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O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa

2 O ENFOQUE COMPORTAMENTAL
Os estudos comportamentais, que mais tarde vieram integrar a teoria geral da administração, surgiram nos EUA, na década de 50, como uma nova concepção de administração, trazendo uma nova visão da teoria administrativa, baseada no comportamento humano nas organizações.

3 COMPORTAMENTO??? Maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.

4 O ENFOQUE COMPORTAMENTAL
O comportamento dos indivíduos, analisados sob a ótica da Teoria das Relações Humanas (Humanistas), nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores tinham de se submeter.

5 O ENFOQUE COMPORTAMENTAL
Ênfase na divisão/especialização da tarefa, bem como a ênfase na estrutura organizacional e na padronização são substituídas pela ênfase nas pessoas. A produtividade e o desempenho das organizações dependem do comportamento dos indivíduos e NÃO apenas da eficiência dos sistemas técnicos.

6 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

7 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Experimento de Hawthorne (1927 –1933) (Elton Mayo) Objetivo Inicial do Experimento Verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários Grupo de observação (variação na luminosidade) Grupo de controle (luminosidade constante) Método

8 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Experimento de Hawthorne (1927 –1933)
(Elton Mayo) Fases 1a.: Estudo do fator fisiológico – descoberta do fator psicológico 2a.: Influência do estilo de gerência / supervisão na produtividade 3a.: Importância do grupo informal 4a.: Estudo entre organização informal x organização formal

9 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Experimento de Hawthorne (1927 –1933)
(Elton Mayo) Principais Conclusões Importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos (ESFORÇO COLETIVO). Indivíduo tende a ser mais leal ao grupo do que à administração / gerência. Alguns grupos por exemplo, não atingem os níveis de produção esperados pela administração, porque há entre seus membros uma espécie de acordo. Lealdade ao grupo

10 COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
Personalidade Traços ou características pessoais Favoráveis ou desfavoráveis Podem ser modificada mediante estímulos Atitudes Tipos:técnicas, interpessoais e conceituais Podem ser aprendidas Competências/ Habilidades Inteligência Emocional Administrar as emoções e atitudes de acordo situações ocorridas no dia-a-dia.

11 COMPORTAMENTO COLETIVO
Regras implícitas ou explícitas, que determinam o comportamento dos indivíduos. Normas de Conduta Grupos criados que se formam deliberadamente com o objetivo de defender seus interesses coletivos. Grupos Informais Cultura Organizacional Complexo conjunto de valores, crenças de uma organização. Clima Organizacional Sentimentos positivos, negativos ou indiferença, produzidos pela organização sobre seus integrantes.

12 5 4 3 2 1 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – MASLOW (1954)
Auto- realização (desenvolvimento e realizações pessoais) 5 Necessidades de estima (valorização, reconhecimento) 4 Necessidades sociais (amor, amizade) 3 Necessidades de segurança (estabilidade, proteção) 2 Necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo) 1

13 TEORIA DE ERG OU ERC Revisão da teoria de Maslow.
Com apenas 3 níveis de necessidades de motivação dos funcionários. EXISTENCE (Existência): necessidades básicas para a manutenção da vida (fisiológicas e segurança) RELATEDNESS (Relacionamento e estima): compreende as necessidades de relações pessoais e as necessidades de estima de Maslow. GROWTH (Crescimento): necessidade ou desejo intrínseco de crescimento pessoal e de auto-realização Satisfação das necessidades não é seqüencial mas simultânea.

14 Necessidade de Afiliação
TEORIA DE McCLELLAND Teoria proposta por McClelland procurou estudar três necessidades específicas: TIPOS CARACTERÍSTICAS Necessidade de Realização (Achievement) Necessidade de desafio para realização pessoal e para o sucesso em situações competitivas (metas desafiadoras e importância do feedback). Necessidade de Afiliação (Affiliation) Desejo de estabelecer relacionamentos pessoais próximos, de evitar conflito e estabelecer fortes amizades; é uma necessidade social, de companheirismo e apoio. Necessidade de Poder (Power) Controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas – procura por cargos de poder.

15 TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
Fatores Intrínsecos Fatores Extrínsecos ou Higiênicos Conteúdo do trabalho Responsabilidade Reconhecimento Desafios Realização Crescimento Salários e benefícios Relações pessoais Política da empresa Segurança no trabalho Estilo de supervisão HERZBERG (1975) MOTIVAÇÃO DESMOTIVAÇÃO SATISFAÇÃO INSATISFAÇÃO

16 FIM DA APRESENTAÇÃO!!!!


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