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PublicouÂngelo Macedo Alterado mais de 9 anos atrás
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TEORIA LITERÁRIA NOÇÕES BÁSICAS: O QUE É LITERATURA? “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles,séc.IV a.c.) Assim: Literatura como imitação da realidade; Manifestação artística; A palavra como matéria-prima; Manifestação da expressividade humana.
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FUNÇÕES DA LITERATURA:
Função evasiva – fuga da realidade; Função lúdica – jogo de experiências sonoras e de relações surpreendentes; Função de “Arte pela arte” – descompromissada das lutas sociais (Parnasianismo) Função de literatura “engajada” – comprometida com a defesa de certas idéias políticas.
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LITERATURA é a arte da linguagem escrita, que explora todas as potencialidades de comunicação e expressão; e é capaz de transpor limites de tempo e espaço.
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Diferenças entre um texto literário e um não-literário:
· ênfase na expressão; · linguagem conotativa; · linguagem mais pessoal, emotiva; · recriação da realidade; · ambigüidade – recurso criativo.
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Texto não-literário: ênfase no conteúdo; linguagem denotativa; linguagem mais impessoal; realidade apenas traduzida; Normalmente sem ambigüidade ou duplas interpretações.
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Quanto à disposição gráfica, um texto literário pode ser:
Prosa: em linhas “corridas”. Poesia (verso): a cada linha dá-se o nome de verso e ao conjunto deles, estrofe. Estilo individual: é o estilo único de determinado escritor, ou seja, sua visão única e modo próprio de criação literária. Estilo de época: características comuns em obras de autores diferentes,mas contemporâneos. Ex. embora Bernardo Guimarães e José de Alencar tenham estilos diferentes, ambos pertencem ao Romantismo.
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Escolas literárias: (ou estilos de época)
Quinhentismo – (1500 – 1601) Barroco – (1601 – 1768) Arcadismo – (1768 – 1836) Romantismo – (1836 – 1881) Realismo/Naturalismo/Parnasianismo – ( 1881 – 1922) Simbolismo – (1893 – 1922) Pré-modernismo – (1902 – 1922) 1ª ger. Modernista – (1922 – 1930) 2ª ger. Modernista – (1930 – 1945) 3ª ger. Modernista – (1945 – 1960) Literatura contemporânea – (1960 – até nossos dias)
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GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracterizá-las de acordo com a sua visão da realidade e o público a que se destinam. Lírico: sentimental, poético. Épico: narrativo. Dramático: teatro.
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GÊNERO LÍRICO: é a manifestação literária em que predominam os aspectos subjetivos do autor. É, em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um interlocutor particular (amigo, amante, fantasia, elemento da natureza, Deus...) Não confundir “eu-lírico” com o autor. O “eu-lírico” ou “eu-poético” é uma espécie de personalidade poética criada pelo autor que dá vazão a sensações e/ou impressões.
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GÊNERO DRAMÁTICO: textos para serem representados no palco. Tragédia: fato trágico que provoca reação de medo ou compaixão. Ex. “Édipo Rei”, de Sófocles. Comédia: satirização dos costumes sociais. Ex. “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade. Drama: envolve a tragédia e a comédia. Ex. “Eles não usam black-tie”, de G. Guarnieri. Farsa: pequena peça que critica a sociedade e seus costumes. Ex. A Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente. Auto: peça breve, de tema religioso ou profano, de aspecto moralista. Ex. Auto da Barca da Glória, de Gil Vicente.
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ELEMENTOS DA VERSIFICAÇÃO: Elementos técnicos que auxiliam a leitura, a interpretação e a análise de textos poéticos. Verso e Estrofe: Cada linha = verso Conjunto de versos = estrofe
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Classificação das estrofes: Dísticos = 2 versos
Ex. Canção do exílio (José Paulo Paes) Um dia segui viagem Sem olhar sobre o meu ombro Não vi terras de passagem Não vi glórias nem escombros. Guardei no fundo da mala Um raminho de alecrim. (...)
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Tercetos = estrofes com 3 versos Ex. Os Lírios (Henriqueta Lisboa)
Certa madrugada fria Irei de cabelos soltos Ver como nascem os lírios. Quero saber como crescem Simples e belos – perfeitos! – Ao abandono dos campos. (...)
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Ex. Infinito presente (Helena Kolody) No movimento veloz
Quartetos = 4 versos Ex. Infinito presente (Helena Kolody) No movimento veloz De nossa viagem, Embala-nos a ilusão Da fuga do tempo. Poeira esparsa no vento, Apenas passamos nós. O tempo é mar que se alarga Num infinito presente.
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Ex. Os Lusíadas (Canto primeiro) - Camões
Oitavas = 8 versos Ex. Os Lusíadas (Canto primeiro) - Camões As armas e os barões assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram.
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Ex. As duas ilhas (Castro Alves) São eles – os dois gigantes
Décimas = 10 versos Ex. As duas ilhas (Castro Alves) São eles – os dois gigantes No século de pigmeus. São eles que a majestade Arrancam da mão de Deus. - Este concentra na fronte Mais astros – que o horizonte Mais luz – do que o sol lançou!... - Aquele – na destra alçada Traz segura sua espada - Cometa, que ao céu roubou!...
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Soneto: composição poética de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos
Ex. Soneto de Fidelidade (Vinícius de Moraes)
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Rimas: coincidência de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos.
Classificação das rimas: Quanto à categoria gramatical: POBRES: as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical. Exemplo: situado (adjetivo) cresce (verbo) parece (verbo) quebrado (adjetivo)
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RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas.
Exemplo: arde (verbo) distante (advérbio) diamante (substantivo) tarde (substantivo)
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