A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
HANDEBOL HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS

2 BREVE HISTÓRIA O Andebol (português europeu) ou Handebol (português brasileiro) , do alemão handball, é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área do gol com raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura (o mesmo usado no futebol), a bola usada é a mesma da versão em quadra e é disputado por duas equipes de onze jogadores cada. Hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o andebol de quadra. Actualmente o andebol do Brasil está em ascensão apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. O desporto já é largamente praticado em nível escolar, uma vez ser fácil o aproveitamento das já muito disseminadas quadras de futebol de salão para o andebol.

3 REGRAS BÁSICAS Os jogos oficiais têm duração de uma hora, em dois tempos de trinta minutos. Não há limite para substituições. O jogador só pode dar três passos com a bola na mão, depois tem que passá-la, arremessá-la ou driblar como no basquete. Nenhum jogador pode permanecer dentro das áreas de seis metros que circundam os gols, com exceção dos goleiros. O goleiro pode atuar como qualquer outro jogador, desde que não saia da sua área conduzindo a bola. A falta faz parte da tática defensiva. Uma falta acontece quando um jogador impede um adversário de prosseguir, com contato físico. Um número ilimitado de faltas é permitido no handebol, desde que elas sejam feitas sem o uso excessivo de força e sem violência. Toda falta normal é cobrada na linha tracejada (ou linha dos 9 metros), e toda a equipe atacante tem que estar atrás desta linha no momento da cobrança.

4 REGRAS BÁSICAS Ao cometer falta desleal, o jogador pode ser punido com exclusão por 2 minutos ou até cartão vermelho, que o elimina do jogo. Se um mesmo atleta é excluído por 2 minutos por três vezes num mesmo jogo, ele também é eliminado do jogo. Se um jogador está em posição para fazer um gol e sofre falta por trás ou é agarrado, o infrator é punido com um tiro de sete metros, semelhante ao penalty do futebol. Só existem escanteios se o ultimo jogador a tocar na bola nao tenha sido o guarda-redes, toda bola que sai pela linha de fundo tocada pelo guarda-redes é do próprio. Se o árbitro verificar que um dos times não está fazendo força para atacar, ele pode assinalar jogo passivo e conceder a posse de bola para a outra equipe. Quando a bola sai pela linha lateral, é cobrado o arremesso lateral, no qual o jogador deve ter um dos pés em cima na linha. Diferentemente do futebol, o handebol não tem impedimentos.

5 QUADRA DE HANDEBOL

6 FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado. Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário. Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol. Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola. Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial. Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando- lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.

7 UM POUCO DE TÁTICA DEFENSIVA
No andebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipa adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário

8 GESTOS DA ARBITRAGEM 1. INVASÃO DE ÁREA 2. DRIBLE ILEGAL

9 GESTOS DE ARBITRAGEM 3.SOBRE PASSO OU SEGURAR A BOLA POR MAIS DE 3 SEGUNDOS 4.DETER, SEGURAR OU EMPURRAR

10 GESTOS DE ARBITRAGEM 5.GOLPEAR 6.FALTA DE ATAQUE

11 GESTOS DE ARBITRAGEM 7.TIRO LATERAL -DIREÇÃO 8.TIRO DE META

12 GESTOS DE ARBITRAGEM 10.MANTER A DISTÂNCIA DE 3 METROS
9.TIRO LIVRE-DIREÇÃO

13 GESTOS DE ARBITRAGEM 11.JOGO PASSIVO 12.GOL

14 GESTOS DE ARBITRAGEM 13.ADVERTÊNCIA-AMARELO DESQUALIFICAÇÃO-VERMELHO
14.EXCLUSÃO – 2MINUTOS

15 GESTOS DE ARBITRAGEM 15.EXPULSÃO 16.PEDIDO DE TEMPO

16 GESTOS DE ARBITRAGEM 17.PERMISSÃO PARA ENTRAR EM QUADRA DURANTE O PEDIDO DE TEMPO 18.SINAL DE ADVERTÊNCIA PARA O JOGO PASSIVO


Carregar ppt "HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google