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Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Capítulo 1 O que é estratégia?

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Apresentação em tema: "Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Capítulo 1 O que é estratégia?"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Capítulo 1 O que é estratégia?

2 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Estratégia diz respeito a… Posicionar uma organização para a obtenção de vantagem competitiva. Fazer escolhas a respeito de: Quais setores participar Quais produtos e serviços oferecer Como alocar recursos, agregar valor Criar valor para acionistas e outros stakeholders ao proporcionar valor para os clientes.

3 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição A estratégia… É diferente da tática Força trade-offs e deve focar a diferenciação dos concorrentes Concentra-se na criação de valor Leva em conta o aprendizado e a adaptação Exige uma perspectiva de longo prazo Responde às necessidades dos stakeholders

4 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Estratégia diz respeito a fazer escolhas sobre… Quem pretende ter como consumidor ou não. O que oferecerá a esses consumidores ou não. Como fará tudo isso? Que atividades irá realizar; que atividades não irá realizar.

5 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Escolher não basta; é preciso forçar trade-offs e criar conjuntos de atividades. O sistema de venda direta e produção sob demanda da Dell forçou os concorrentes a fazer trade-offs (essencial para a diferenciação) A Southwest Airlines criou um conjunto de atividades (Essencial para a vantagem competitiva por meio da excelência competitiva)

6 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Sistema de atividade da Southwest Airlines Sem assentos designados Contrato flexível com sindicato Southwest, a companhia aérea de preços baixos Rotas curtas ponto a pontoentre cidades de porte médio e uso de aeroportos secundários Sem refeições Sem conexóes com outras companhias aéreas Uso lmitado de agentes de viagens Sem transferência de bagagens Partidas freqüentes e confiáveis Tempo no portão de embarque limitado a 15 minutos Frota padronizada de aeronaves Boeing 737 Alta taxa de utilização de aeronaves Máquinas de emissão automática de passagens Serviço limitado para o passageiro Remuneração alta dos funcionários Equipes enxutas E altamente produtivas Preços de passagem muito baixos Alto percentual de ações de propriedade dos funcionários

7 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Além disso… No exame final de 1977 do MBA da Harvard havia a seguinte questão sobre o caso da Honda: A Honda deve entrar no negócio global automobilístico? Era uma questão decisiva: Qualquer um que respondesse sim seria reprovado… Os mercados estavam saturados. Havia fortes concorrentes nos Estados Unidos, Japão e Europa. A Honda NÃO tinha experiência em carros. A Honda NÃO tinha um sistema de distribuição. Fato: em 1985, a esposa do professor dirigia um Honda…

8 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição O dilema da Honda oferece um insight sobre a importância de Intenção estratégica. Competências organizacionais. Inovação e aprendizado. Liderança.

9 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Alcançar as vantagens competitivas dos concorrentes não basta… Dite as regras... Não copie os outros. Honda Canon Microsoft McKinsey Empresas que chegaram à liderança global invariavelmente começaram com ambições que estavam longe de ser proporcionais a seus recursos e competências... (Hamel e Prahalad)

10 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Uma intenção estratégica clara oferece foco… Beat Xerox A Computer on Every Desktop Be #1 or #2 in every business…

11 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Competências organizacionais são cada vez mais importantes para o sucesso

12 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição As competências devem ser estimuladas Inovação contínua e aprendizado são decisivos Competências essenciais (CEs) Benefício para o consumidor Benefício de custo Diferenciação competitiva Requisitos competitivos básicos Essencial para todos os concorrentes Sem diferenciação do setor Competências essenciais latentes Inexplorada Extensão / profundidade insuficiente Alto potencial Competências essenciais futuras Importante no futuro Programa para construção da competência

13 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição O Ciclo da Vantagem Competitiva: O valor, sem ser constantemente incentivado, diminui com o tempo. Recompensas: Satisfação Fidelidade Lucro Compartilhamento Vantagens posicionais percebidas Valor superior para o cliente Investimentos em renovação Fontes de vantagem Recursos superiores Competências superiores Dinâmicas competitivas desgastam vantagens Fatores essenciais de sucesso Barreiras à imitação

14 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Uma liderança forte em todos os níveis da organização também é essencial Missão Estabelece o propósito da existência da organização, pode guiar a conduta. Visão Representa a intenção estratégica da organização. Estabelece alvos específicos. Pensamento estratégico Cria uma visão para a organização. Ocorre inicialmente de cima para baixo (CEO/Senior management driven). Requer criatividade, análise e síntese. Planejamento estratégico Ocorre de cima para baixo e vice-versa. Tem o papel de focar a análise, a comunicação.

15 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Um processo claro oferece à estrutura… Avaliação do desempenho atual: Missão Metas Objetivos Estratégias Análise ambiental: Econômica Sociocultural Tecnológica Política Oportunidades e ameaças Análise da empresa: Estrutura Recursos Processos Seleção Cultura Pontos fortes e fracos Análise setorial: Estrutura Evolução Concorrência Análise competitiva e posicionamento Avaliação: Requisitos de recursos Risco/retorno Implementação Opções estratégicas: Unidade de negócios Corporativa Onde estamos? Para onde vamos? Como chegaremos lá?

16 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Estratégia como um portfólio de opções... Estratégia NÃO significa criar um plano de longo prazo, detalhado. Estratégia deve focar uma intenção estratégica e flexível de longo prazo para realizar tal intenção. Aprendizado e uma renovação contínua são partes essenciais da estratégia

17 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Nem todas as estratégias podem ser planejadas… Estratégia pretendida Estratégia emergente Estratégia não realizada Estratégia deliberada Estratégia realizada

18 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição O pensamento estratégico continua evoluindo…

19 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição As escolhas estratégicas devem ser suportadas pelas escolhas organizacionais Cultura Processos/ Incentivos PessoasEstrutura Estratégia

20 Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Escolhas, trade-offs, conjunto de atividades e suporte Atividades Suporte Escolhas Trade-offs Incentivos Estrutura Cultura Pessoas Consumidores Produtos e Serviços Atividades

21 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Um pensamento final: fazer acontecer... Empresas vencedoras Foco em liderança. Equipes fortes de executivos. Aceitar mudanças. Combinar inovação e adaptação.

22 Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Questões Qual o significado da estratégia numa organização? Ela é importante? Por quê? O que significa trade-off? Dê exemplo de um bom trade-off bem feito. Conceitue vantagem comparativa de Adam Smith e vantagem competitiva de Michael Porter? Elas se parecem? Como elas se diferenciam entre si?


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