Nenhuma empresa pode ser realmente bem sucedida a menos que seja sustentável... A verdadeira sustentabilidade está para ser simultânea à lucratividade, respondendo à realidade e às preocupações do mundo no qual você opera.” John Browne, Executivo Chefe de Grupo, BP Expectativas das Partes Interessadas 2

10 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 10 “Durante toda a minha vida, a população mundial dobrou. É por esta razão que eu acredito que a sustentabilidade deva ser lavada a sério.” Chad Holliday, Presidente & CEO, DuPont “Durante toda a minha vida, a população mundial dobrou. É por esta razão que eu acredito que a sustentabilidade deva ser lavada a sério.” Chad Holliday, Presidente & CEO, DuPont Expectativas das Partes Interessadas 2

11 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 11 Ford - Computadores em casa para todos os funcionários IKEA - Todos os funcionários dividem os lucros brutos Sears - A postura dos funcionários direciona a satisfação dos clientes e rendimentos Microsoft - Empregos temporários limitados a 12 meses contínuos “Empresas... Ouçam os funcionários, ajustem-se às programações familiares,… tenham e mantenham programas de benefício anteriormente reservados para a elite de gerenciamento.” “Empresas... Ouçam os funcionários, ajustem-se às programações familiares,… tenham e mantenham programas de benefício anteriormente reservados para a elite de gerenciamento.” Expectativas das Partes Interessadas 2

12 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 12 Os direitos humanos (diversidade nos EUA; direitos dos trabalhadores nos países em desenvolvimento) tornaram-se uma questão maior. A Nike lança a Transparency 101 em resposta a protestos sobre direitos humanos A Coca-Cola destina 1 bilhão de dólares ao aumento de negócios com vendedores minoritários Protestos estudantis- A mais alta percentagem de estudantes desde os anos 60 Empresas cervejeiras levam marketing minoritários a consumidores principais Expectativas das Partes Interessadas 2

13 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 13 Fonte: Innovest *A plataforma EcoValue '21™ busca explorar a mitigação de riscos e oportunidades de investimento em desempenho inerentes nos diferenciais substanciais mas não reconhecidos da “eco-eficiência” de corporações industriais de porte. As estatísticas da Indústria Petrolífera compreendem 13 S&P 500 empresas classificadas como Domésticas, Internacionais (Petróleo) e Refino & Marketing de Petróleo e Gás O interesse da comunidade financeira têm aumentado em função das recentes evidências quanto à ligação entre o desenvolvimento sustentável e o desempenho acionário Expectativas das Partes Interessadas 2

14 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 14 198020002020204019802000202020401980200020202040198020002020204019802000202020401980200020202040 O desafio com que nos deparamos é simples e inevitável; nós estamos em curso de colisão. Declínio nos Sistemas Vivos Pressão Social Planejamento “Normal” de negócios 19802000?? Ar: Mudanças Climáticas Água: Escassez de Água Doce Água: Sobre-pesca Terra: Desmatamento Terra: Agricultura e Suprimento de Alimentos Nota: Este conceito é adaptado de The Natural Step Expectativas das Partes Interessadas 2 Crescimento Populacional Demandas por Sistemas Vivos

15 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 15 Estas tendências se unem a uma aceleração global quanto a transparência, responsabilidade e comunicações. Acredite-me Diga-me Mostre-me Expectativas das Partes Interessadas 2

16 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 16 O Exemplo Empresarial para Desenvolvimento Sustentável Expectativas das Partes Interessadas 1 2 Como as Empresas estão Respondendo?3

17 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 17 F Enfoque em conformidade F Sem menção ao DS Incrédulos F Programas ambientais potentes F Além da conformidade F Empregam o termo DS, mas com poucas mudanças reais Blefadores F DS será um aspecto chave F Fazem pequenos investimentos F “Agregam” DS a Iniciativas em Andamento Agregados F DS é uma meta corporativa clara F Vêem o DS como um diferenciador F Fazem investimentos de porte Produtores F Vêem o DS como uma fonte significativa de oportunidades empresariais F Nós nos tornaremos uma corporação sustentável transformadores De modo geral, as empresas estão respondendo ao desafio da sustentabilidade de cinco formas… com relativamente poucos líderes arrojados. Como as Empresas Estão Respondendo? 3

18 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 18 Um número crescente de indústrias líderes estão levando a sustentabilidade à sério. Agregam DS (Maioria das Indústrias Líderes em EHS) 3 Produzem DS (Maioria das Indústrias Líderes DS) 4 Transformam - - Introduzem DS (Líderes arrojados em DS)) 5 Como as Empresas Estão Respondendo? 3

19 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 19 IncrédulosBlefadores Agregados Produtores Transformadores As empresas líderes em DS estão gerenciando ativamente a tensão entre a visão de CEO e a realidade presente “nas trincheiras.” CMD**CMD** PresidentePresidente GerentesGerentes TécnicosTécnicos OperadorOperador 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 Exemplo Shell 1996 * Ex. Co. = Comitê Executivo ** CMD = Comitê de Diretores Gerenciais F Enfoque em conformidade F Sem menção ao DS F Programas ambientais potentes F Além da conformidade F DS será um aspecto chave F Fazem pequenos investimentos F DS é uma meta corporativa clara F Vêem o DS como um diferenciador F Fazem investimentos de porte F Nós nos tornaremos uma corporação sustentável Como as Empresas Estão Respondendo? 3 Apenas Ilustrativo 4 4

20 20 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 20 Captar recursos + Reduzir Riscos Criar Opções Desenvolver a Preferência do Cliente Desenvolver a Preferência do Cliente + + Licença para Crescer Vantagens Competitivas Reputação As Empresas vêem valor em procurar por sustentabilidade. Como as Empresas estão Respondendo? 3

21 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 21 Reduzir Custos Exemplos Como as Empresas estão Respondendo? 3

22 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 22 Reduzir Riscos Valor Acionário Adicionado AltoBaixo Boa Má Sustentabilidade Exemplos Como as Empresas estão Respondendo? 3

23 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 23 Criar Opções Exemplos Como as Empresas estão Respondendo? 3

24 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 24 Ganhar a Preferência dos Consumidores Corporações BP “além do petróleo” Produtos Ford - aumentará a eficiência de Utilitários Esportes (SUV) para 25% em 2005 3M interrompeu a fabricação de produtos Scotchguard products - Re: Meio Ambiente Starbucks Coffee apresenta o Shade Green Coffee Produtos Corporações Além do Petróleo SUV  Verde Produtos Banidos Café “Verde” Como as Empresas estão Respondendo 3

25 CAM GSH/MAI 73674-30.May 2001.pptt 25 As EMPRESAS precisam decidir como as tendências e direcionadores relativos à sustentabilidade afetam seus negócios. Tempo Magnitude do Impacto Mais recente “Questão” do Mês 1 Mais do Mesmo 2 Necessidade de uma Transformação Radical 3 Decision 2001 !!! Conclusões 1 Decisão 200x!


Carregar ppt "O Sentido Empresarial do Desenvolvimento Sustentável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google